LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O que significa a resistência IP67 do iPhone 7 e qual a diferença pra IP68 do Galaxy S7?

08 de setembro de 2016 18

O iPhone 7 foi oficializado nesta quarta-feira, 7 de setembro, com resistência à água e poeira IP67, seguindo normas e classificações internacionais IEC 60529. Os leitores mais atentos já devem ter pensado algo como “poxa, mas o Galaxy S7 não é classificado em IP68? O que isso significa?”, certo? Pois bem, vamos esclarecer aqui a diferença, já adiantando que não é muito mais do que uma questão de cerca de meio metro.

Em primeiro lugar, vamos entender o que significa a sigla. A proteção IP, Ingress Protection (proteção à entrada, em tradução livre), é o que define se um dispositivo eletrônico possui algum tipo de escudo contra o ingresso de poeira e água em seu interior. Os dois números que seguem a sigla são definidos separadamente, sendo o primeiro referente à poeira, e o segundo, à água.

Ou seja, tanto o iPhone 7 como o concorrente da Samsung, Galaxy S7, possuem o mesmo nível de proteção contra a poeira: 6, a máxima possível. Isto significa que nenhuma partícula deve ingressar o aparelho e se depositar nos componentes internos, então usuários como eu, que gostam de abrir o smartphone para “limpar” por dentro, não precisam se preocupar com isso nesses dispositivos (ainda bem, porque abrir um deles é um parto, além de totalmente não recomendável).

Ok, mas e quanto à proteção à água? É aí que entra a diferença. No Galaxy S7, a certificação é nível 8, o que significa, basicamente, que o dispositivo suporta um mergulho de até 1,5 metro de profundidade na água. Já o iPhone 7, que tem nível 7, suporta no máximo 1 metro sem risco de danificar os circuitos internos. Claro que tudo depende de outros fatores, e o importante é que ambos devem aguentar uma chuva, ou a queda de um copo de refrigerante, cerveja ou outro líquido sem sofrer avarias. Mas, como a própria Apple observa em seu site:

O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus são resistentes à água, respingos e poeira e foram testados em condições controladas em laboratório, classificados como IP67 segundo a norma IEC 60529. A resistência à água, respingos e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo. Não tente recarregar um iPhone molhado. Veja instruções no guia do usuário para limpeza e secagem. Danos decorrentes de contato com líquidos não estão incluídos na garantia.

Ou seja, mesmo com a proteção à água, é recomendado manter o cuidado com o seu smartphone quando próximo à água, como à beira de piscinas, praias ou mesmo mesas de bar. Não é porque o dispositivo é descrito como à prova d’água que você vai tomar um banho com ele, ok? Até porque alguns testes já mostraram que a proteção pode não ser tão boa assim.

  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 Edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

18

Comentários

O que significa a resistência IP67 do iPhone 7 e qual a diferença pra IP68 do Galaxy S7?
  • Eu comprei um Iphone 7 Plus, não indico para ninguem, pois adquirir ele no dia 24/ 03/2017 em 10 dias de uso apresentou um monte de defeitos e um deles foi uma mancha branca na tela. E a Epple disse que para fazer o reparo tenho que pagar por isso. um absurdo. Um aparelho que era para ser o top é o pior de todos, o bleck berry meu acabou mais nunca deu um defeito, meus filhos sempre tiveram o samsung e nunca tivemos nenhum problema, meu marido tem um alcatel também. Agora o Iphone para mim e para muitos é o unico que não vale nada.

      • Iphone a prova de água? Nem a Apple acredita...

          • "Até porque alguns testes já mostraram que a proteção pode não ser tão boa assim."
            Que o diga o Samsung Active, morreu afogado...!
            Ô dó..

              • Pelo menos no S7 tem um sensor que desliga a energia se o usuario botar pra carregar sem querer com ele molhado

                  • Na pratica deve aguentar o msmo que o S7

                      • Como é que na avaliação automática do tudocelular o s7 edge tem um hardware inferior ao s7? Menor densidade de pixeis?

                          • O grande problema é a empresa fazer propaganda enganosa. Fala que você pode mergulhar com o aparelho porque ele tem certificação contra danos a agua, sendo impermeável e que não vai sofrer nenhum dano, mas na hora que mergulhar e estragar por causa de infiltração de água a culpa não é sua, e da empresa; considerando as condições racionais. Isso é contra o código de defesa do consumidor. A empresa faz propaganda enganosa.

                              • a proteção contra água é pro caso de você acabar surpreendido por uma chuva, ou se o aparelho está na mesa e vira um copo de líquido em cima dele. a ideia não é mergulhar com o aparelho pra tirar fotos ou fazer vídeos submarinos, galera. pra isso existem equipamentos específicos

                                  • Nunca é bom mergulhar o dispositivo em água. Mesmo que tenham essas especificações. Falhas acontecem e podem entrar água neles. Porém, isso é bem vindo em caso de vc estiver na rua e acontecer de cair uma chuva pesada. Vc pode ficar despreocupado. Mas é bom secar bem o aparelho antes de carregar. E não sequem com secador, ele pode sobrecarregar a temperatura suportada pelo aparelho.

                                      • Gzus amado, dá até vergonha de ler isso !!! Essa Apple não cansa de enganar os maníacos... O duro é ver os cara postando video do s7 edge dentro da piscina funcionando perfeitamente.

                                          • O iPhone tbm funciona, a certificação é a mesma. A apple só esta se "eximindo" da responsabilidade, caso o povo mergulhe com ele. Coisa que não é aconselhavel (nem pro samsung), apesar de poder ser feito.

                                              • E ela faz certo! Tem gente que compra achando que é à prova d'água como é uma gopro com case. Fica um dia com o aparelho mergulhado na piscina e depois fica chorando pra assistência.
                                                Melhor avisar com antecedência, antes que comecem a surgir as dores de cabeça. Mesmo as outras fabricantes avisam... só que como, nessa caso foi a Apple, ninguém deixaria passar preferindo fazer matérias como essa.

                                              • Verdade seja dita, a Apple sempre coloca menos e cobra mais!

                                                • Pra mim ou é ou não é, não tem essa de meio termo. Eu em!

                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas