LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 7.0 Nougat: 20 novidades presentes na nova versão do sistema

22 de agosto de 2016 88

Atualizado: Google liberou nesta segunda-feira (22) a versão final do Android 7.0 Nougat que chega inicialmente para a linha Nexus, Pixel C e membros da linha Android One. Confira as principais novidades que podem ser encontradas nesta atualização do sistema:

O Android Nougat ainda não tem data oficial para ser lançado pela Google, mas rumores recentes indicam que a novidade já pode chegar na próxima semana, pelo menos para os mais recentes membros da linha Nexus. Até o momento a gigante das buscas liberou cinco builds em seu programa de testes que nos mostrou o que podemos esperar encontrar na versão final. Com a grande expectativa para o lançamento oficial, listamos aqui 20 novidades que serão encontradas na próxima grande atualização do robozinho.

Daydream agora se chama Protetor de tela


Durante o Google I/O 2016, Google revelou mais detalhes sobre a sua plataforma de realidade virtual, a Daydream. Para quem não lembra, o Android já conta com um recurso com este mesmo nome deste a versão 4.2 do sistema, que nada mais é que um protetor de tela para seu smartphone. Agora com o Nougat, Google decidiu renomear este recurso para 'Protetor de tela' – o que, convenhamos, faz muito mais sentido.

Multitarefas aprimorado


Com o Android Nougat fica mais fácil alternar entre dois apps abertos. Para isso, basta tocar duas vezes no botão de recentes e você poderá alternar rapidamente entre os dois aplicativos abertos por último. Será muito útil se você está enviando um e-mail e precisa pegar algum link no Chrome, bastando tocar duas vezes no botão de recentes para retornar ao Gmail, por exemplo.

Dois apps abertos ao mesmo tempo


Usar mais de um app ao mesmo tempo não é uma novidade no Android, especialmente para quem tem algum smartphone da Samsung. Porém, agora com o Android Nougat é possível ter dois apps dividindo a tela, algo que os usuários sempre desejaram ver no Android puro. Para abrir dois aplicativos ao mesmo tempo você precisa apenas tocar e segurar no botão de recentes para que o app aberto seja jogado para a metade superior da tela. A partir daí é só selecionar o segundo app que dividirá a outra metade da tela. Você pode ajustar a área de exibição de cada um deles.

Duas abas ao mesmo tempo no Chrome


Seguindo a mesma lógica do multitarefas para aplicativos, também é possível fazer o mesmo com o navegador Chrome. Com isso, você pode selecionar a opção “mover para uma nova janela” quando estiver com o navegador aberto em tela dividida e terá duas abas do Chrome abertas ao mesmo tempo em seu smartphone.

Trocar conteúdos entre dois apps


Com dois apps abertos ao mesmo tempo você poderá arrastar um conteúdo de uma janela para outra. Desta forma é possível selecionar um texto ao tocar e segurar sobre e então mover o conteúdo para outra janela, onde o mesmo será colado. O mesmo pode ser feito com imagens.

Papéis de paredes diferentes para tela inicial e de bloqueio


Há anos que o Android vem devendo este recurso que já é encontrado no sistema modificado de algumas fabricantes. Com o Nougat é possível colocar um papel de parede diferente para a tela inicial do sistema e para a tela de bloqueio. Quando você seleciona uma nova imagem como papel de parede o sistema pergunta para qual tela ele será selecionado – simples assim!

Limpar todos os apps abertos


Este é outro recurso que existe há muito tempo no Android modificado de algumas fabricantes. Enquanto no Android puro você tinha que eliminar cada app aberto na tela de recentes, agora com o Nougat é possível limpar todos de uma única vez tocando em “Limpar tudo” no topo da tela.

Origem de um app


O Android Nougat informa de onde foram instalados os seus aplicativos. Quando você acessa a tela de informações sobre um app, na última opção da tela é informado se aquele aplicativo foi baixado da Play Store ou se foi instalado manualmente em seu smartphone. Pode ser uma medida de segurança interessante caso algum app estranho apareça no seu smartphone, e se você não lembra de onde ele foi instalado, poderá removê-lo por precaução.

Nova animação ao instalar apps


Por falar em instalar apps por fora da Play Store, agora é exibida uma nova animação de tela enquanto o app é compilado e instalado em seu smartphone. Não é uma novidade que vá fazer uma diferença no seu dia a dia, mas pelo menos a novidade mostra que o Android está passando por mudanças em vários aspectos que muitas vezes nem reparamos.

Notificações agrupadas


Com o Android Nougat a sua tela de notificações fica menos poluída já que agora é possível agrupar todos os alertas em uma única notificação. Para visualizar cada alerta de forma individual, basta deslizar para baixo sobre a notificação e o conteúdo será expandido.

Resposta rápida


Outra novidade do Android Nougat é que agora o usuário pode responder uma mensagem direto da tela de notificações. O recurso precisa ser adicionado pelo desenvolvedor de cada app e atualmente os principais aplicativos de troca de mensagens já contam com esta funcionalidade, incluindo o WhatsApp.

Novas configurações para alertas de notificações


Agora é possível ter um maior controle sobre as notificações recebidas ao tocar e segurar sobre uma notificação, sendo aberta uma tela que permite que você escolha o nível de importância daquele alerta. Assim, será possível ignorar as configurações do Não Perturbe mesmo em aplicações que são de extrema importância para o usuário.

Economia de dados


Para quem conta com pacote de dados limitado para acesso à internet poderá bloquear determinados apps que rodem em segundo plano, evitando que estes consumam sua franquia. Para usar este recurso basta ir em Uso de dados > Economia de dados e ativar a funcionalidade. Em “Acesso irrestrito a dados” você pode escolher quais apps podem consumir seu pacote de internet quando estiverem rodando em segundo plano.

Novos atalhos do sistema


Quando você puxa a barra de status dará de cara com uma nova gaveta de atalhos do sistema, onde são exibidos os cinco atalhos que você usa com mais frequência. Para ter acesso aos demais, basta deslizar para baixo, nesta mesma tela, ou então tocar na seta do canto direito.

Tela de atalhos configuráveis


Agora é possível customizar de forma mais eficiente a tela de atalhos do Android. Alguns atalhos também permitem que você acesse alguns recursos ao apenas tocar e segurar sobre eles. Esta funcionalidade pode ser usada por desenvolvedores que queriam aprimorar a experiência com seus apps.

Novo menu lateral de navegação


Quando você acessa o menu de configurações do Android, agora é possível navegar mais fácil entre as opções ao puxar a borda esquerda da tela, revelando um novo menu de acesso rápido. Esta tela pode também ser acessada dentro de submenus do sistema, servindo como um atalho para voltar rapidamente para outra tela do sistema.

Alertas de configuração


No topo de tela de configurações do sistema agora são exibidos alertas ou sugestões de recursos para melhorar a usabilidade do sistema ou ampliar a segurança. Um exemplo disso é quando você não escolhe nenhum meio de bloqueio de tela no seu Android e o sistema emite um alerta sugerindo que seja usada uma senha de proteção ou então biometria – caso seu aparelho tenha leitor de digitais.

Novos emojis


Para quem é fã de emojis, o Android Nougat chega com várias novidades, desde imagens de rostos mais humanos, novos animais, ícones mais coloridos, entre outras categorias como comida e esportes. Além disso, Google também retrabalhou alguns emojis mais antigos que não apresentavam uma imagem muito emotiva.

Botão para cancelar downloads


Antes quando você iniciava o download de algum arquivo pelo navegador teria que esperar o arquivo terminar de ser baixado sem a possibilidade de cancelá-lo. Agora com o Nougat há um botão de cancelar logo abaixo do gerenciador de downloads do Android, o que facilitará a vida dos usuários do sistema.

Atalhos para teclado


Se você usa um teclado conectado ao seu tablet Android, com o Android Nougat será possível usar alguns atalhos para acessar certas funcionalidades do sistema, como voltar rapidamente para a tela inicial, puxar a gaveta de notificações ou mesmo alternar o método de entrada.


88

Comentários

Android 7.0 Nougat: 20 novidades presentes na nova versão do sistema

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas