LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Abra a porta, HAL: Google Allo homenageia '2001: Uma Odisséia no Espaço' (mais amigável que Siri)

21 de setembro de 2016 2

Em "2001: Uma Odisséia no Espaço", o supercomputador HAL não queria abrir as comportas para receber de volta o astronauta em missão no espaço, mas o Google Allo é muito mais flexível. Enquanto no filme a inteligência artificial trouxe alguns problemas para os humanos, o Google parece querer mostrar que as coisas são um pouco diferentes na vida real. A curiosidade vem através de um easter egg que fará fãs de ficção científica se divertirem.

No filme clássico de Stanley Kubrick, o astronauta Dave Bowman pediu ao supercomputador HAL para abrir portas do compartimento da nave e deixá-lo voltar para a sua base. "Open the pod bay doors, Hall", na famosa frase em inglês. HAL respondeu: "Sinto muito, Dave. Eu receio que não posso fazer isso." Isso porque o computador, conforme explicou em seguida, percebeu que os astronautas planejavam desativá-lo.

Felizmente, quando a usuária de Twitter Jennifer Harrison fez o mesmo pedido para o novo aplicativo de mensagens Allo do Google, o assistente respondeu algo muito mais convidativo: "Eu não posso fazer isso... Mas há uma chave debaixo do vaso do lado de fora da pod bay. Você pode entrar!"

No filme, o que acontece é bem diferente. Em seu casulo extra veicular Bowman retornava com o corpo de um de seus colegas, não percebendo que o computador havia sido responsável pela morte. Enquanto ele estava fora, Hal também terminou as funções vitais dos tripulantes em animação suspensa, e quando Bowman retorna à nave, Hal se recusa a deixá-lo entrar, afirmando que o plano do astronauta em desativá-lo põe em perigo toda a missão.

A cena se tornou um clássico e permanece no imaginário popular quando se trata de confiar em máquinas capazes de nos superar, um dos maiores medos que muitos têm em relação à inteligência artificial.

Caso não se lembre ou não tenha assistido ao filme, este é o trecho:

Allo, o novo aplicativo para Android e iOS, inclui o Google Assistant, um bot com o qual você pode conversar e descobrir coisas com linguagem natural. Então, se você pedir pelos mais recentes resultados desportivos, por exemplo, ele responde com as informações que você precisa.

Rivalidade até nos easter eggs?

Easter eggs em assistentes digitais são interessantes porque acabam por mostrar algum tipo de "personalidade" da inteligência artificial. Por exemplo, a Siri é conhecida por seu tom mais atrevido.

Inclusive, em 2011 a Siri já dava uma resposta menos amigável que o Allo caso você repetisse a frase do filme "2001: Uma Odisséia no Espaço". "Sinto muito (introduzindo o nome do usuário), eu receio que eu não posso fazer isso", já respondia a assistente da Apple. Será que o Google aproveitou essa oportunidade também para se mostrar uma empresa mais amigável aos usuários que a rival de Cupertino?

Google Allo está sendo liberado aos poucos ao redor do mundo para Android e iOS, e os mais ansiosos podem fazer o download através do APK Mirror.


2

Comentários

Abra a porta, HAL: Google Allo homenageia '2001: Uma Odisséia no Espaço' (mais amigável que Siri)

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas