LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pokémon Go: Niantic culpa apps terceirizados por atraso no Brasil e comenta bloqueio

05 de agosto de 2016 47

Ainda ontem (04/08) vimos que a última atualização liberada pela Niantic Labs para o Pokémon Go bloqueou o acesso de apps terceirizados aos servidores da empresa, impedindo assim que clientes alternativos como o PoGo do Windows 10 Mobile pudessem ser utilizados. Até o momento, não havíamos visto qualquer comentário por parte da própria companhia sobre o ocorrido, algo que acaba de mudar com uma publicação feita por ela no blog oficial da Pokémon Go.

De acordo com o que foi revelado pela Niantic Labs, a necessidade de criar métodos de criptografia para bloquear o acesso de apps terceirizados aos servidores foi um dos grandes fatores que levaram o jogo a ter seu lançamento adiado em locais como América Central e Latina, o que obviamente afetou também o Brasil. Com as modificações feitas, contudo, a empresa agora consegue garantir que os dados de seus usuários estão seguros, e que o número de problemas encontrados será menor graças ao maior controle de quem acessa os servidores.

Como alguns de vocês podem ter notado, recentemente lançamos Pokémon Go para a América Latina, incluindo o Brasil. Ficamos muito animados em finalmente ser capazes de dar esse passo. Estávamos atrasados em fazer isso devido aos esforços agressivos por parte de terceiros para acessar nossos servidores fora do cliente do jogo Pokémon GO e os nossos termos de serviço. Nós bloqueamos mais algumas destas tentativas ontem.

Buscando tornar mais claro o motivo que levou ao bloqueio das aplicações feitas por terceiros, a Niantic Labs disponibilizou um gráfico demonstrando as requisições de acesso aos servidores após a implementação da criptografia. Nele, é possível notarmos uma queda considerável nos pedidos feitos por segundo, o que deu uma "folga" à empresa para que pudesse trabalhar na liberação do jogo a novos usuários em países ainda não alcançados, neste caso o nosso tão amado Brasil.


Além de atrasar o lançamento em novos mercados, é dito que o empenho de desenvolvedores independentes em acessar os servidores da Niantic Labs também prejudica a implementação de novas funções no jogo, já que seus responsáveis precisam gastar um tempo precioso no combate aos "piratas", perdendo assim a oportunidade de trabalharem em novidades para seus usuários legalizados. Vale notar ainda que estas ferramentas terceirizadas muitas vezes são usadas para criar bots e outros tipos de trapaça, prejudicando quem joga Pokémon Go seguindo as regras.

A Niantic Labs afirma ainda que não espera que estes esforços de desenvolvedores em acessar seus servidores cessem em um futuro breve, fazendo com que seus funcionários continuem trabalhando para evitar isso. A ideia da empresa, contudo, é informar aos usuários "o seu lado da moeda", mostrando que de forma alguma a companhia é uma vilã como muitos portais retrataram após o bloqueio dos apps terceirizados, principalmente em relação ao PoGo que permitia acesso via Windows 10 Mobile.

E você, o que achou da postura da Niantic Labs? Acredita que a empresa está certa em prezar pelos seus clientes oficiais? Deixe-nos seu comentário abaixo!


47

Comentários

Pokémon Go: Niantic culpa apps terceirizados por atraso no Brasil e comenta bloqueio

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas