LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anistia Internacional avalia e resenha se seu mensageiro favorito é seguro ou não

24 de outubro de 2016 6

A Anistia Internacional, ONG com atuação em todo o mundo em prol dos Direitos Humanos, criou um ranking com os aplicativos de troca de mensagem que usam criptografia para ver, se de fato, os programas são seguros realmente.

Apesar de todas as críticas envolvendo a Justiça brasileira, o WhatsApp parece como um dos mensageiros, assim como o iMessage e o FaceTime, ambos da Apple. Os internautas, alerta a entidade, devem ter um pé atrás quando se trata de Skype, Snapchat e Hangouts. Nenhum destes apps possui criptografia de ponta-a-ponta.


Segundo os ativistas, as nossas redes de comunicação estão sob ameaça constante de criminosos virtuais, hackers maliciosos e espionagem injustificada pelas autoridades e governo. "Os jovens, ativistas e jornalistas que compartilham detalhes pessoais sobre aplicativos de mensagens estão especialmente em risco", consta no comunicado. Veja abaixo como é a avaliação da segurança de cada um dos mensageiros:

Messenger e WhatsApp


Facebook, cujas mensagens instantâneas dos programas Messenger e WhatsApp juntos somam 2 bilhões de usuários, é conhecido por oferecer criptografia de ponta-a-ponta a seus usuários e essa característica anima a Anistia Internacional.

Pontuação 73/ 100

WhatsApp é o único aplicativo onde os usuários estão explicitamente avisados quando a criptografia não é aplicada a uma conversa particular, mas o Messenger não aplica a criptografia de ponta-a-ponta como um padrão e não avisa que as conversas regulares são protegidas com uma forma mais fraca de criptografia.

iMessage e FaceTime


Os dois programas da Apple também são elogiados pela Anistia Internacional, mas necessitam melhorar em alguns aspectos ainda, avalia a instituição.

Pontuação 67/100

A Apple também tomou uma posição pública contra ‘backdoors de criptografia’ e revela pedidos do governo para tentativas de acesso aos dados. No entanto, a empresa deve fazer mais para notificar os usuários dentro dos próprios aplicativos sobre quando suas informações estão protegidas através de criptografia de ponta-a-ponta e quando não é (por exemplo, quando você enviar uma mensagem para um usuário de outro dispositivo que não iPhone).

Telegram


O mensageiro russo que utiliza o marketing de ser o mais seguro do mundo, muito embora tenha sofrido uma tentativa de ataque hacker recentemente, como visto, tem uma pontuação menor que os rivais WhatsApp e Messenger. No entanto, no quesito segurança do usuário ele fica no mesmo patamar que os apps da Apple. O Telegram soma 100 milhões de usuários ativos mensais, mas deve fazer uns ajustes para ficar melhor.

Pontuação 67/100

Ele se classifica como um aplicativo de mensagens seguras e toma uma posição forte em proteger a privacidade e a liberdade de expressão dos usuários. É, portanto, surpreendente que a empresa não ponha em criptografia de ponta-a-ponta como um padrão, e os usuários não recebem nenhum aviso quando eles estão usando criptografia mais fraca.

Allo, Duo e Hangout


A partir daqui, as coisas vão ladeira abaixo. Os programas desenvolvidos pelo Google são bem vulneráveis aos usuários. O exilado em analista da NSA, Edward Snowden, inclusive, já recomendou que as pessoais evitem o Allo por enquanto.

Pontuação 53/100

Há criptografia de ponta-a-ponta do Duo, mas ela é apenas opcional em Allo e o Hangouts não aplica isso de forma universal. O Google divulga pedidos do governo para ter acesso aos dados e tomou uma posição pública contra 'backdoors de criptografia', que iria desbloquear dispositivos ou aplicativos e permitir que as autoridades acessassem dados pessoais.

Viber


Criado antes do WhatsApp e conhecido por permitir a criação e gerenciamento de grupos públicos, o Viber soma 250 milhões de usuários ativos por dia. No entanto, segundo a Anistia Internacional, o programa poderia ser mais transparente sobre a segurança.

Pontuação 47/100

A empresa marcou a nota máxima para a prestação de criptografia de ponta-a-ponta por padrão em toda a comunicação. Mas não publicou um relatório de transparência ou revelou detalhes de como está a implementação deste processo de criptografia.

Skype


Microsoft gerencia o Skype desde 2011. O programa de texto, chamadas de vídeo e serviços de voz agora tem 300 milhões de usuários ativos, mas uma segurança que deixa a desejar.

Pontuação 40/100

Skype tem sido um dos principais alvos da vigilância do governo em todo o mundo. Apesar do forte compromisso político da Microsoft para os direitos humanos, a firma ainda está usando uma forma fraca de criptografia no Skype.

Snapchat


Os adolescentes que se cuidem! O Snap, que é muito popular entre os jovens, soma 100 milhões de pessoas online todos os dias, mas deixa e muito a desejar na proteção de dados. A Anistia informa que o fato do programa "sumir" com as mensagens depois de alguns segundos dá uma "falsa sensação de privacidade".

Pontuação 26/100

Embora tenha um forte compromisso para com a política de privacidade, na prática, ele não faz o suficiente para proteger a privacidade dos seus utilizadores. O Snapchat ainda não implementou criptografia de ponta-a-ponta e precisa de fazer mais para informar os usuários sobre como a empresa está lidando com ameaças aos seus direitos.


6

Comentários

Anistia Internacional avalia e resenha se seu mensageiro favorito é seguro ou não

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas