LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 7.0 Nougat permite customização total da barra de navegação

24 de agosto de 2016 25

A Google liberou recentemente a atualização ao Android 7.0 Nougat para os dispositivos LG Nexus 5X e Huawei Nexus 6P, dando assim largada à nova edição do sistema. Apesar de ser praticamente a mesma compilação que estava disponível por meio do programa de testes há algumas semanas, parece que a gigante das buscas resolveu incluir algumas surpresas para seus usuários, algo que deve agradar principalmente quem gosta de customizar ao máximo a plataforma para deixá-la exatamente da maneira como deseja.

De acordo com o que pode ser notado por alguns desenvolvedores nos primeiros testes com os smartphones que já receberam a atualização, a Google incluiu de maneira oculta nos códigos do Android 7.0 Nougat uma nova área de configurações do sistema. Nela, é possível acessar ajustes para a barra de navegação, existindo uma série de opções para que você inclua algumas funcionalidades extras para a parte inferior da tela de seu aparelho. Isto é algo similar ao que a LG já faz em sua versão customizada da plataforma, porém de maneira ainda mais abrangente.

Além de poder escolher livremente a ordem em que os botões virtuais serão exibidos, é possível adicionar alguns elementos extras como menu, troca de teclado, clipboard, e keycode, sendo este último programado para agir como uma tecla específica do teclado, por exemplo. Vale notar ainda que você poderá definir o espaço entre os botões individualmente e também o seu tamanho, criando assim uma lista de combinações realmente extensa para os usuários e finalmente dando um diferencial válido para os modelos com barra de navegação virtual.

Infelizmente, de acordo com os relatos, a funcionalidade ainda não está pronta para sua liberação pública, o que justifica o fato de serem necessários alguns "truques" para acessá-la. Como já vemos comentários em relação à chegada do Android 7.1 Nougat, é possível que a Google esteja correndo contra o tempo para finalizar esta personalização da barra de navegação até o próximo mês de outubro, quando é esperada a apresentação dos novos Nexus já com a edição atualizada da plataforma rodando de fábrica.

Assim como aconteceu no caso do recurso multi-window (presente de maneira oculta no 6.0.1 Marshmallow e anunciado no 7.0 Nougat), pode ser que a Google prefira deixar a novidade apenas para a versão O do Android, fazendo com que ela possa ser encontrada e testada apenas por usuários mais avançados e desenvolvedores até o próximo ano. Até que a própria companhia se manifeste, contudo, não há como sabermos quais os seus planos para a nova forma de customização do robozinho verde.


25

Comentários

Android 7.0 Nougat permite customização total da barra de navegação

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas