LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo algoritmo permite reduzir gastos com downloads de atualizações de apps no Android

23 de julho de 2016 18

Em 2012, Google introduziu uma das melhores ferramentas na Play Store, as atualizações incrementais. A lojinha de apps da empresa analisa o código dos apps que você tem instalados em seu smartphone e baixa apenas a parte deste código que foi modificada pelo desenvolvedor, evitando, assim, gastos desnecessários por ter que baixar o aplicativo inteiro novamente. Agora, a empresa informa que melhorias foram feitas para reduzir ainda mais o consumo de dados com atualizações de apps.

Mas o quanto esta novidade poderá reduzir no consumo de dados? De acordo com a Google, uma atualização do Chrome que exigia 22,8 MB de download anteriormente passa a exigir que apenas 12,9 MB de dados sejam baixados após a mudança. Claro que isso vai variar muito de acordo com o app e o tipo de atualização liberada pelo dev, mas em alguns casos podemos ver uma redução de até 65% no consumo de dados.


A boa notícia é que este novo algoritmo também pode ser implementado para pacotes adicionais de apps, especialmente jogos em VR que ao detectar o seu tipo de dispositivo inicia o download de vários pacotes adicionais. Os add-ons, normalmente comuns em app pagos também podem tirar proveito da novidade, reduzindo consideravelmente a quantidade extra de dados a serem baixados além do app principal.

Essa notícia é muito importante para aqueles que contam com internet móvel bastante limitada. Assim, seu pacote de dados não será torrado rapidamente com atualizações constantes de apps no Android. Claro que teremos que esperar que os devs tirem proveito da novidade. Google lançou um guia em seu blog de desenvolvimento do Android que ensina como reduzir o tamanho dos pacotes de atualizações.


18

Comentários

Novo algoritmo permite reduzir gastos com downloads de atualizações de apps no Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas