LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Golpe na praça! Hackers utilizam falsa página de banco para roubar usuários

22 de setembro de 2016 5

Os golpes aplicados utilizando o nome de instituições bancárias não são mais nenhuma novidade, porém os ladrões virtuais estão sempre inventando uma nova forma de roubar as pessoas. E o mais recente aplicado na praça, identificado pela empresa de segurança virtual ESET, acontece através do envio de um SMS contendo um link disfarçado de confiável com objetivo de roubar dados bancários e informações pessoais.


A técnica está usada pelos hackers foi apelidada de Smishing, uma junção das siglas SMS e phishing. Quando o usuário clica sobre o link malicioso recebido por mensagem de texto o mesmo acaba sendo redirecionado para um site que simula a página legítima de um banco, que de forma muito estranha solicita o preenchimento de dados como o CPF; muito utilizado como forma de login no internet banking, nome, senha e informações do tipo. Ao concluir a ação, tudo é enviado para os cibercriminosos, que de forma ágil e fácil conseguem ter acesso a conta bancária da vítima.

Brasil é líder em golpes bancários

Por mais curioso que isso pareça, o país em que as instituições bancárias estão sempre lucrando anualmente cada vez mais, mesmo em tempos de crise econômica, o mesmo relatório da ESET aponta que ameaças virtuais envolvendo o nome dessas instituições estão no TOP10 das mais aplicadas por aqui. Além disso, o phishing. técnica do qual arquivos e links maliciosos são enviados no corpo da mensagem ou em anexo, é o mais utilizado pelos hackers.

Diante todos os fatos apresentados, mais uma vez nós ressaltamos a importância de sempre desconfiar de mensagens pedindo seus dados. Sem falar que os bancos sempre ressaltam que não solicitam qualquer coisa envolvendo informações pessoais através de e-mail e SMS. Recentemente, por exemplo, hackers estão até mesmo utilizando o Facebook como via de atrair novas vítimas. Por isso, fique atento!


5

Comentários

Golpe na praça! Hackers utilizam falsa página de banco para roubar usuários
  • Como sempre terá um inocente que cai nessas coisas e depois culpa o sistema.
    Quem usa bancos para coisas mais críticas em um SO, deveria ter o mínimo de entendimento de como a coisa funciona. Assim, posso até afirmar que nunca teria problemas.

      • Pessoal pc que se utiliza para acessar bancos NÃO pode ser utilizado para acessar outros sites. E ainda de preferencia usar certificado digital, além do ANTIVIRUS pago, que é atualizável sempre e elevar os níveis de segurança quase ao extremo. Banco quer motivos para não indenizar o cliente.Portanto não dê motivos para eles.

          • Mas, mas, mas o que isso tem a ver com Android?

              • Pena que tem muitas pessoas que não sabem desse perigo, eu mesmo evito de clicar em qualquer link, e as mensagens como armadilhas para roubar seus dados.
                É bom orientar os amigos e os familiares que são leigos nesses assuntos de tecnologia, afinal informação nunca é demais.

                  • Engraçado onde entra o Robô Doido nessa história ?

                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas