LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vá em paz, Firefox OS! Mozilla explica a morte prematura do sistema operacional

29 de setembro de 2016 37

Parece que o Firefox OS está mesmo próximo de deixar seu último adeus para os usuários. O sistema operacional móvel da Mozilla foi lançado com intuito de embarcar em dispositivos portáteis de baixo custo, já que prioriza o baixo consumo de recursos, como processamento e memória RAM. A lista de sistemas móveis com data de partida continua aumentando, Symbian, Blackberry 10 e agora, o Firefox OS.

A Mozilla sempre impediu o desenvolvimento comercial do sistema, ressaltando a natureza livre do projeto, que logo, começou a decretar aos poucos o fim da plataforma. Não é novidade dizer que Android e iOS dominam com folga o mercado, juntos conseguem abranger praticamente todos os smartphones do mundo, como apresenta o gráfico abaixo.


Com o domínio das plataformas do Google e Apple, é muito difícil encontrar desenvolvedores que possam trabalhar voluntariamente em alternativas como o Firefox OS. O BlackBerry 10 por exemplo, é umas das mais recentes vítimas fatais da poderosa dupla Android/iOS. O sistema apresentava uma ótima fluidez e simplicidade na interface, mas não foi suficiente para vencer os gigantes da tecnologia. A BlackBerry anunciou que não tem mais interesse em seguir com o desenvolvimento do SO, e está focando agora em outros projetos, e como visto em matérias prévias, até própria empresa canadense parece estar de fato querendo investir no querido robozinho verde do Google.

Até mesmo a Microsoft com toda sua magnitude e poder, não conseguiu manter o ritmo das rivais, e o esforço da empresa para continuar com o desenvolvimento do Windows Phone foi quase um martírio. Mesmo após a aquisição do hardware da Nokia, a batalha da gigante de Redmond para promoção da plataforma continua perdendo a força (especialmente em nível comercial).


Mas afinal, onde está o erro?

O Firefox OS nasceu com um conceito muito promissor, o SO era baseado no kernel Linux (exatamente como o Android), construído em HTML5, JavaScript e CSS3, com o código livre, tornou-se então um prato cheio para os desenvolvedores. O modesto sistema da Mozilla sempre foi suficientemente otimizado, e nunca necessitou de muitos recursos para ser executado, fato este que inclusive é informado nas próprias especificações na página oficial da plataforma.

Apesar de ser uma alternativa livre, talvez esse tenha sido um dos piores erros da Mozilla, que não imaginou a proporção que o Android e iOS teriam, o que acabou por ofuscar completamente o Firefox OS, que não conseguiu acompanhar todos os recursos oferecidos pelas plataformas que seguiam pelo mesmo caminho. Assim o sistema começou a perder desenvolvedores envolvidos com o projeto, e obviamente, também perdeu aplicativos, visto que todos migraram para o Android.

Segundo a própria Mozilla, a morte do sistema móvel da companhia era iminente desde o fim de 2015, pois já em dezembro a organização anunciou que estava encerrando a venda de smartphones com o Firefox OS embarcado. A nota formal por parte da organização era de que agora estaria investindo em outros dispositivos, como televisores, por exemplo, mas infelizmente, essa semana, a organização ressaltou que está decidida em cessar o desenvolvimento da plataforma de forma definitiva.

O vice-presidente da Mozilla, Ari Jaaksi, publicou no site da plataforma que a versão 2.6 será lançada em outubro, e funcionará como um ‘sistema de transição’ para novos projetos que serão desenvolvidos pela organização. Com a chegada então da última versão, o Firefox OS dará seu último e definitivo adeus.


37

Comentários

Vá em paz, Firefox OS! Mozilla explica a morte prematura do sistema operacional
  • O que vejo aqui é muita gente falando mal do W10M, mas me pergunto quantos usaram realmente o sistema, já fui usuário de Android e por pouco tempo de IOS. O IOS é ótimo mas duas coisas pesaram pra eu deixar de usar, uma é que o sistema nã o me da liberdade nenhuma, não posso fazer nada é irritante não poder passar um vídeo ou uma música que goste e que está no pc de amigo pq o cara não tem Itunes," A isso é pra deixar o sistema mais seguro", KCT, eu não sou nenhum idiota, sei perfeitamente o que pode ou não ferrar o sisteme, e se mesmo assim eu quiser me arriscar eu quero ter este direito, eu paguei por isso o telefone é meu se ele der problema o problema é meu. Tendo já esta irritação comigo quando me ofereceram dinheiro por ele vendi sem pestanejar. Já o Android, usei bastante tive dois celulares com o sistema, gostava muito, se bem que meu Moto G 3 dava uns engasgos frequentes, quando perdi este resolvi apostar num celular com windows phone 8.1. Me deparei com uma falta de apps e os que tinham eram bem capados se comparados aos dos outros SOs.Facebook, Instagram, Messenger Tweeter eram verdadeiros lixos, pensei realmente em voltar para o robozinho, mas resolvi esperar a atualização para o W10M e não me arrependo, não sou um usuário de apps modinha no meu cel só tem apps que realmente são necessários pra mim. Snapchat, não ficou nem um dia instalado no meu android. Depois da atualização os apps deram um salto enorme de qualidade(concordo que falta melhorar), mas melhoraram muito a fuidez do sistema é impressionante e eu ainda tenho aquela sensação , que todo mundo gosta, de não me sentir mais um no meio da multidão. De verdade, só volto a usar Android se meu celular der problema ou for roubado e eu não encontrar outro com o sistema W10M pra comprar. Mas não penem que sou fanboy, dificilmente indico W10M pra alguém, quando algum amigo pergunta se é bom digo que me satisfaz completamente, mas que dependendo do perfil dele talvez não aconteça da mesma forma. Realmente espero que Microsoft continue com sistema e que novos aparelhos cheguem ao Brasil pois não gosto comprar importado. Escrevi este textão, que ninguém vai ler, acredito, só pq queria falar alguma coisa aqueles que criticam sem conhecer o sistema.

    • Pois a idéia é interessante, um OS construido em HTML 5 e CSS, com certeza seria muito mais leve. Seria ótimo se tivesse se solidificado.

        • burro são os que vivem desejando a morte de novos sistemas, vivendo nesse duopólio que inibe a invoação... proposta maravilhosa a do firefox os, apps em html5 e javascript... será que um dia veremos um sistema proprietário como o da apple numa tv comum? ou do continium? pois é...

          • Android >> podem acabar com os outros.

              • unico zumbi é o w10 nem ta morto nem ta vivo

                  • Duopólio, desgraçado, um sistema dominando tudo e outro para um nicho especifico, realmente o setor mobile atual, esta uma M.... se continuar desse jeito, a Google vai apertar de vez o botão de Fo.......se e a Apple vai continuar se achando o Maximo, ou seja, não vai ter para onde correr, se o cara não curte o Android, vai ter que pagar uma fortuna em um Iphone, se o cara não curte o IOS, vai ser obrigado a usar Android, mesmo que não queira, triste isso, um mar de Androids e Iphones caros, inovação zero, concorrência zero e a mesma coisa que o cara ir comprar um carro e só poder escolher duas marcas, vai comprar uma televisão e só pode escolher duas marcas, infelizmente o mercado e os Devs querem assim, então vai ser assim, durante muito tempo, no setor mobile.

                      • Quem manda a Microsoft investir em um sistema de merda. E que agora vira as costas para o consumidor final. Em 2018, use o seu querido Surface Phone (você e os outros 15 usuários).

                          • Hater detectado! Eu não uso Windows 10 mobile, uso Android e mesmo assim queria que tivesse concorrencia nesse mercado mobile, um sistema dominando tudo e outro só para um nicho de mercado é ridículo, não é porque eu uso Android, que vou ridicularizar quem usa outros sistemas operacionais, gosto é igual a C..... cada um tem o seu, se o cara curte Windows mobile, IOS, Android, ou seja la qual surgir depois, eu não tenho nada a ver com isso, gosto não se discute, só acho que esse Duopólio no setor mobile, em vez de ajudar só prejudica os consumidores, concorrencia, mesmo que seja pequena, ja ajuda e muito a melhorar as coisas e equilibrar esse setor.

                          • Minha mae tinha um LG com este FFOS, não tem nada de útil na app store.

                              • Daqui a pouco vai ter uma notícia aqui parecida

                                Mas com o W10M

                                  • O que acabou com o Windows Mobile foram as Tiles. A ideia é boa, mas na prática não funciona. Se não fosse esse conceito de Tiles, a MS tinha sobrevivido no mobile

                                      • Isso depende muito, eu já acho as tiles a melhor coisa do sistema pela praticidade, de vc já ver nas próprias tiles uma prévia do que vai ver quando abrir o app e pela diferença, chega a se ridículo a semelhança de interface do IOS e do Android.

                                      • O sentimento é de que a Microsoft perdeu o tempo do mobile.

                                        Visualmente o Windows Mobile 6.5 é mais bonito do que o 7, 8 e 10. E os usuários se ligam em visual!

                                        É praticamente impossível a MS reverter o quadro. Esboçou uma última reação em 2013/14 com a Nokia/Lumia. Depois disso acabou de vez. Só falta enterrar.

                                        • "Até mesmo a Microsoft com toda sua magnitude e poder, não conseguiu
                                          manter o ritmo das rivais, e o esforço da empresa para continuar com o
                                          desenvolvimento do Windows Phone foi quase um martírio.
                                          " Com 0,6% conforme o gráfico, vocês já sabem o próximo velório.

                                          • Morre todo mundo, menos o Windows 10 Mobile.

                                              • As outras assumem o fracasso e jogam a toalha.
                                                Já a MS é birrenta. Não assume que fracassou geral.

                                                Brincadeirinha. A MS tem bilhões pra gastar (não sei até quando) e como o pessoal trabalha em um Windows 10 pra todas as coisas, então o Windows 10 Mobile fica ali de lambuja. Se um dia der certo, valeu. Se não der certo, tudo bem.

                                                  • Esses bilhões que ela tem parece que não gasta mais no mobile. Parece que a equipe tem 15 pessoas kkkkkk

                                                      • Assumir um fracasso desse impacta negativamente nas ações da empresa. Ela dificilmente vai assumir que o WM morreu. Ela vai apagando aos poucos. Quando ninguém mais lembrar ela encerra. Não há mais reação e ela sabe disso. Por isso ela está lançando os apps próprios para outras plataformas.

                                                          • Não mesmo. A Microsoft desde a chegada de Nadella como CEO excluiu o conceito de exclusivos de seu universo (ficando apenas para jogos Xbox). Principalmente, por não ter dado nenhum resultado positivo. Deu mais errado, que certo. O fato de lançar apps para outros sistemas é nada mais que está onde seus usuários estão.

                                                              • Sim, uma empresa do tamanho da MS não pode cortar o cordão umbilical assim de uma vez.

                                                              • De todos que morreram, nenhum podia se dar o luxo de ficar sugando recursos da empresa como o Windows 10 Mobile.

                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas