LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Leitor de digitais do Xperia XZ ou X Compact não funciona? Veja aqui como solucionar

06 de outubro de 2016 6

Os smartphones Xperia XZ e X Compact foi lançado nos Estados Unidos sem o leitor de digitais. Na verdade, o hardware está ali, mas desativado por software. Como já falamos aqui anteriormente, há um método bem simples de ativar o recurso, bastando, para isto, instalar o software de outro país, como, por exemplo, do Reino Unido – e, consequentemente, mantendo o idioma.

O pessoal do Xperia Blog testou o sistema e conseguiu com êxito. Há um tópico no fórum XDA Developers explicando o passo a passo, mas é bem simples. Basicamente, você vai precisar baixar e instalar a Xperifirm, Xperia Companion e Flashtool. Segundo o usuário que realizou o processo, demora cerca de dois minutos.

Observação: Este passo a passo é somente para o caso de o leitor de digitais estar desativado por software. Antes de seguir lendo, vá até as opções de bloqueio de tela e segurança e verifique se é possível ativar a leitura biométrica. Se não aparecer a opção da leitura de digitais para desbloquear a tela, siga com o passo a passo a seguir, lembrando que isto pode encerrar a garantia do dispositivo. Siga por sua conta e risco.

O passo a passo a seguir funciona tanto para o Xperia XZ quanto para o X Compact. Porém, apesar de ser fácil, não é recomendável se você não tiver muita certeza do que está fazendo, visto que instalar ROMs customizadas por danificar o seu telefone – e o Xperia XZ não é nada barato.

  1. Baixe o Xperifirm, o Xperia Compation (do site da Sony, aqui) e o Flashtool;
  2. Abra o Xperifirm e encontre a ROM do Reino Unido para o seu modelo, seja o X Compact ou o XZ;
  3. Apague o arquivo fwfinfo.xml da pasta baixada e converta-a em um arquivo .ftf com o Flashtool. Para isto, abra o programa, vá até Tools > Create e selecione a pasta baixada. Escolha o disposiivo, coloque “Customized UK” em branding e coloque o número da versão, com os pontos. Selecione os arquivos no lado direito e passe todos para o direito, clicando na seta;
  4. Clique em Create para criar o .ftf e salve-o em uma pasta como c:/users/SEUUSUARIO/.flashtool/firmwares. Se o programa pedir para usar o default.fsc, diga não;
  5. Com o Flashtool aberto, desligue seu smartphone e, segurando o botão baixar volume, plugue-o no PC. O Flashtool deve avisar que detectou o aparelho em flashmode;
  6. Clique no botão com um relâmpago e selecione flashmode, e então escolha o arquivo .ftf que você criou. Clique em flash, e, caso apareça de novo a pergunta sobre o default.fsc, diga novamente não;
  7. Aguarde alguns minutos para a preparação e instalação dos arquivos. Finalizado, é só desplugar o telefone, ligar e aproveitar o leitor de digitais ativado.

Reforçando, não faça esse procedimento se você não tiver certeza do que está fazendo. O TudoCelular não se responsabiliza por eventuais danos no aparelho. Lembre-se que instalar ROMs customizadas provoca a perda da garantia. Mesmo que seja uma ROM oficial, não é a que deveria estar em seu dispositivo.


  • O Sony Xperia XZ ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia X Compact ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

6

Comentários

Leitor de digitais do Xperia XZ ou X Compact não funciona? Veja aqui como solucionar

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas