LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 7 Plus vs iPhone 6s vs Galaxy S7: qual a melhor câmera?

17 de setembro de 2016 61

Desde o lançamento do iPhone 7 Plus que temos visto uma série de testes buscando demonstrar se o conjunto com duas câmeras na parte traseira do aparelho realmente oferece toda a qualidade anunciada pela Apple. Até o momento o aparelho se saiu muito bem na grande maioria deles, dando a entender que empresas até então tidas como referência na área terão mais uma concorrente, o que é ótimo para o consumidor pois terá câmeras cada vez melhores em seus dispositivos móveis.

Agora, uma nova comparação foi realizada entre o novo phablet da Apple e dois aparelhos icônicos: Samsung Galaxy S7 e o próprio iPhone 6s. Nela, temos um teste principalmente para ver como os dispositivos se saem em condições de baixa luminosidade, sendo capturadas imagens de uma nota do Zimbábue nos mais variados índices de iluminação, partindo de situações onde é exigido um nível de ISO baixíssimo até outra onde é preciso "forçar" um pouco mais o sensor para que as informações possam ser recuperadas.


A imagem acima foi capturada exatamente do mesmo ponto pelos três dispositivos para que todos tivessem as mesmas condições iluminação. No caso do iPhone 7 Plus foram registradas fotos tanto com o sensor padrão de 28 mm quanto com a câmera teleobjetiva de 56 mm, já que existe diferença na abertura utilizada, consequentemente alterando o modo como trabalham nos mais variados ambientes. Antes de partirmos para as imagens em si, confira abaixo algumas especificações técnicas dos aparelhos:

iPhone 6s iPhone 7 Plus 28 mm iPhone 7 Plus 56 mm Galaxy S7
Resolução máxima 12 MP 12 MP 12 MP 12 MP
Abertura f/2.2 f/1.8 f/2.8 f/1.7
Tamanho do sensor 1/3" 1/2.6" 1/2.6" 1/2.5"
Tamanho do pixel 1.22 μm - - 1.4 μm


Como visto, a Samsung dá um verdadeiro banho na Apple no que diz respeito às especificações técnicas da câmera presente no Galaxy S7, sendo utilizado não apenas uma abertura maior mas também um sensor maior com pixels maiores, o que em teoria faz com que o aparelho seja capaz de trabalhar de maneira mais coerente em praticamente todas as cenas, especialmente em ambientes noturnos.

Se isto se confirmará no teste prático, entretanto, descobriremos agora.

Foto 1


Começamos pelo ISO mais baixo permitido para cada dispositivo, o que no caso dos iPhones é 20 enquanto no Galaxy S7 é 50. Como pode ser visto, ao serem colocados em sua "qualidade máxima" os sensores trabalham de maneira similar, apresentando um ótimo nível de detalhes. Vale notar, contudo, que a imagem do smartphone da Samsung entrega cores menos saturadas e com índice menor de contraste.

Foto 2


Partindo para uma luminosidade ligeiramente menor, é preciso lembrarmos que o software de câmera do iOS não permite configuração manual de ISO, e por isso foi necessário equilibrar a iluminação do estúdio onde foi feito o teste para que todos apresentassem um resultado próximo de ISO 100. Neste teste por algum motivo não foi incluído o iPhone 6s, sendo comparadas apenas as câmeras do iPhone 7 Plus com a do Galaxy S7.

O dispositivo da Samsung se saiu na frente dessa vez, sendo seguido pela lente teleobjetiva e deixando o sensor padrão do iPhone 7 Plus na última posição com a maior supressão de detalhes, o que é curioso se notarmos que ele foi o que atingiu o maior valor de ISO neste teste.

Foto 3


Com o iPhone 6s de volta do seu passeio, passamos para os testes com ISO 200. O único aparelho que não conseguiu atingir a marca foi o iPhone 7 com o sensor padrão, ficando um pouco abaixo disso em ISO 160. Novamente temos o Galaxy S7 tomando a dianteira sem grandes dificuldades, o que demonstra que a Samsung mesmo estando uma geração "atrasada" em relação aos smartphones da Apple ainda vem conseguindo não apenas tirar a diferença como entregar resultados melhores.

Foto 4


No teste em ISO 400 tivemos a troca do iPhone 7 Plus com lentes teleobjetivas pelo iPhone 6s, provavelmente para compensar o que foi feito no teste de ISO 100. O dispositivo menor da Apple não conseguiu marcar a mesma configuração de ISO que o phablet nas mesmas condições de luz, ficando em ISO 500. O teste foi considerado um empate entre o iPhone 7 Plus 28 mm e o Galaxy S7, com ambos apresentando nível de detalhes razoável.

Foto 5


Por último, foi feito o teste em ISO 800, onde o nível de detalhes já fica consideravelmente comprometido. Aqui, entretanto, nenhum dos sensores do iPhone 7 Plus foi capaz de atingir a marca desejada mesmo com as mais baixas condições de luz no estúdio onde o teste foi realizado, ficando apenas em 500 na câmera de 28 mm e 640 na de 56 mm. Devido a isto, não é de se estranhar que ambas apresentaram resultados muito mais satisfatórios, com o Galaxy S7 claramente "sofrendo" para recuperar informações em um ISO tão alto.

Com tudo isso, é inegável que a vitória não poderia ficar para outro que não para o Galaxy S7, que excetuando a cena em ISO 800 ocupou a primeira colocação em todos os demais testes. Logo em seguida temos o sensor de 28 mm do iPhone 7 Plus, que se saiu ligeiramente melhor que o de 56 mm, provavelmente por sua abertura maior. Por último, temos o iPhone 6s, que teoricamente seria o concorrente direto do Galaxy S7 mas que acaba não conseguindo acompanhar o aparelho sul-coreano.

E você, o que achou do teste? Concorda com os resultados? Deixe-nos seu comentário abaixo!

  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

61

Comentários

iPhone 7 Plus vs iPhone 6s vs Galaxy S7: qual a melhor câmera?

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas