LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google explica porque o Pixel não tem estabilização óptica de imagem

11 de outubro de 2016 29

Entusiastas do mercado de telefonia móvel que também estão ligados no mundo de fotografia estranharam a ausência do motor OIS – ou Optical Image Stabilization, estabilização óptica de imagem, em tradução literal – nos novíssimos telefones feitos pela Google. Pixel e Pixel XL foram apresentados como dois dos melhores smartphones do presente momento, mas não contam com a função tão prezada em modelos de elite. Mas, no final das contas, há um motivo para isso ter acontecido.

Em um fórum oficial da Google, um funcionário, cujo nome de usuário é IsaacOnCamera, quebra o silêncio ao comentar sobre a falta do motor de estabilização óptica de imagem em ambos os integrantes da novíssima linha Pixel. De acordo com ele, há uma tecnologia presente que “canibalizaria” a OIS. Trata-se da EIS – ou Electronic Image Stabilization, estabilização eletrônica de imagem – capaz de simular a versão óptica, porém usando unicamente recursos digitais. O porquê é dado pelo empregado.

Imagem: linha Google Pixel.

Usando suas palavras, Isaac diz que OIS e o EIS não são mutualmente exclusivos, ou seja, um pode existir sem atrapalhar o outro, porém seria um apelo superficial ao Pixel e Pixel XL. Seguindo seu conceito, a tecnologia óptica consegue obter melhores resultados em ambientes de baixa iluminação, enquanto o modelo eletrônico apresenta produtos superiores em vídeo. Além disso, há um alto custo financeiro e industrial quando se decide colocar a estabilização óptica em um smartphone, diz ele.

OIS requer um certo espaço físico para ser implementado. Isto faria com que a câmera principal do Google Pixel e Pixel XL se tornasse mais espessa, alterando completamente o visual do par de telefones. Enquanto ele consegue adicionar o motion blur, esse motor também faz crescer o tempo de exposição. Para ser capaz de reverter a “perda da qualidade” ao apostar integralmente no EIS, Google fez questão de aumentar o tamanho dos pixels capturados tanto pelo Pixel quanto pelo Pixel XL, oferecendo uma alta qualidade em cenários noturnos.

Google Pixel e Pixel XL têm a melhor câmera portátil do mundo

De acordo com o DxOMark, Google administra o título de melhor câmera em portáteis no Pixel e Pixel XL. De fato, o sensor de 12,3 megapixels tem cartas na manga, como o modo HDR sempre ativo e algoritmos que, em tempo real, corrigem imperfeições capturadas pelos telefones. O melhor é que a estabilização eletrônica de imagem funciona até mesmo em vídeos com resolução 4K, em contraste com o limite de Full HD apresentado pelo rival óptico. Seja como for, tudo dentro da linha Pixel parece ter sido cautelosamente estudado pela Google.


29

Comentários

Google explica porque o Pixel não tem estabilização óptica de imagem

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas