LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google desenvolverá o hardware dos próximos smartphones da linha Pixel

05 de outubro de 2016 44

Ainda em 2015, surgiram os primeiros rumores de que Google teria planos de desenvolver seu próprio chipset para futuros smartphones. Nesta terça-feira (04), a gigante das buscas lançou os primeiros telefones da linha Pixel, mas estes ainda contam com chipset desenvolvido pela Qualcomm. No entanto, isso mudará em breve, como informado pela empresa em entrevista ao Bloomberg.

Google informa que realizou um investimento de US$ 400 bilhões para a produção de seu próprio hardware. A empresa busca seguir os passos da Apple ao desenvolver smartphones, sistema, aplicações e serviços. O diferencial da linha Pixel para a linha Nexus é que não há intervenção de qualquer empresa. Desta forma, Google pode trabalhar livremente para produzir produtos com melhor integração possível com o Android e seus demais serviços.

Google sempre evitou desenvolver seus próprios smartphones para evitar pôr em risco as parcerias com grandes empresas do ramo como Samsung e LG. “Google agora é dona do seu próprio hardware”, informou Rick Osterloh, chefe da divisão de hardware da empresa. Ele informou que Google está buscando fechar parcerias com operadoras em vários países para expansão nas vendas dos smartphones da linha Pixel. Além disso, a busca por componentes para abastecimento e gestão de distribuição são as atuais preocupações da empresa.

Google por seis anos veio usando empresas parceiras para a produção de dispositivos da linha Nexus. Por mais que os produtos fossem bem aceitos no mercado, a companhia não estava satisfeita com o resultado final. Durante anos veio estudando uma forma de oferecer uma experiência otimizada como é vista no iPhone. No entanto, a empresa não busca ficar apenas em smartphones. No evento da última terça-feira vimos vários produtos sendo lançados, e todos eles conectados ao Google Assistent, o novo assistente pessoal da empresa. Este foi só um demonstrativo do que a companhia vem trabalhando para o futuro.

Investir na produção do próprio hardware é um compromisso financeiro e operacional arriscado, mas Google precisava oferecer o seu próprio smartphone para garantir a distribuição dos seus serviços, assim como ter uma plataforma otimizada para VR. E de acordo com Dave Burke, responsável pelo setor de engenharia da empresa, Google iniciou o desenvolvimento dos novos smartphones na metade de 2015. Os aparelhos foram criados do zero, diferente dos modelos da linha Nexus que eram 90% desenvolvidos por empresas parceiras.

Google produzirá seus próprios chipsets

Durante a entrevista Osterloh comentou que Google pretende ir além nos próximos produtos da linha Pixel e desenvolver os seus próprios componentes. Desta forma, a empresa poderia cortar a sua dependência da Qualcomm. Infelizmente não foi citado que tipo de componentes a empresa tem mente, mas rumores anteriores indicaram que Google estaria buscando desenvolver sua própria CPU e GPU para oferecer uma experiência única com seus produtos.

A HTC foi a responsável por fabricar os smartphones da linha Pixel, mas a fabricante taiwanesa não participou do projeto de desenvolvimento (como aconteceu nos modelos Nexus). Assim como a Apple recorre à Foxconn para a produção do iPhone, Google usará a HTC, ou até outras fabricantes, para produzir os seus futuros produtos. O que importa é que na linha Pixel todas as decisões são tomadas pela Google e apenas por ela.


44

Comentários

Google desenvolverá o hardware dos próximos smartphones da linha Pixel

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas