LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Galaxy J5 Metal | Vídeo do TudoCelular

30 de agosto de 2016 26

A Samsung apresentou no início deste ano o Galaxy J5 2016, que chegou ao Brasil sob o nome de Galaxy J5 Metal. O dispositivo possui a difícil missão de substituir o Galaxy J5 original, que se tornou o queridinho do público brasileiro principalmente pelo flash LED na câmera frontal, algo inesperado para a faixa de preço.

Podendo ser encontrado atualmente na faixa dos R$ 1.000 em diversas varejistas brasileiras, o Galaxy J5 Metal se torna cada vez mais uma boa opção para quem quer um smartphone intermediário com especificações satisfatórias, tendo como principais diferenciais sua enorme bateria de 3.100mAh, o flash LED para auxílio nas selfies e a grande novidade que dá nome ao modelo: seu corpo construído em alumínio.

Embalagem e acessórios

A caixa do Galaxy J5 Metal é bem diferente do que temos no modelo lançado em 2015, como pode ser visto, temos um visual mais simples e elegante, com o plano de fundo mais suave e as fontes em cinza, ao invés daquele laranja chamativo que tínhamos anteriormente. Abrindo a caixa, é possível vermos basicamente a mesma coisa da geração passada, com o Galaxy J5 Metal dentro de uma sacolinha plástica e apoiado sobre uma pequena cama de papelão.

Passando para os acessórios inclusos na caixa, temos o tradicional Guia Rápido, que inclui algumas dicas para navegantes de primeira viagem. Os fones de ouvido são exatamente iguais aos da geração anterior, o que acaba passando uma qualidade não tão boa para o preço cobrado, mas que não deve prejudicar a experiência geral para usuários mais básicos. Vale notar aqui a presença de um botão físico para gerenciamento de chamadas e um microfone embutido, evitando que você precise tirar os fones para completar uma ligação.

Temos ainda o cabo USB com ponta microUSB, que é bem menor do que o encontrado no Galaxy J5 original, podendo dar uma certa dor de cabeça pra quem gosta de uma liberdade maior na movimentação enquanto o smartphone está carregando. O carregador de tomada conta com porta USB e padrão de dois pinos. Por último, temos a grande novidade desta geração, uma bateria de 3.100mAh.

Interface

O Galaxy J5 Metal vem de fábrica com a versão 6.0.1 Marshmallow do Android sob a interface TouchWiz, o que significa que você contará com um visual completamente remodelado em relação ao que era utilizado na edição 5.1.1 Lollipop. Abandonando os exageros, a Samsung apostou aqui em um visual muito mais limpo e direto, algo que pode ser notado desde o padrão dos ícones até aplicativos nativos como o discador.

A grande mudança que muitos notarão, contudo, fica na central de notificações. Ela agora pode ser expandida com um simples gesto para baixo, exibindo os atalhos de maneira muito mais intuitiva. Vale notar que para personalizar a organização dos ícones na central basta tocar no botão “editar” e manter o atalho desejado pressionado, arrastando-o então para o local onde quiser posicioná-lo.

Design

O Galaxy J5 Metal conta com algumas pequenas modificações estéticas em relação ao seu antecessor, possuindo um corpo maior com 145,8 mm de altura por 72,3 mm de largura, enquanto sua espessura é apenas ligeiramente maior, com 8,1 mm. O grande diferencial, entretanto, é a sua estrutura feita em metal ao invés de um acabamento que simplesmente imita este material, o que dá uma cara muito mais refinada ao aparelho, ajudando até mesmo em sua pegada. Vale notar que a parte traseira é removível, sendo feita no mesmo policarbonato da geração passada.

Seus botões físicos para controle de volume ficam localizados na lateral esquerda, enquanto ao lado direito temos apenas o botão de energia, usado também para bloqueio/desbloqueio da tela. Na parte de baixo temos o microfone para chamadas, a porta microUSB 2.0 e a entrada P2 padrão 3,5mm para fones de ouvido, enquanto na lateral superior não temos nada.

Especificações técnicas


O aumento nas dimensões é porque sua tela passou de 5 para 5,2 polegadas, mantendo a resolução HD de 720 x 1280 pixels, o que dá uma densidade aproximada de 282 ppi. A tecnologia Super AMOLED também foi mantida, garantindo ótimos níveis de contraste e brilho. A Samsung não destacou qualquer tipo de proteção para o display, então é bom usar uma película para garantir.

Em termos de poder de processamento, o Galaxy J5 Metal manteve praticamente o mesmo conjunto de seu modelo anterior, com o processador Qualcomm MSM8916 Snapdragon 410 com quatro núcleos Cortex A53 rodando a 1,2 GHz, apoiado pela GPU Adreno 306. Já na RAM, temos um aumento para 2GB, ao invés de 1,5GB como era anteriormente, o que deve ajudar na multitarefa do aparelho. A memória interna se manteve em 16GB com possibilidade de expansão via cartão microSD em até 128GB

O modelo do Galaxy J5 Metal que temos em mão é dual-SIM, ou seja, você poderá utilizar dois chips microSIM simultaneamente. Além disso, ele é compatível com redes 4G LTE, o que permitirá que você aproveite o máximo da velocidade com as promoções de cada operadora. 

Câmeras


Na parte das câmeras, ao olhar simplesmente a resolução, pode-se pensar que a Samsung manteve exatamente o mesmo conjunto da edição 2015, porém agora seu sensor traseiro de 13 megapixels possui uma abertura F/1.9 ao invés de F/2.2 como era anteriormente. Na parte frontal continuamos com uma câmera de 5 megapixels auxiliada por um flash LED, o que significa que suas selfies em ambientes noturnos sairão muito melhores. Vale destacar que o flash fica ativo mesmo antes de você tirar a foto, o que acaba ajudando para um melhor posicionamento em locais escuros.

Q&A

Faremos alguns testes específicos durante os próximos dias para vermos como o Galaxy J5 Metal se sai nas mais variadas situações. Caso tenha alguma dúvida específica sobre o dispositivo, deixe-a em nossa seção de comentários que a responderemos da melhor maneira possível.

Fique atento também ao teste prático de autonomia de bateria que faremos em tempo real amanhã, 31 de agosto, onde será possível ter uma ideia melhor da duração da enorme bateria de 3.100mAh utilizada pela Samsung na nova geração de seu smartphone intermediário.

O Samsung Galaxy J5 Metal (2016) ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

26

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Galaxy J5 Metal | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas