LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

BlackBerry Priv e Neon são os primeiros a receber proteção total contra Quadrooter

16 de agosto de 2016 5

A BlackBerry, que ingressou no mercado de smartphones Android e anunciou oficialmente o fim de seu próprio sistema operacional, continua empenhada em oferecer os dispositivos mais seguros do mercado. Isso inclui corrigir rapidamente qualquer tipo de vulnerabilidade descoberta no sistema, mesmo que já se saiba que ela não represente risco muito grande, como a Quadrooter.

De fato, a Quadrooter é preocupante. Trata-se de um conjunto de quatro falhas encontrado em aparelhos com chips Qualcomm que poderia permitir ao atacante obter privilégios de root. No entanto, seria necessário instalar um app com o código malicioso, e, para isso, passar por cima da proteção nativa do sistema, que detecta o perigo e bloqueia a instalação desse tipo de vulnerabilidade conhecida, por meio do Verify Apps - presente a partir do Android 4.2.

Algumas vulnerabilidades críticas do Android - por exemplo, uma que pode ser facilmente e remotamente explorada com um método publicamente divulgado para executar malware com privilégio 'root' - simplesmente não podem esperar por um ciclo de atualização mensal, observou o chefe de segurança da BlackBerry, David Kleidermacher.

Por isso, a companhia está liberando um pacote de atualização para o Priv e para o Neon (DTEK50) que cobre não apenas as três falhas já corrigidas, mas as quatro. A BlackBerry se adiantou ao Google e está oferecendo proteção total em seus dispositivos, mesmo que a Quadrooter precise de um conjunto de fatores para ser explorada por um atacante, e que ainda não tenha havido nenhuma notificação de alvo que tenha sido infectado.

Como a Qualcomm já havia informado todas as fabricantes e enviado a correção para todos, era o mínimo que se podia esperar de uma empresa que preza pela segurança. Certamente a BlackBerry, ao agir de maneira tão simples, ganhará pontos no mercado e volta a chamar atenção para seus dispositivos. Se ela vai realmente ganhar com isso, veremos em breve.

  • O BlackBerry Neon ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O BlackBerry Priv ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

BlackBerry Priv e Neon são os primeiros a receber proteção total contra Quadrooter

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas