LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vai morrer? Cyanogen Inc. não investirá no desenvolvimento da CM14

14 de setembro de 2016 25

Ainda em meados de julho vimos relatos de que a Cyanogen Inc. estaria abandonando seu sistema operacional baseado no Android, CyanogenMod, após demitir cerca de 20% de seus funcionários, buscando assim focar no desenvolvimento de aplicativos com o grupo restante. A informação foi desmentida pouco tempo depois pelo próprio CEO da empresa, que reafirmou o comprometimento com esta que é uma das ROMs customizadas mais conhecidas por quem busca atualizações mais rápidas e um número maior de funcionalidades sem que isto pese no desempenho geral.

Como vimos, uma página no fórum GitHub foi aberta para tratar do desenvolvimento da CM14 feita com base no Android 7.0 Nougat, algo que pelo visto já culminou no lançamento de versões prévias para diversos dispositivos. Ao que parece, contudo, a CyanogenMod 14 precisará "andar com as próprias pernas" caso queira continuar em desenvolvimento, pois o CEO da Cyanogen Inc. voltou a se pronunciar contradizendo tudo o que havia dito anteriormente, e afirmando que o envolvimento da empresa na criação da ROM será o menor possível.

Teremos um envolvimento muito pequeno, se houver algum, por parte da Cyanogen Inc. desta vez, eu mesmo estou assumindo um monte de coisas para tentar nos levar para frente.

Não há como sabermos o que fez a companhia mudar de ideia em tão pouco tempo, porém um relatório liberado ainda em agosto mostrou que a versão customizada do Android não conta com tantos usuários como se imaginava, o que pode ter sido um balde de água fria nos investidores. Devido a isto, o mais provável é que desenvolvedores independentes como os do fórum XDA-Developers precisem assumir integralmente a CyanogenMod a partir de agora, ao invés de cuidarem apenas de portes para dispositivos não suportados oficialmente.

CM14 terá que contar com um suporte ainda maior por parte de desenvolvedores independentes

De acordo com o que vem sendo comentado, o grande "vilão" por trás da decisão da Cyanogen Inc. é o fato da empresa estar com dificuldades para manter seu quadro de funcionários, já que a enorme atenção chamada desde a sua fundação fez com que grandes nomes como Google e Microsoft crescessem o olho nos mais talentosos, fazendo propostas que alguém dificilmente recusaria. Além disso, o próprio apoio da comunidade open source faz com que a necessidade de uma equipe profissional seja praticamente nula, servindo apenas como ponto de partida para a chegada da customização a um número maior de aparelhos em um menor tempo.

E você, o que achou da decisão da Cyanogen Inc.? Acha que a CM14 terá dificuldades em atingir seu nível estável devido à falta de suporte da empresa? Deixe-nos seu comentário abaixo!


25

Comentários

Vai morrer? Cyanogen Inc. não investirá no desenvolvimento da CM14
  • A empresa deveria focar em um Software mais decente para identificar o Smartphone e instalar da forma mais pratica possível o Cyanogem.

    Pra isso ela poderia cobrar uma taxa minima de 1-2 dólar, "aqueles freeemium" da vida, assim ela daria vida a milhões de celulares que são abandonados pelas fabricantes no caso do update.

    E claro fazer uma loja prioritária, quem sabe com uma parceria da Blackberry, ela imbutida seus Serviços que concorrem com a do Google, nos celulares Atualizados com o OS.

    Seria bom para as duas empresas, até mesmo para a Microsft, lançar seus produtos primeiro na loja da CyanoStore e depois para PlayStore da Google.

    Talvez até mudar o nome do OS...Reformular como a Xiaomi faz, colocar sua própria identidade na sua room.

    Bastaria comprar a Winamp e fazer dela uma concorrente ao iTunes, porém ver parcerias com a Amazon para ser a revenda oficial de musicas e livros no app.

    • Título da reportagen nada à ver... CM14 vem aí da mesma maneira como todas as outras CMs, ou seja, muito mais pelas mãos dos desenvolvedores do XDA como sempre foi! Será que a galera não entende que somente a Cyanogen é esperança de muitos aparelhos terem Android atualizado? Por isso as fabricantes não liberam seus bootloaders, afinal com atualizações constantes de software não venderão mais seu hardware no mesmo ritmo... E como a Cyanogen já provou diversas vezes realmente é totalmente desnessário pra muitas pessoas ficar trocando de celular só porque o Android não é atualizado pela fabricante, péssimo inclusive pro planeta, seus recursos naturais e até financeiros das pessoas!

        • Na real as pessoas mais trocam por outros motivos do que por querer atualizações. Tem média de país sobre trocar celular semestralmente, e olha que só saem versões novas, tanto do iOS quanto do Android, uma vez ao ano! A própria Apple tem programa de troca anual, e olha que o iPhone desse ano deve receber umas 4 atualizações.

          • Há muitos erros de interpretação aqui. A Cyanogen falou que iria abandonar o Cyanogen OS, o sistema deles que é baseado no CyanogenMod que sempre foi e sempre será mantido majoritariamente por desenvolvedores independentes espalhados pelo mundo. O que ocorre é apenas um grupo de desenvolvedores largar o sistema, mas a CM seguirá em frente.

            • Já usei rom não oficial por muitos anos e não vi diferença alguma

                • Cyanogenmod é uma coisa é cyanogen Inc é outra.
                  Quem sempre manteve a cyanogenmod foi a comunidade, essa cyanogen Inc só apareceu pra ferrar com as coisas. Melhor sumir mesmo.

                  • Sem Nougat pra você, Vibe K5

                      • Vá com Deus com seus mods pela metade

                        • Cyanogen é vida!!

                            • Lamentável. Um dos responsáveis também por isso é a Samsung, dada a grande popularização dos processadores Exynos.

                                • Tem mais MediaTek sem drivers que Exynos. Ok, não ajuda, mas a merda já tava feita.

                                    • Sim amigo, porém a Cyanogen sempre investiu em aparelhos de grande popularidade no ocidente. Samsung, LG, Motorola. Com a debandada de vários Samsung perdeu uma fatia imensa de alcance no mercado. Convenhamos a Linha S que representa milhões de usuários deixou de ser atendida.

                                    • porra veio tava esperando uma room cm 14 pro j5 2015 do nougat

                                        • Não :/

                                            • Não... Não morre não...

                                              Compra MS. Compra.

                                              • Hum é mesmo ?´o_O

                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas