LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nexus Launcher: confira as novidades do novo app da Google | Vídeo do TudoCelular

04 de agosto de 2016 27

Google conta com o Now Launcher que gerencia a tela inicial do Android. O aplicativo, disponível na Play Store, pode ser instalado em praticamente qualquer smartphone com o sistema do robozinho. Seu grande diferencial é oferecer uma maior integração com o Google Now, algo que ainda é limitado em launchers de terceiros. No entanto, a empresa vem trabalhando em um novo aplicativo que será lançado juntamente com os novos Nexus e o Android Nougat em breve.

Adeus botão para gaveta de apps

Now Launcher - Nexus Launcher

Google deu um fim ao tradicional botão que abre a gaveta de apps do sistema. Agora para acessar os seus aplicativos basta deslizar para cima na tela inicial. Também é possível acessar a gaveta tocando na seta que fica logo acima da dock. A tela de apps foi levemente reformulada, com um fundo branco com leve transparência. No topo ainda são exibidos os apps mais recentes, e acima deles encontra-se a barra de pesquisa.

Sai a tradicional barra de pesquisa e entra o botão G

Now Launcher - Nexus Launcher

Ao invés de termos uma barra de pesquisa tomando o topo da tela, há um botão da Google no canto superior esquerdo que ao ser tocado se expande e abre a barra de pesquisa. A partir daí é possível realizar qualquer tipo de pesquisa digitando ou por comando de voz através do comando ‘OK Google’. Também é exibido um histórico com as cinco últimas pesquisas realizadas.

Novo gerenciador de papéis de parede

Now Launcher - Nexus Launcher

Ao invés de vir com meia dúzia de papéis de parede instalados, agora o novo launcher da empresa acessa os servidores do Google para baixar novas opções de imagens que são separadas por categorias. Também é possível configurar para fazer o download diário de uma nova imagem e ter todos os dias um papel de parede novinho em seu smartphone. O recurso permite limitar para que os downloads sejam feitos apenas por Wi-Fi.

Atalho para informações de apps

Now Launcher - Nexus Launcher

Quando você arrasta algum app na tela inicial será exibida uma nova opção além das tradicionais remover e desinstalar. Chamada apenas de ‘Informações’, a novidade permite acessar rapidamente as informações sobre aquele app, como configurar as permissões ou ter acesso ao armazenamento, podendo até mover o aplicativo para a memória externa – caso seu smartphone permite instalar app no cartão microSD.

Instalação do Nexus Launcher

Há duas formas de ter o Nexus Launcher em seu Android. A primeira consiste em realizar o download do arquivo APK e fazer a instalação manualmente. Para isso, basta ativar “Fontes Desconhecidas” em suas configurações de segurança, baixar e instalar o nexushome.apk. Após instalado, pressione o botão home e selecione “tela de início 3”. No entanto, algumas funcionalidades não estão disponíveis para a instalação via APK, como o “deslizar para a direita” para abrir os cards do Google Now ou trocar de papel de parede diretamente pelo launcher.

O segundo método é para quem conta algum recovery alternativo. Basta fazer o download do arquivo .ZIP e jogá-lo para a memória interna ou externa do seu smartphone. Entre no TWRP, ou outro de sua preferência, e instale o arquivo baixado. Não é necessário limpar nenhuma partição. Ao cair na tela inicial pela primeira vez, escolha o “tela de início 3” como padrão do sistema. Neste modo todos os recursos estarão disponíveis, como visto no vídeo no início da matéria.


27

Comentários

Nexus Launcher: confira as novidades do novo app da Google | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas