LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook sofre nova crítica por notícia falsa destacada por 'robôs jornalistas'

11 de setembro de 2016 0

O Facebook foi mais uma vez alvo de duras críticas por conta de seu algoritmo que seleciona matérias para promoção nos Trends da rede social. O site destacou na última sexta-feira (9) uma história falsa sobre o atentado de 11 de setembro de 2001. A “matéria”, já provada inverídica, fala sobre uma suposta plantação de bombas no World Trade Center.

A polêmica se deu pelo destaque a uma teoria da conspiração dias antes do aniversário de 15 anos do maior ataque terrorista em solo norte-americano. Mas também porque esse é o segundo caso parecido em pouco tempo, depois do Facebook abandonar profissionais para seleção das notícias e adotar unicamente seu sistema de inteligência artificial.


No final de agosto, a rede social exibiu outro boato, dessa vez sobre uma apresentadora do canal Fox News, na seção de destaques de notícias. O caso ocorreu logo depois da adoção de robôs para seleção de notícias importantes. Antes disso, os bots do Facebook também haviam censurado a icônica foto da garota fugindo dos ataques americanos na Guerra do Vietnã.

Um porta-voz do Facebook reconheceu o erro mais recente:

Nós estamos cientes de que o artigo falso apareceu lá [na seção Trending Topics] e, como uma solução temporária para o problema, nós removemos o tópico.

A maior crítica a esse tipo de erro do algoritmo do Facebook, que não tem mais ajuda de humanos, é a desinformação em massa. Artigos destacados na rede social que não ganham a devida apuração têm capacidade de enganar milhões de pessoas, algo que potencialmente poderia ser evitado com a intervenção direta de editores.


0

Comentários

Facebook sofre nova crítica por notícia falsa destacada por 'robôs jornalistas'

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas