LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Moto G4 Plus vence câmeras do G4, G4 Play e G Turbo | TudoCelular

26 de agosto de 2016 25

Demos início a mais um comparativo de câmeras na semana passada, mas desta vez apenas uma fabricante participou com seus smarpthones, e foi a Lenovo... ou Motorola. Os votos foram encerrados na noite de quinta-feira (25) e decidimos publicar os resultados na manhã desta sexta-feira, 26, para vocês conferirem quais foram os seus votos.

O teste, como de praxe, aconteceu de maneira “cega”. Nós retiramos todas as informações das imagens (EXIF) para que todos os votos fossem feitos a partir da qualidade das imagens, deixando de lado a preferência por um modelo ou outro. Como vocês, até agora, não sabiam qual era a ordem dos smarpthones, vamos revelar de uma vez e exibir os resultados:

No total, somamos 31.177 votos de vocês, leitores, para todas as fotos. A votação parece ter sido bastante equilibrada, e logo abaixo você confere, novamente, todas as imagens e os seus respectivos resultados.

Moto G4 Play dá o pontapé inicial

O Moto G4 Play tem uma câmera de 8 megapixels, diferente dos seus outros dois irmãos da mesma linha, que possuem sensores de 16 megapixels. Mas isto não o impediu de receber 53% dos votos para esta primeira foto, deixando o Moto G Turbo em segundo lugar (que também tem câmera de 8 MP). Moto G4 Plus e G4, respectivamente, ocuparam os terceiros e quartos lugares.

Para esta imagem, recebemos mais de 4.100 votos de vocês, que deram a maioria para o mais baratinho desta nova família.

Ponto para o Moto G4

Por aqui, tivemos a maioria dos votos para o Moto G4. Neste clique, pegamos um objeto com cores fortes para mostrar o contraste entre elas que cada smartphone conseguiu capturar. 58% dos ~3.700 votos foram para o Moto G4 tradicional, enquanto que o modelos Plus ficou em segundo com 23% dos votos. Em terceiro e quarto, tivemos o Moto G4 Play e G Turbo, respectivamente.

Briga acirrada!

Para esta imagem tivemos um resultado bastante equilibrado entre os aparelhos. Foram 3.400 votos distribuídos da seguinte maneira: Moto G4 com 30% dos votos, G Turbo com 26%, G4 Plus com 25% e, por último, o G4 Play, que recebeu 19% dos votos.

Não é nenhuma surpresa vermos o G Turbo à frente do G4 Play por aqui. Na nossa análise, inclusive, citamos que o modelo lançado no ano passado consegue bater de frente com facilidade com este novo "baratinho" da Lenovo.

A primeira do G4 Plus

Por aqui a briga ficou entre o Moto G4 Plus e G4 Play, que conseguiram fazer imagens macro com mais facilidade que os outros dois aparelhos e também tiveram uma nitidez maior. O resultado final foi finalizado com 39% dos votos para o G4 Plus e 32% para o G4 Play, deixando o terceiro lugar para o G4, com 22% dos votos. Por último, o G Turbo recebeu 7% dos votos totais.

Mais uma do G4 Plus

Para este clique, optamos por utilizar um ambiente com objetos no fundo para determinarmos a profundidade de campo de cada um smartphone. Os resultados foram bem interessantes, ainda mais levando em consideração que tínhamos uma estrada "infinita" e algumas árvores ao longo do seu caminho, também ilustrando como cada aparelho consegue captar os detalhes.

Na votação geral, com mais de 2.900 votos (somente nesta foto), o G4 Plus foi selecionado, novamente, por 39% do público. Moto G4 ficou em segundo com 24% e G4 Play em terceiro, com 20%. Por último, porém não muito atrás, tivemos o G Turbo, com 17% dos votos.

E nos ambientes abertos?

Em um ambiente aberto e com luminosidade, porém também com bastante céu azul e alguns objetos de fundo, colocamos à prova os quatro celulares, que no geral conseguiram fazer bons cliques. A ressalva vai para o G Turbo, que acabou saturando um pouco as cores e levou 14% dos votos, mas ainda assim conseguiu ficar à frente do G4 Plus, que teve 10% da aprovação do público.

Em primeiro lugar temos o Moto G4 Play com 39% dos cliques, seguido do G4 com 37%. Diferença pequena, mas aqui vemos, novamente, que a quantidade de MP de uma câmera não significa necessariamente que ela é melhor que as outras.

Vitória esmagadora do G Turbo

Lembra que nós citamos aqui que o G Turbo ainda é capaz de brigar com os modelos da atual geração? Pois bem, aqui está a prova. Nesta imagem, que nós refizemos algumas vezes para que o clique ficasse mais enquadrado nos quatro aparelhos, o G Turbo recebeu 78% dos votos de vocês. Ele certamente conseguiu captar mais luz e teve um pós-processamento mais rápido. O Modo HDR estava no automático nos quatro celulares, mas parece que ele conseguiu fazer um uso melhor do recurso.

Em segundo tivemos o G4 Plus com 11% dos votos seguido do G4 Play, com 6%. O G4 tradicional ficou por último com 5% dos votos.

G4 Play mandando bem no "quase escuro"

Por aqui utilizamos um entardecer onde as condições naturais de luz já não eram das melhores, é claro. Temos um lago extenso e árvores de fundo, além do céu com um bom contraste de cores. Por aqui o G4 Play se saiu muito melhor que os seus concorrentes e levou para casa 46% dos votos gerais. O segundo lugar ficou para o Moto G4, com 25% dos votos.

O terceiro lugar ficou para o G Turbo e o quarto para o G4 Plus. Eles tiveram, respectivamente, 15% e 14% dos votos, resultando numa diferença não muito grande da aprovação de vocês.

Vitória esmagadora do... G4 Plus

Voltamos neste mesmo monumento onde, no clique diurno, o G Turbo ficou muito na frente de seus concorrentes. Mas agora a história foi completamente diferente. De noite, porém, a história foi completamente diferente, e o Moto G4 Plus levou pra casa 65% dos votos desta imagem. Vale lembrar que a câmera do G4 Plus tem abertura f/2.0, o que o ajuda e muito contra o G4 Play e G Turbo, por exemplo, que possuem abertura f/2.2 em suas lentes.

O segundo lugar ficou para o G4 Play, com 17% dos votos. Ele foi seguido pelo G Turbo e G4, com 10% e 8%, respectivamente.

Nas fotos noturnas, devemos considerar itens como a quantidade de detalhes que foram captados pelas câmeras e, é claro, o quão claras as imagens ficaram nos mais variados ambientes. Mantendo o ponto de foco no monumento, percebemos que o G4 Plus conseguiu absorver muito mais luz que os seus concorrentes e exibiu, inclusive, os objetos (prédios) de fundo com mais exatidão.

G4 Plus imbatível de noite

Esta é a famosa Praça Franklin Roosevelt, que fica no Centro de São Paulo. Passamos lá pelas 23h para fazer este último clique. O ambiente noturno, porém com iluminação artificial das luzes nos postes, ajudou bastante na hora de fazer uma foto mais clara, então por aqui o que mais pesa são os detalhes e como as câmeras conseguiram lidar exatamente com as luzes diretas, porém mantendo o ambiente geral.

O Moto G4 Plus novamente botou os seus concorrentes para correr e ficou com 63% dos votos totais. Em segundo lugar temos o G4 tradicional, com 17% dos votos. O G4 Play ficou com 12% e o G Turbo com 8%, mostrando que os modelos menores tiveram um pouco mais de dificuldade neste ambiente.

Conclusão

A disputa de câmeras entre a família Moto G saiu como nós esperávamos: todos os dispositivos atingiram bons resultados, embora alguns, é claro, tenham recebido mais votos que outros. De qualquer maneira, o grande vencedor desta edição acabou não ficando muito na frente dos outros segundo os votos de vocês.

Queremos lembrar, novamente, que todas as fotos foram feitas nos mesmos ambientes, nos mesmos horários e sem alterações de software. As câmeras trabalharam no modo automático, incluindo o HDR. Sendo assim, ficou por conta do software fazer os ajustes durante os ambientes. Tudo o que fizemos foi selecionar apenas o mesmo ponto de foco para cada smartphone.

Apenas considerando os votos dos nossos leitores, o Moto G4 Plus ficou na frente dos seus outros três irmãos. Uma das principais vantagens dele em relação ao G4 tradicional, por exemplo, é o foco por laser, que o ajuda e muito tanto durante o dia quanto durante a noite.

Para fecharmos um resultado mais justo, fizemos o seguinte: o smarpthone com a foto mais votada de cada enquete ganhava 10 pontos; o segundo, 8 pontos; o terceiro, 5 pontos; e o último ganhava 3 pontos. Este foi o placar final:

  1. Moto G4 Plus: 77 pontos;
  2. Moto G4 Play: 69 pontos;
  3. Moto G4: 66 pontos;
  4. Moto G Turbo: 50 pontos.

A equipe do TudoCelular também participou da votação. Os nossos redatores também não sabiam em quais celulares estavam votando, então os votos também foram "cegos". Sendo assim, somando os votos da nossa equipe com os dos leitores, a votação final fica desta maneira:

  1. Moto G4 Plus: 933 pontos;
  2. Moto G4: 773 pontos;
  3. Moto G4 Play: 725 pontos;
  4. Moto G Turbo: 662 pontos.

E você, concorda com o resultado? Lembrando que nós teremos mais comparativos de câmeras nas próximas semanas. Sendo assim, qualquer sugestão de smartphone você pode deixar aqui no campo de comentários ou enviar diretamente para nós clicando aqui.

  • O Motorola Moto G4 Play TV ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G4 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G4 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G Turbo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

25

Comentários

Resultados: Moto G4 Plus vence câmeras do G4, G4 Play e G Turbo | TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas