LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado com os gatinhos! Variante de ransomware El Gato rouba mensagens de Android infectado

11 de agosto de 2016 3

A McAfee descobriu esta semana um novo ransomware que atinge dispositivos Android. De acordo com os pesquisadores, o código malicioso tem o poder de inutilizar um dispositivo por meio de criptografia, com a liberação sendo realizada após o pagamento de um resgate - daí o nome ransomware. O nome dado a essa nova variante é 'El Gato', devido à presença da imagem de um gato malhado bocejando (abaixo) nas linhas de programação.

Ao infectar um aparelho, o programa fica constantemente em contato com um servidor para receber instruções do que fazer. O atacante pode interceptar mensagens de texto e criptografá-las, por exemplo. A McAfee ainda tem motivos para acreditar que El Gato seja apenas uma espécie de demonstração:

Esta variante de ransomware parece uma versão demo usada para comercializar kits de malware para cibercriminosos, pois a interface do servidor de controle não é protegida e inclui nas linhas de código palavras como MyDificultPassw.

Imagem do gato que aparece no ransomware e originou o nome

Os pesquisadores já informaram os donos do servidor que hospedava o código malicioso e pediram que ele fosse desligado. Segundo eles, "esse tipo de ameaça são geralmente distribuídas por atacantes que compram kits de exploração no mercado negro e querem atacar companhias ou grupos de pessoas específicas". Portanto, não há motivo para pânico, apesar de ser necessário, claro, manter-se alerta para a presença desse tipo de código malicioso em seu smartphone.

Como se proteger

Dificilmente você seja alvo do El Gato, mas as dicas para se proteger são sempre as mesmas: evite instalar apps por fora da Google Play, espcialmente quando provenientes de fontes desconhecidas; cuidado com links provenientes de contatos estranhos; e tenha cautela com ofertas mirabolantes e apps premium 'gratuitos', mesmo quando enviados por um conhecido.


3

Comentários

Cuidado com os gatinhos! Variante de ransomware El Gato rouba mensagens de Android infectado

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas