LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Veja dicas para explorar mais o potencial Allo, o novo mensageiro do Google

26 de setembro de 2016 0

O Google Allo finalmente foi lançado na semana passada para todos os usuários Android e iOS. O novo mensageiro do Google, apesar de já ter ultrapassado 1 milhão de downloads, ainda tem muito chão para percorrer se quiser, de fato, concorrer com WhatsApp ou Facebook Messenger, mas já chegou com algumas novidades bastante interessantes, como o Assistant.

Abaixo, vamos citar algumas funções que achamos bacanas e que pouca gente experimentou até agora. E, como sempre, vale a pena ir fuçando e explorando pra descobrir mais e desvendar um pouco mais o poder deste novo app, que junta praticamente todas as melhores coisas que o Google já lançou em uma só ferramenta.

Buscar conversas

Busca por conteúdo de chat no Allo

Às vezes você quer se lembrar se já falou algo para uma determinada pessoa, ou quer simplesmente saber para quem já contou algum acontecimento específico, ou até ganhar uma discussão citando algo que já foi combinado, mas a mensagem se perde em meio a vários chats. Com o Google Allo, você pode fazer uma busca por algum termo ou frase e encontrar em quais conversas ele foi citado. Não precisa nem buscar em chat por chat, é só fazer uma busca na tela da lista de conversas que o termo será buscado em todas elas.

Stickers

Stickers exclusivos em Allo

Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Assim como no Facebook Messenger e no Telegram, o Allo também permite o envio de stickers. São dezenas de pacotes com imagens criadas por artistas especialmente para facilitar o chat no mensageiro.

Para adicionar um sticker, basta tocar no símbolo de + no canto esquerdo da caixa de texto e selecionar o ícone com uma carinha feliz. É possível adicionar mais pacotes tocando na carinha feliz com um + no canto direito.

Desenhar em fotos

Allo permite desenhar em fotos antes de enviar

Um recurso bem bacana do Google Allo, desenhar nas fotos permite que você destaque alguma informação ou deixe uma foto ainda mais divertida antes de enviar para um contato. Para desenhar em uma foto, basta capturar uma imagem direto pela câmera do mensageiro ou escolher uma na sua galera, e depois tocar no ícone de edição antes de enviar. Infelizmente, porém, só é possível editar uma imagem antes de enviar.

Mensagens incógnitas

Conversa incógnita no Allo

Assim como no Telegram, o Allo também permite mensagens incógnitas, cujo conteúdo, promete, nem mesmo o Google tem acesso. E ainda dá para escolher um tempo para que ela se autodestrua: 5 segundos, 10 segundos, 30 segundos, 1 minuto, 1 dia, 1 semana ou desativado. Cada mensagem pode ter o seu próprio período de autodestruição, e ele é contado para o remetente a partir do momento que é enviada, e para o destinatário a partir do momento em que é aberta.

Esses chats são protegidos ainda com criptografia de ponta-a-ponta, e as notificações não mostram o conteúdo da mensagem, exibindo apenas um "Você tem uma nova mensagem", identificando o app com o ícone e o nome. Parece bastante seguro, apesar de toda a preocupação demonstrada por Snowden.

Lembretes

Lembrete diário do clima

Você provavelmente já leu bastante sobre o Google Assistant, o assistente virtual que integra o Allo. Se já o explorou, tem uma boa ideia do que ele é capaz de fazer, desde jogos até buscas no Google. Mas ele também funciona como uma espécie de Siri mesmo, acertando alarmes e timers em seu dispositivo.

Mas o Assistant – que, diz, não tem sexo definido – pode fazer muito mais. Você pode programá-lo para mostrar o clima em uma cidade específica, notícias de um assunto específico e até mesmo a classificação e resultados do Campeonato Brasileiro. É só pedir para: “show me tech news”, por exemplo, e então acertar um lembrete diário, escolhendo a hora em que ele aparecerá. Isto também vale para o clima.

Por enquanto, ele ainda não consegue diferenciar muitos assuntos específicos, e só mostra resultados em inglês. Se você pedir para ele te mostrar notícias do TudoCelular, ele vai mostrar um resultado de busca por “tudocelular news”, por exemplo. Se pedir notícias de um time de futebol, a mesma coisa. Mas vale a pena ir tentando, pois dependendo do assunto, pode ser que ele entenda exatamente o que você quer.

Procurar e-mails

Busca por emails sobre TudoCelular no Allo

O Assistant também consegue buscar emails de contatos conhecidos ou assuntos específicos. É a mesma coisa que abrir o seu Gmail e fazer uma busca, mas se você já está no Allo, basta ir até a tela de chat com o assistente e pedir “show me emails from Tia Zeferina”, ou “show me emails about TudoCelular”, por exemplo. Também é possível conferir todos os emails de uma data, para conferir, por exemplo, se você enviou aquele relatório importantíssimo ao seu chefe.

Reforçando, é interessante que você mesmo explore e descubra mais funções, até porque cada usuário tem as suas particularidades no uso de um dispositivo e de um aplicativo. Infelizmente, o Assistant só compreende o inglês por enquanto, e não quer revelar se tem alguma previsão para falar em português (apesar de já ter admitido que está aprendendo). Se tem alguma função que não foi citada aqui, mas que você já utilizou e achou digna de nota, conte-nos sobre sua experiência nos comentários abaixo.


0

Comentários

Veja dicas para explorar mais o potencial Allo, o novo mensageiro do Google

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas