LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Quantum Muv | Vídeo do TudoCelular

23 de outubro de 2016 14

A Quantum surpreendeu muita gente em 2015 ao se separar da Positivo e surgir como uma startup independente no ramo de smartphones, iniciando sua empreitada com um grande foco no custo-benefício. Após conseguir romper a desconfiança que toda empresa nacional conta por parte dos consumidores brasileiros em relação à sua qualidade com o Go, a companhia resolveu aumentar seu investimento partindo para o nicho de telas maiores, apresentando o Muv e o Muv Pro como dois modelos phablets intermediários.

Como o nome já diz, o Muv é o mais básico deles, contando com especificações voltadas a quem busca apenas por acesso a redes sociais, navegação web e outras tarefas do gênero, mas que não devem satisfazer quem pretende executar jogos mais pesados. O grande diferencial do aparelho, pelo que pode ser visto logo de cara, é seu design, algo raro de encontrar em um modelo inteiramente construído em plástico.

Embalagem e acessórios

Começando pela embalagem do Muv, temos uma caixa bastante sóbria, predominantemente coberta por um acabamento fosco na cor azul-marinho e com as inscrições "Quantum Müv" em sua parte frontal. Abrindo, vemos o smartphone com sua parte traseira voltada para fora, sendo este modelo escolhido por nós na cor azul, mas lembrando que ele pode ser adquirido também em dourado ou rosa.

Tirando o aparelho e abrindo o "compartimento secreto" da caixa, temos os acessórios disponibilizados em três áreas distintas. Os fones de ouvido e o carregador de tomada com saída de 1A ficam na parte esquerda, a bateria ao centro junto dos manuais, termos de garantia e adesivo, e o cabo USB com ponta microUSB fica na área à direita. Vale destaque aqui pros fones, que ao menos esteticamente são bem interessantes.

Design

Este é provavelmente o ponto de maior destaque do Muv, já que dificilmente temos um modelo construído totalmente em plástico que consiga contar com um visual tão elegante. Isto, porém, é algo que agrada mais à visão do que ao tato, sendo nítida a escolha por materiais de qualidade não tão boa assim por parte da Quantum para baratear os custos do dispositivo.

O Muv conta com exatamente as mesmas dimensões do modelo Pro, com 152.9 mm de altura por 76.8 mm de largura, o que não é algo tão grande para um aparelho com tela de 5,5 polegadas. Ele tem ainda 8,2 mm de espessura e pesa 148 gramas, garantindo assim que não vá incomodar ao ser colocado no bolso da calça, ao menos na maioria dos casos.

Especificações técnicas e interface


A Quantum usa uma interface pouco customizada sobre o Android 6.0 Marshmallow, sendo encontrada alguma personalização apenas nos ícones e na grade de apps, enquanto diversos aplicativos nativos e até mesmo a central de ações são exatamente os mesmos que temos na versão pura do robozinho verde. Isto deve agradar quem busca por algo mais simples e direto, além de ajudar para que a companhia consiga entregar atualizações de sistema operacional mais rapidamente.

Nestes primeiros testes foi possível notarmos ainda alguns poucos apps nativos que passaram por personalização pelas mãos da Quantum, sendo principalmente ferramentas para multimídia como o reprodutor de músicas e o rádio FM, além do gerenciador de arquivos e da aplicação de câmera, que por sinal foi onde a empresa mais se preocupou em inserir funcionalidades extras.

O Muv conta com as seguintes especificações técnicas:

  • Tela AMOLED de 5,5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels)
  • Chipset MediaTek MT6735P 64-bit Quad-Core 1 GHz
  • GPU ARM Mali-T720
  • 1 GB de RAM
  • 16 GB de espaço para armazenamento interno, expansível via cartão microSD de até 128 GB
  • Câmera principal de 13 megapixels com abertura f/2.2
  • Câmera frontal de 8 megapixels
  • Dual-SIM
  • 4G LTE
  • Bateria de 2.800 mAh
  • Sistema operacional Android 6.0 Marshmallow

Câmeras


Como dito, o app nativo de câmera é um dos principais destaques em termos de customização da interface da Quantum, incluindo uma série de funcionalidades interessantes como personalização manual de brilho, contraste, nitidez, tonalidade e saturação para as fotos, além de controle por gestos, reconhecimento de sorriso e modo HDR tanto para a câmera principal quanto para a frontal. Nas selfies, por sinal, temos ainda um "flash" onde a tela é quase toda iluminada, deixando apenas um pequeno espaço para sua visualização.

Outros dois modos foram também incluídos pela Quantum, sendo o tradicional modo panorama onde você poderá ampliar seu campo de visão ao capturar diversas fotos e uni-las no resultado final, além de um modo "embelezador", que permite realizar alguns ajustes em retratos, sejam eles feitos com a câmera principal ou com a frontal.

Q&A

Faremos alguns testes específicos durante os próximos dias para vermos como o Muv se sai nas mais variadas situações. Caso tenha alguma dúvida sobre o dispositivo em qualquer quesito, deixe-a em nossa seção de comentários que a responderemos da melhor maneira possível nos próximos vídeos.

Fique atento pois no próximo dia 26 de outubro será feito o nosso teste de bateria em tempo real, onde você poderá descobrir se os 2.800 mAh disponibilizados pela Quantum para o Muv serão capazes de manter o aparelho funcionando por um dia inteiro de uso como aconteceu com sua versão Pro.

O Quantum MUV ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Quantum Muv | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas