LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android Studio é atualizado com mais de 20 novidades e novas ferramentas

20 de setembro de 2016 6

O Android Studio 2.2, a mais recente versão recente do IDE usado pelos desenvolvedores, já está disponível para download e traz mais de 20 novidades e melhorias.

Demonstrada inicialmente no Google I/O, a versão de pré-lançamento introduziu uma série de novos recursos para tornar o desenvolvimento de aplicativos Android mais rápido e fácil. Nos últimos quatro meses, o software foi testado e aperfeiçoado para levar todas as melhorias de forma definitiva aos desenvolvedores, independentemente de quais canais de desenvolvimento estão normalmente usando.

São mais de 20 novas funcionalidades a respeito de cada grande fase do processo de desenvolvimento: design, desenvolvimento, compilação, e testes. Ou seja, as novidades envolvem desde a concepção de interfaces, com o novo ConstraintLayout, passa pelo desenvolvimento do código C++ com o Android NDK, pela compilação com as últimas ferramentas, e a criação de casos de testes.

Design


  • Editor de Layout: a criação de interfaces de usuário em apps Android é agora mais fácil com o novo designer de interface do Android Studio. Os desenvolvedores podem criar rapidamente a estrutura de sua UI com o novo modo de projeto blueprint e ajustar os atributos visuais de cada widget com o painel de novas propriedades.
  • Constraint Layout: um novo layout que é um gerenciador de layout flexível para o seu aplicativo que permite criar interfaces de usuário dinâmicas. Ele é compatível retroativamente até a Android API 9 (Gingerbread). O ConstraintLayout funciona melhor com o novo Editor de Layout no Android Studio 2.2.

Desenvolvimento


  • Melhor suporte para C++: você pode agora usar CMake ou ndk-build para compilar seus projetos C++ a partir do Gradle. Migrar projetos do CMake para o Android Studio é mais fácil agora. O desenvolvedor também vai encontrar o suporte para C++ no novo assistente de projeto no Android Studio, além de uma série de correções de bugs para a experiência de edição e depuração dessa linguagem.
  • Navegar entre Amostras: referenciar código de exemplo é agora ainda mais fácil com Android Studio 2.2. Dentro da janela do editor de código, é possível encontrar ocorrências do código de seu aplicativo entre os códigos de exemplos do Google Android para ajudar quando for necessário em cada ocasião específica.

Compilação


  • Melhorias para Instant Run: o Instant Run é considerado pelo Google o seu grande investimento a longo prazo na plataforma, e foi introduzido no Android Studio 2.0 para tornar o desenvolvimento Android mais rápido e leve. Desde o lançamento, a empresa tem trabalhado para melhorias significativas, para capacitar a editar, compilar e rodar ciclos de iteração. Nesta versão, houve muitas melhorias na estabilidade e confiabilidade para esse recurso.
  • APK Analyzer: a ferramenta permite inspecionar facilmente o conteúdo de APKs para compreender a contribuição de cada componente para o tamanho total. Este recurso pode ser útil quando depurar problemas multi-Dex. Além disso, com a APK Analyzer o desenvolvedor pode comparar duas versões de um APK.
  • Build cache: essa ferramenta experimental é um dos resultados dos investimentos do Google para melhorar a velocidade de compilações. Ela deverá ajudar a reduzir tanto o tempo de compilações completas e incrementais. Basta adicionar a linha android.enableBuildCache = true ao seu arquivo gradle.properties.

Testes

  • Sensores virtuais no emulador Android: o emulador Android inclui agora um novo conjunto de controles de sensores virtuais. Com os novos controles de interface do usuário, você pode agora testar os sensores Android, como acelerômetro, temperatura ambiente, e muito mais.
  • Gravador de teste Espresso (Beta): o gravador de teste permite que o desenvolvedor crie facilmente testes de interface do usuário através da gravação de interações com a sua aplicação. Em seguida, ele emite o código de teste de interface do usuário.
  • GPU Debugger (Beta): com essa ferramenta, os desenvolvedores podem capturar uma transmissão de comandos OpenGL ES no seu dispositivo Android e, em seguida, reproduzi-la de dentro do Android Studio para análise. Também poderá inspecionar completamente o estado da GPU para qualquer comando OpenGL ES para melhor compreender e depurar a saída gráfica.

Para mais informações, download e notas da próxima atualização, acesse o link da fonte abaixo.


6

Comentários

Android Studio é atualizado com mais de 20 novidades e novas ferramentas

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas