Apple 17 Out
O relatório Global App Power Consumption (Consumo Global de Energia por Apps, em tradução livre), que acaba de ser publicado pelo DU Group, pertencente ao Baidu – o Google chinês – mostra o quanto os brasileiros sofrem com a vida da bateria de seus smartphones.
Segundo os dados do documento, o país é o segundo no ranking dos povos que ficam menos tempo longe das tomadas, com um tempo em standby (entre a desconexão do carregador até o início da próxima carga) médio de 17,9 horas. Apenas os indonésios ficam à nossa frente, com 12,8 horas entre uma carga e outra.
Isto significa que o brasileiro médio faz uma carga em seu smartphone a cada dia e meio, praticamente, enquanto os indonésios ficam pouco mais de meio dia longe das tomadas. Os usuários dos Estados Unidos ficaram com a terceira posição, com média de 18,2 horas, pouco a mais que nós.
Enquanto isso, na Alemanha, o usuário de smartphone médio fica quase um dia e meio longe das tomadas, com 32,1 horas entre cada carga. Nova Zelândia (27,7 horas) e Austrália (26,7 horas) completam o pódio dos povos que menos carregam seus smartphones.
A média global é de 21,7 horas entre cada carga, o que significa que a maioria dos usuários carrega o smartphone todos os dias. Foram analisados apenas os dispositivos Android.
Apps mais gastões e apps "verdes"
O estudo ainda separou os apps em quatro categorias: aqueles que consomem mais energia, rotulados com a etiqueta vermelha; os menos gastões, etiqueta verde; aqueles que consomem bastante em primeiro plano e pouco em segundo, etiqueta branca; e os que drenam energia em segundo plano, mas não gastam tanto em primeiro, etiqueta preta.
- Twitter, Viber, Spotify e outros apps populares são classificados como verdes, devido ao fato de consumirem menos energia que a média ao rodar em primeiro ou em segundo planos.
- Clash of Clans, Subway Surfer, Candy Crush Saga e outros jogos populares são classficados como vermelhos, por consumirem a vida da bateria em uma quantidade acima da média ao rodar em primeiro ou em segundo planos.
Outros pontos destacados pelo estudo são:
- Jogos educacionais são os que mais consomem energia no primeiro plano;
- Apps de saúde e esportes drenam mais bateria ao rodar em primeiro e segundo plano;
- Aplicativos de apostas gastam mais bateria em segundo plano;
- Apps de utilidades são a maioria dos rotulados como verdes
- Jogos dominam os apps rotulados como vermelhos, com o Snapchat como intruso;
- Há menos aplicativos categorizados como brancos ou pretos.
Os dados foram obtidos com a ajuda da M2 Catalyst, enquanto a popularidade dos aplicativos Android foi verificada de acordo com listagem da App Annie. As informações foram coletadas durante o último trimestre.
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