LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp banido do Brasil? Nota de MP sugere 'inadequação do serviço no País'

28 de julho de 2016 113

Promotores e procuradores do Brasil não estão satisfeitos com a atuação do WhatsApp e Facebook no país. Os Ministérios Públicos acusam as empresas estrangeiras de desrespeitarem a legislação nacional e até mesmo sugerem "sutilmente" que os serviços sejam banidos e impedidos de serem utilizados pelos usuários brasileiros.

Em uma uma nota técnica de repúdio às empresas, tanto promotores e procuradores federais quanto estaduais, do trabalho e militares, responderam críticas às decisões judiciais pelo bloqueio do WhatsApp. De acordo com eles, o fato das empresas não entregarem o conteúdo das conversas mesmo sob determinação da justiça, significa que elas não cumprem as normas brasileiras, logo, não devem atuar no país.

Uma vez que essas empresas se negam a cumprir as normas brasileiras, fica configurada a inadequação do serviço por elas prestado no País.

A nota também diz que “o principal argumento das empresas para o não fornecimento de dados que trafegam em aplicativos de mensagens online ou em redes de relacionamento é o de que tais companhias não se submetem à jurisdição brasileira por não terem sede no País".

De acordo com o responsável pela tecnologia de criptografia do aplicativo, é impossível fornecer os dados requisitados pelas autoridades. Nem a empresa, nem hackers são capazes de obter as informações das conversas.

Apenas de passagem, a nota menciona algo relacionado à criptografia, tida como o principal impedimento de liberar os dados à justiça. O texto reconhece a complexidade do tema e o atrito entre a privacidade dos usuários e a obtenção de provas por parte da justiça. Por fim, afirma que "as empresas utilizam este argumento para também se esquivar da obrigação de fornecer registros de comunicação, dados armazenados e os metadados, que não são criptografados.”

Ou seja, a resposta não trata com exatidão a impossibilidade técnica de ceder as mensagens para as autoridades.

Bloqueios do WhatsApp se tornaram novamente assunto no país após uma decisão da Justiça do Amazonas, que congelou R$ 38 milhões de uma conta do Facebook, dono do WahtsApp, no país. Com esse novo episódio, fica a possibilidade de que o app seja bloqueado pela quarta vez.

Até o momento, nenhum dos bloqueios do aplicativo no país puderam ser levados até as datas determinadas. A nota defende que os bloqueios dos serviços se sustentam pelo Marco Civil, porém a Advocacia-Geral da União afirma que trata-se de uma interpretação errada da legislação que regulamenta o uso da internet no Brasil.


113

Comentários

WhatsApp banido do Brasil? Nota de MP sugere 'inadequação do serviço no País'
  • Para conseguir o que eles querem eles criam um problema e vem com a "solução"tudo para nos controlar cada vez mais

      • Na verdade o governo com essa desculpa que é por causa de crimes eles querem mesmo é ter acesso a tudo e todos por interesse de monitorar quem eles quiserem na hora que querem não confiem em justiça e governo são todos parte do mesmo sistema manipulador junto com a mídia.eles são tão incompetentes que não consegue fazer investigações e se não existisse whatsapp o que eles iriam fazer para investigar,é tudo uma farsa acordem eles querem limitar a internet para neutralizar as informações que são espalhadas as que a mídia esconde para que nos não termos acesso para eles continuarem nos manipulando.

          • Nos morros usam rádio, walkie-talkie mesmo. Dá para interceptar as mensagens, mas não dá para descobrir a localização de quem recebe a mensagem. Na verdade, não dá para descobrir nada. Até a fala de quem transmite é modificada (caso queiram usar como prova). Sem o código do grupo não dá para decifrar as mensagens em tempo hábil para fazer algo. O que fazer? Instaurar uma polícia menos corrupta já me parece um bom começo.

              • SABE DE UMA COIS AACABEM COM O WHATSAPP E PAREM COM ESSA NOVELA , PORÉM PAREM QUE TA FEIO , E ESPERO QUE QUANDO ELES BANIREM O WHATSAPP A BANDIDAGEM E ESSA PALHAÇADA DE BLOQUEIO NÃO VÁ PRO TELEGRAM PQ SE FOR VAI TER ESSA MESMA ARRUAÇA DE AGORA

                #VÃOTUDOSELASCAR
                #BLOQUEEM A CONTA DESSES POLÍTICOS FILHOS DA PUTA QUE A CADA DIA MAIS AFUNDAM O NOSSO PAÍS!!!!

                  • Pros merdinhas que ficam falando merda, tem é que bloquear mesmo, quem ja se viu ajudar bandidos, traficantes, terroristas, extupradores, pelofilos a va tomar no cu #WhatsApp

                    • Espero que não! Não quero o telegram poluido

                        • Eu acho engraçado pessoas dizendo:
                          -O APP não respeita a justiça brasileira.
                          Ta certo que não respeite, mais pq nos presídios entram celular? Pq não existe uma fiscalização mais rígida nos presídios? Sabe pq ,pq o nosso país não tem leis rígidas , pq quando um menor é preso só passa uns dias e é solto , realmente o WHATSAPP não respeita e nem quem vive no próprio país respeita suas leis , então a cada vez mais que vejo uma justiça onde bloqueiam um APP por não passa informações e liberam um menor 15 dias depois de ter roubado , matado e etc, pra mim a justiça já falha nesse caso!
                          OBS:BRASIL PRECISA DE UMA RECONSTRUÇÃO SOCIAL,ECONÔMICA, POLÍTICA E NA JUSTIÇA.....

                          • Skype de boas aqui

                              • nessa altura do campeonato,os medios e grandes criminosos devem esta usando o telegram ou VPN

                                  • Não tem nada a ver a ineficiência da justiça com a falta de colaboração do WhatsApp, uma coisa não justifica a outra.
                                    A bandidagem toda no Brasil usa WhatsApp, incluindo os nobres deputados e senadores (muitos dos quais são narcotraficantes, assassinos, e milicianos).
                                    Acho bom a opinião pública brasileira revisar suas posições, senão em breve os ladrões de Brasília vão conseguir uma forma segura de roubar. E vão criar leis para isso, a exemplo do que o Renan Calheiros vem fazendo para salvar o próprio rabo.

                                      • Escutas telefônicas, quebra de sigilo bancário, acesso a SMS e e-mails dos envolvidos é o que tem comprovado os conteúdos das delações premiadas dos ladrões e colocado a bandidagem grande na cadeia. Querem acabar com isso também?

                                        • Tomara que seja banido mesmo, mad o ruim é aquentar os viciados nesse app choramingando e dizendo asneiras.

                                            • Pois é, povo sem noção. Se alguma entidade ou empresa se nega a colaborar com a Justiça para o seu bom funcionamento, então são cúmplices dos criminosos que utilizam de tais ferramentas fornecidas pelas mesmas. Passar as informações para auxiliar as investigações mediante decisão judicial, não significa que os usuários terão seus dados expostos, que suas conversa irão cair na net, que o app vai se tornar um reality show. Isso aí é ignorância. Do mesmo jeito que é possível o grampo telefônico, quebra de sigilo bancário, de email etc mediante decisão judicial, claro que o whatsapp também deve ceder tais informações. Se não o faz, são cumplices daqueles que o utilizam para o crime.

                                                • Não sei o que tanto querem proteger suas conversas... Vendem drogas, pornografia, pedofilia pelo Whats? Se a resposta é não, porque se preocupar com o acesso aos dados mediante medida judicial?

                                                • Espero que esse app seja banido o mais rápido possível do nosso país, que é pra todos os bandidos sejam presos, os políticos parem de roubar, a polícia pare de se vender pra o tráfico, as pendências jurídicas resolvidas, e tudo no Brasil seja perfeito...so assim.... não existe outra maneira, xô...whatsapp...xô...sai daqui logooooo

                                                  • Espero que todos esses apps que zombam da justiça brasileira sejam banidos mesmo. Se eu que nasci aqui sou obrigado a cumprir as leis por que esses branquelos da gringa não são!!! Ou obedeçam as leis ou vão tudo pro inferno!!!

                                                    • Aos que estão falando pra bloquear o Whats para que todo mundo use telegram, quem garante que dps não vao querer bloquear o Telegram tbm?

                                                      • E nos EUA, como isso funciona? O Facebook coopera?

                                                          • Nos EUA esse tipo de app é muito pouco usado. Lá quase todos tem planos completos. Internet a vontade e SMS a vontade também. Tanto que o Facebook é bem utilizado lá, mas o WA é quase nada.
                                                            E no caso do Facebook em si coopera sim. O problema do WA é como ele funciona. Tudo fica gravado no celular e vai de um lado ao outro criptografado.

                                                          • Tomara que seja banido, app porco, as pessoas abram a mente e usem soluções mais afinadas e feitas com dedicação. Fora remendo de aplicativo, fora do Brasil, ainda por cima invalida a informação para com a Justiça brasileira, FORA Whatsapp!!!

                                                            • As pessoas aqui ficam comentando coisas do tipo "ah, mas tem X e Y como substitutos"... Realmente. Existe um mundo de opções até melhores.

                                                              Mas a questão mais relevante aqui não é nem a possibilidade do banimento do aplicativo. É a falta de capacidade das autoridades brasileiras em lidar com a criminalidade. Coisa essa que vem desde muito antes da ascensão da internet, fruto da conivência do nosso judiciário com toda imundice dos bastidores nos nossos três poderes.

                                                              Agora, esse bando de juízes, procuradores e o caralho todo vem querer botar todo esse fardo em cima de um aplicativo explicitamente encriptado.

                                                              Bandidagem tá dando risada da nossa cara, pois quem não tem nada a ver com essa palhaçada vai ser onerado, enquanto os números da criminalidade só aumentam. É o que a gente pode esperar de um país onde apenas no trânsito o número de mortes se equipara aos de uma guerra.

                                                              E esses procuradores? Extrapolam o teto do salário deles todo mês. Enchendo o cu de dinheiro. Tudo filho da puta!

                                                              • Eu nem ligo, substituto é oque não falta.

                                                                  • não tiro razão dos caras, afinal. nesse país já é dificil pra kcte conseguir provas contra bandidos, o WHATSAPP deixa a coisa ainda mais fácil para a bandidagem... não estamos falando de acesso para qualquer pessoa, estamos falando de acesso a dados por ordem judicial, hj eles já fazem a interceptação telefonica, quebra de sigilo bancário mas aih chega no whatsapp o bandido fica tranquilo pq sabe que ali pode conversar livremente... isso eh uma vergonha mesmo... quando se vive em sociedade é necessário abrir mão de alguns direitos para que o todo não seja comprometido.. por isso temos o pacto social... eu abro mão dessa inviolabilidade do meu whatss se for pra pegar bandido!!! já chega de manobras para garantir a impunidade... hj bandido não fala mais por telefone, só por whatsapp, o FB tem que entender que isso tá acobertando criminosos! eu sou a favor sim de afastar o WHATS até que essa questão seja resolvida... quero ver se o FB não arruma isso em uma semana...

                                                                      • ao invés de pegar bandido,vai da é mais poder pro cara!PARABÉNS!bandido esperto sabe que o wpp é ruim pra se comunicar pq ela ja nao existe privacidade comparando com o telegram

                                                                        • "Os Ministérios Públicos acusam as empresas estrangeiras de desrespeitarem a legislação nacional".

                                                                          Parece até que eles respeitam --'

                                                                            • Só quero que essa putaria não respingue no instagram e pau no toba do Brasil!

                                                                                • Bloqueia logo essa coisa, quem sabe o Telegram fica mais popular , viber ou até mesmo o App " zap zap "criado por brasileiros kkkkkkkk

                                                                                  • Esse país de merda já me encheu, me desculpe os patriotas, mas tenho nojo de dizer que nasci nessa terra de pessoas nojentas, racistas, usurpadoras, aproveitadoras e salafrárias. Essas pessoas que estão no poder não me representam e nunca vão me representar. Quando as pessoas vão entender que para mudar é preciso cuidar dos outros e não de si mesmo.

                                                                                      • Como se o Whatsapp fosse o único serviço de mensagem instantânea no país, bloqueia toda a massa de uma vez então, novela chata, parece a nomeação do Lula à ministro. "É ministro", "Não é ministro", "É ministro", "Não é ministro", "É ministro", "Não é ministro"...

                                                                                          • Bloqueia logo o Whatsapp no Brasil para sempre e fim de papo.

                                                                                            • Isso é o que acontece quando a justiça de um país é uma das mais SUJAS e CORRUPTAS DO MUNDO!

                                                                                                • A vai pra puta que pariu. Esse governo é um lixo. Essa justiça pior ainda!

                                                                                                    • esse comunismo esta cada vez mais exposto. do que adianta bloquear whatz sendo que tem muitos outros telegram etc... pais de merda! politica de merda! sistema de merda!

                                                                                                      • Vergonha Brasil.

                                                                                                        • Que se mudem as leis. O sigilo à privacidade pessoal deve ser inacessível. Os donos do poder realmente não desistiram de transformar nossas vidas em um imenso Big Brother.

                                                                                                            • Não se engane. Os maiores interessados à privacidade inacessível são os poderosos e políticos. Comunicação fácil e obscura para eles, e inacessível para a justiça.
                                                                                                              Só aguardar que verás as leis dos corruptos para proteger e facilitar seus negócios ocultos. O legislativo jamais será a favor da quebra do sigilo: pra levar no próprio rabo? A não ser que a opinião pública empurrar.
                                                                                                              Não está em jogo o acesso do governo aos nossos dados, e sim da justiça.

                                                                                                                • vc fala isso pq nunca dependeu de uma quebra de sigilo... no dia que isso acontecer vc vai mudar de ideia...

                                                                                                                  • Só falta fazerem isso agora..... Banir uma ferramenta pessoa muito útil de todos os brasileiros, sendo que a culpa não é nossa.... ¬¬

                                                                                                                    • Quero ver bloquear a conta do político que roubou

                                                                                                                        • Do jeito que as coisas estão indo, em breve não será sequer possível provar que um político roubou. Lembra de algum político preso em que as provas contra ele não foram escutas telefônicas/grampos, cópias de e-mails e SMS e quebra de sigilo bancário?

                                                                                                                          • Aí bloqueiam em definitivo esse negócio e a galera parte toda para o telegran. Daí dá um problema e a justiça bloqueia o telegran. Galera parte pro viber até este também ser bloqueado. #partiuvoltarSMS

                                                                                                                              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas