LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Moto G4 Plus vs Vibe A7010 | Vídeo do TudoCelular

09 de agosto de 2016 41

O mercado de smartphones está ficando cada vez mais abrangente, tanto que já existem modelos que são considerados mid-range porém com cara de um high-end. E vocês certamente devem se lembrar da primeira geração do Moto G, que chegou ao mercado com tamanho pequeno, boas especificações e, o melhor de tudo, com preço excelente pra quem estava à procura de um novo celular.

Agora, em 2016, o Moto G4 Plus foi lançado com uma proposta um "pouquinho" diferente da inicial, visto que agora ele tem tamanho muito maior e até um leitor de impressões digitais. Este modelo tem seu preço sugerido de R$ 1.499, enquanto que o Vibe A7010 é vendido por R$ 1.399, embora ambos possam ser encontrados por valores inferiores no mercado.

Design e tela


Esses dois celulares se parecem e muito, mas é inegável que o Moto G4 Plus ainda mantenha certas características da linha, o diferenciando, assim, do Vibe A7010. Os dois possuem corpo de plástico com tampa traseira removível, mas apenas para personalização e para adicionar os chips de operadora e o microSD.

E, sim, eles são parecidos em quase tudo: os dois possuem 153 mm de altura e 76 mm de largura, embora o A7010 tenha 9.15 mm de espessura e o G4 Plus vai de 7.9 - 9.8 mm. De peso, o A7010 tem 160 gramas e o G4 Plus 157 g. Mas apesar disso nós temos também diversas diferenças: o A7010, por exemplo, possui os tradicionais botões capacitivos, enquanto que o G4 Plus adota os botões dentro da interface exibida na tela.

A posição dos botões é basicamente a mesma: os de controle de volume e liga/desliga ficam na lateral esquerda, deixando a direita totalmente livre. Na parte de baixo nós temos a porta microUSB e o microfone no A7010, enquanto que o G4 Plus traz apenas a mesma porta e deixa o microfone ao lado do leitor biométrico, na parte frontal. E, por fim, o topo de ambos traz a entrada para fones de ouvido, porém a do G4 Plus fica exatamente no meio do celular.

Os dois também contam com traseira arredondada, algo que facilita e muito a vida de quem tem mãos pequenas. Mas, por aqui, o G4 Plus acaba levando uma certa (e pequena) vantagem.


O LED de notificações deles também está bem localizado na parte frontal, embora por aqui a Lenovo tenha adicionado os alto-falantes com tecnologia Dolby Atmos no A7010. Ainda por aqui nós temos os tradicionais sensores de luz e proximidade e de câmera no topo de ambos.

Eles contam com telas de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), esta que ocupa ~71% em ambos. E, de modo geral, quase não temos diferença na qualidade de reprodução de cores entre eles, mas o G4 Plus tem uma certa vantagem por possuir brilho inegavelmente mais forte e maior nível de contraste entre as cores.

Também é possível notar que no G4 Plus as cores são, entre outros, mais vivas que no A7010, que apesar de possuir boa qualidade ainda peca um pouco em saturar os tons mais fortes.


Mas, se por um lado é até positivo que os dois sejam bastante parecidos esteticamente, por aqui nós também temos um ponto negativo a ser considerado: o A7010 não tem certificação à prova d'água, recurso este que ficou de fora desta nova geração do Moto G.

Sendo assim, tratando-se de design, estes dois caras acabam sendo bem similares, mas alguns pontos como o leitor de impressões digitais, por exemplo, acabam sendo totalmente opostos: no G4 Plus ele fica na parte frontal e não funciona como um botão, enquando que no A7010 ele está localizado logo abaixo do sensor traseiro de câmera.

Hardware e desempenho

Recentemente o Vibe A7010 começou a ser atualizado para o Android 6.0 Marshmallow, que já vem de fábrica no G4 Plus com a versão 6.0.1. Isto ajuda bastante a impulsionar o desempenho do aparelho, visto que nesta atualização o leitor biométrico também passa a ser utilizado em qualquer aplicativo, por exemplo.

Mas, de qualquer maneira, temos dispositivos bem similares por aqui, embora a diferença de tempo entre os lançamentos ajude o G4 Plus em alguns pontos, visto que seu hardware é mais atual.

Vibe A7010 Moto G4 Plus
Tela IPS LCD de 5,5" Full HD (1920 x 1080p) IPS LCD de 5,5" Full HD (1920 x 1080p)
Chipset MediaTek MT6753

Qualcomm MSM8952 Snapdragon 617

CPU

1.3 GHz de 8 núcleos

Quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 & quad-core 1.2 GHz Cortex-A53
GPU

Mali-T720 MP3

Adreno 405
RAM 2 GB 2 GB
Memória 32 GB com slot microSD de até 128 GB 32 GB com slot para microSD de até 128 GB
Bateria 3.300 mAh não removível 3.000 mAh não removível
Dimensões e peso

153.6 x 76.5 x 9.15 mm, pesando 160g

153 x 76,6 x de 7,9 mm a 9,8 mm, pesando 157g

E olhando para as especificações nós temos aparelhos, mais uma vez, bastante semelhantes, porém como já falamos o G4 Plus tem hardware um pouco mais atual. Mas de qualquer maneira isto acaba não influenciando muito quando comparamos o desempenho deles, que chega a ser bastante similar, na realidade.

Os 2 GB de RAM podem até parecer pouco, mas os dois celulares conseguem ter uma boa fluidez visto que o software não é muito modificado por suas fabricantes. Só no A7010 que temos algumas mudanças feitas pela Lenovo, mas não é nada tão exagerado. O G4 Plus, por sua vez, segue a tendência do "Android puro" e embarca apenas o software da Google em si, deixando de lado quaisquer mudanças de interface.

Na prática, com ambos rodando Android Marshmallow, não conseguimos notar nenhuma diferença de um para o outro em atividades mais comuns, como na utilização de aplicativos de redes sociais, jogos mais pesados, envio e recebimento de e-mails, utilização da câmera e outros.

Mas, ainda assim, o G4 Plus acaba se saindo um pouco melhor em atividades mais exigentes. A multitarefa dele parece se comportar melhor com diversos aplicativos abertos, enquanto que o A7010 pode, vez ou outra, engasgar quando tem muitos títulos rodando em segundo plano. Mas isto não acontece o tempo inteiro, é claro; a menos que você eleve o uso desses dois celulares ao máximo.

Leitor biométrico


O Android 6.0 Marshmallow traz suporte nativo para leitores biométricos, algo que ajuda e muito o A7010, por exemplo. Ele traz este sensor na parte traseira, logo abaixo da sua câmera. Já no G4 Plus ele está na parte frontal e ocupa um espaço onde tradicionalmente temos o botão "Iniciar" da maioria dos celulares, embora ele seja apenas um leitor. Isto confunde bastante no início, e até você acostumar com a ideia de só encostar o seu dedo ali pode levar algum tempo.

A leitura de impressão digital nos dois celulares, por sua vez, é extremamente veloz. A Lenovo não adota nenhuma animação rápida em nenhum deles, e estes sensores funcionam o tempo inteiro, ou seja, mesmo com a tela bloqueada, basta que você encoste seu dedo nos sensores para que o celular seja iniciado.

Por aqui nós também podemos cadastrar até cinco biometrias diferentes e utilizar a autenticação para compras na Play Store. Vale lembrar também que esta atualização do Android permite que qualquer aplicativo tenha acesso ao leitor biométrico.

Bateria

São 3.000 mAh na bateria do G4 Plus contra 3.300 mAh na do Vibe A7010. E se você estiver pensando se esses 300 mAh fazem diferença, saiba que a resposta é sim. Com os dois é possível termos uma autonomia de um dia inteiro de uso, embora o Vibe tenha vantagem por aqui e consiga prolongar seu desempenho por mais algumas horinhas.

Mas saiba que essa diferença que nós estamos falando não é tão gritante: o Moto G4 Plus também conta com uma bateria muito bacana, e também devemos considerar que, com os dois, eliminando um uso mais banal e só verificando o que for realmente necessário, é possível até passar mais de um dia com eles ligados, mas aí você vai precisar abdicar de uma série de recursos.

Mas o ponto negativo é que nenhum deles conta com suporte ao carregamento rápido, embora o carregador de tomada de até 12 volts do Moto G4 Plus o ajude neste quesito.

Jogos

Com telas grandes e boa resolução, algo que não podemos deixar de fora são os jogos, que em suma acabam se saindo muito bem nestes dois caras.

Tanto o Moto G4 Plus quanto o Vibe A7010 conseguem rodar os principais jogos que temos na Play Store. Nós testamos alguns jogos mais exigentes, como Mortal Kombat X, Real Racing 3 e Asphalt 8, e todos eles conseguiram rodar de maneira bastante fluida com seus gráficos no máximo.

O único destes três títulos que apresentou uma certa perda de desempenho, porém, foi Mortal Kombat X, que "força" um pouquinho os celulares a trabalharem com mais intensidade. Mas, de uma maneira bastante geral, é possível termos um belo desempenho com estes dois celulares até mesmo com títulos mais pesados.

Por aqui também não tivemos muita diferença de um celular para o outro: ambos conseguem, sim, rodar títulos pesados com gráficos no máximo, mas o desempenho nem sempre pode ser satisfatório.

Câmera


No Vibe A7010 nós temos um sensor de 13 megapixels com abertura f/2.2 e flash dual-tone, enquanto que o G4 Plus traz consigo uma câmera de 16 megapixels com abertura f/2.0, flash dual-tone e foco automático por laser. Sendo direto por aqui, os dois conseguem fazer fotos muito boas durante o dia e com um alto nível de detalhamento, mas o segundo deles tem mais velocidade para focar em objetos e, é claro, consegue fazer fotos maiores.

Durante a noite a abertura maior do Moto G4 Plus dá a ele uma boa vantagem em relação ao A7010. O pós-processamento em ambos é bastante rápido, porém quando o HDR está ativo o Moto G, mais uma vez, tem vantagem, visto que o Vibe acaba demorando um pouco mais para finalizar a captura, o que pode resultar em alguns borrões.

Na parte frontal nós temos, nos dois, sensores de 5 megapixels com abertura f/2.2, que pode fazer boas fotos em ambientes bem iluminados, mas não espere o mesmo desempenho durante a noite.

Conclusão

Vamos voltar aos preços: R$ 1.499 para o Moto G4 Plus e R$ 1.399 para o Vibe A7010. Ainda é possível encontrá-los por valores abaixo disto, então a diferença acaba não sendo tão grande neste aspecto.

Com câmeras boas, leitores de impressão digital e atualizados para a versão mais recente do Android, estes dois caras são ótimas opções para a faixa de mercado em que atuam, e o desempenho de ambos também é muito satisfatório para um usuário que quer um celular para realizar as principais atividades do dia a dia, além de também conseguirem reproduzir os jogos mais atuais.

Deixando de lado as diferenças estéticas, que podem variar de acordo com o gosto do usuário, vamos para os pontos mais práticos: o Moto G4 Plus apresenta um desempenho um pouco melhor que o Vibe A7010 e traz hardware mais atualizado, além de uma câmera com mais qualidade. E levando em consideração o custo benefício, considerando a pequena diferença de preços, ele acaba sendo uma opção mais viável na atualidade.

  • O Motorola Moto G4 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Lenovo A7010 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

41

Comentários

Comparativo: Moto G4 Plus vs Vibe A7010 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas