LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google vs PureView: Pixel enfrenta Lumia 1020, 950 XL e Nokia 808

24 de outubro de 2016 140

A Google vem conseguindo chamar bastante atenção com seus novos flagships da linha Pixel, principalmente no meio fotográfico. Após vermos comparativos contra modelos recentes como iPhone 7 Plus, V20 e Galaxy S7 Edge, eis que chegou a hora de descobrirmos como o Pixel se sai ao enfrentar alguns "camera phones" icônicos detentores da tecnologia PureView, que foi vista durante muito tempo como o melhor sistema já usado em smartphones.

Em um teste realizado pelo portal AllAboutSymbian, o primeiro modelo com a marca Google foi colocado lado a lado com Lumia 1020, Lumia 950 XL e Nokia 808 PureView, permitindo que tenhamos uma ideia não apenas da qualidade do Pixel de uma forma geral, mas também da evolução da tecnologia PureView desde o primeiro dispositivo lançado com ela ainda em 2012.

Antes de partirmos para as fotos, vamos relembrar algumas características dos aparelhos participantes do comparativo.

Pixel Lumia 1020 Lumia 950 XL 808 PureView
Resolução 12,3 MP 41 MP 20 MP 41 MP
Tamanho do pixel 1.55 μm 1.12 μm 1.12 μm 1.4 μm
Tamanho do sensor 1/2.3" 1/1.5" 1/2.4" 1/1.2"
Abertura f/2.0 f/2.2 f/1.9 f/2.4
Estabilização Com base no giroscópio Óptica Óptica Óptica

Como pode ser visto, o dispositivo da Google é o que possui pixels de maior tamanho (quem diria, ein?), porém peca em relação aos demais na resolução máxima de seu sensor, o que indica que provavelmente teremos um desempenho inferior em termos de zoom digital. Além disso, ele é o único a não contar com um sistema de estabilização óptica, usando um mecanismo via software que se baseia nas informações coletadas pelo sensor giroscópio, algo como faz a Sony com o SteadyShot.

Dito isto, vamos às imagens!

Cenário 1

Cenário 2

Cenário 3

Cenário 4

Nos cenários diurnos foi possível percebermos alguns pontos importantes de cada aparelho. Enquanto Pixel e Lumia 950 XL claramente conseguiram lidar melhor com ambientes de alto contraste, evitando que determinadas áreas ficassem estouradas ou que outras ficassem escuras demais, Lumia 1020 e 808 PureView foram responsáveis pelo maior nível de detalhes, o que está ligado ao tamanho do sensor muito maior do que os demais.

Vale notar que em termos de fidelidade de cor tivemos algumas disparidades notáveis, com Lumia 1020 e Lumia 950 XL tendendo a supersaturar as imagens na maioria das cenas, enquanto o 808 PureView entregou tons mais frios do que o desejado em determinados momentos. Com isso, o Pixel acabou sendo responsável por algo mais coerente de uma forma geral.

Este, entretanto, é um fator mais pessoal do que técnico, já que cada expectador possui suas preferências na tonalidade das cores, havendo quem prefira algo mais "vibrante" e quem deseje tons mais próximos da realidade.

Cenário 5

Cenário 6

Cenário 7

Cenário 8

Nas cenas noturnas, entretanto, tivemos alguns resultados bem diferentes. O Lumia 950 XL se mostrou a melhor opção possível em cenas estáticas, algo nítido nas fotos da luminária e do porta-retrato, onde o dispositivo entregou tons muito mais balanceados que os demais e um bom nível de detalhes. Por outro lado, em cenas com algum movimento, o aparelho demonstrou ainda precisar de ajustes, como no cenário do homem bebendo água.

De uma forma geral, foi possível percebermos que o 808 PureView ainda é um verdadeiro monstro em termos de imagens noturnas, conseguindo registrar boas fotos mesmo em situações mais dinâmicas. Por outro lado, ele acaba pecando um pouco ao puxar novamente os tons para algo mais frio, sendo assim o inverso da linha Lumia que tende para cores mais quentes. O Pixel não chegou a comprometer, conseguindo entregar bons resultados em praticamente todas as cenas.

E você, o que achou das fotos capturadas pelos quatro smartphones? Acredita que o Pixel realmente mereça a nota mais alta já dada pelo ranking DxOMark para um dispositivo móvel? Deixe-nos seu comentário abaixo!

  • O Google Pixel ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Microsoft Lumia 950 XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia Lumia 1020 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 808 Pure View ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

140

Comentários

Google vs PureView: Pixel enfrenta Lumia 1020, 950 XL e Nokia 808
  • A única vez em que o Google Pixel ganhou, foi HDR dele ativado. Só o dele. Resumindo: Google não cumpriu perdeu feio, principalmente considerado que é um aparelho de 2017, certo? Enquanto tem aparelhos de muitos anos atrás aí. O segundo mais novo é o Lumia 950 de outubro de 2015.

    • Tá impressionante o Pixel só na foto 2, porque tá com HDR. Eu não sei os outros, mas o Lumia 950 tem a função, então porque não ligou? Alguém aí pende pro Google. Você tem que usar as mesmas configurações o máximo possível, pra que seja o sempre o mais justo quanto possível. Eu não entendi porque o Xperia XZ Premium não está na lista, mas enfim... De qualquer forma, todos os aparelho são ótimo, mas tem um detalhera fotos em ambientes de céu muito claro o Google Pixel e o Lumia 950 XL se fizeram muito bem, enquanto que os outros, né, ficaram brancos. Eu ia dizer encandedos, mas aqui o corretor tá marcando errado.

        • minha avaliação que fiz do Lumia 1020

            • Da serie testes mal feitos...
              Pixel com HDR ligado, Lumia com Flash no auto, foto sem foco...

              • Meu deus, só tem mongo aqui, onde que o Pixel venceu, foi o pior de todos, infelizmente essa página só tem criança birrenta falhando que o brinquedo dela é melhor q do restante, vc ve na página dos caras e o Pixel tomou uma surra e por aqui mesmo no pc vc vê que o Pixel é muito inferior ao Lumia 950, sendo q nos testes dizem que o Lumia 950 ta com 8 MP, Pixel com 8.3 MP e o Lumia 1020 e 808 com 5 MP, tudo padrão de fábrica e lembrando, pixel com HDR, como um aparelho q é considerado um dos tops toma uma surra desses aparelhos antigos , sem recurso hdr. É uma vergonha. O S7 da uma surra nesse Google Pixel, vc da uma ampliada nas fotos do Pixel e fica tudo borrado. Eles devem ter pagado pro DXOMARK colocar eles no topo, certeza.

                  • Vi e achei que nas fotos diurnas estão pau a pau, vai muito da preferência de cores de cada usuário, mas assim, é sério mesmo q esse pixel bateu no s7, pq achei q ele apanhou pro Lumia 950 e perder nas diurnas, vai lá, agora perder nas noturnas sendo que o 950 NUNCA ganha do S7 nesse quesito.

                    • Lembrando que os modelos não estão com resolução total, que seria ate sacanagem com o pixel, além disso o pixel esta com HDR, e mesmo assim o Lumia 1020 se saiu melhor.
                      Mas PELO AMOR DE DEUS, vejam as fotos do site do teste, allbout e não por aqui. Se preciso baixem as fotos e façam os recortes. Ai fica fácil de ver qual modelo é melhor.

                      • Assim como o Puff, creio que o usuário não soube tirar fotos, deve ter pego o celular a lá caralho e tirou no modo automático mesmo, o correto seria tirar pelo modo manual, configurando todas as opções para tirar uma foto, já que como na matéria diz, são "câmeras phone", então tinham que pelo menos fazer direito.

                          • O engraçado é que sempre que tem um comparativo assim a galera vem dizer que não souberam tirar as fotos com os Lumias (mesmo quando é de site especializado em produtos da Nokia ou no W10), tá ficando feio já pessoal.

                              • Não é que não souberam. Agiram de má ao ativar HDR no Google Pixel. Não sou fotográfico, mas na segunda foto, que é a única diurna onde o Google Pixel "ganhou", ele tava de HDR ativado e isso é muito claro. Repare. Enquanto isso, o Lumia 950 tá simplesmente automático. Se um fica com o HDR desativado, nada mais justo que deixar desativado em todos. Parece que alguém ali é Fanboy da Google. E eu pensava que fora dos videogames, da política e da música eu só encontraria Fanboy da Samsung, da Microsoft, da Beats (que é um troço que só ouvi falar esta semana) e da Apple.

                                  • Não acho que não souberam*tirar fotos com o lumia, basta ver o resultado do teste.

                                    • Câmera fones tem que saber tirar fotos no automático. Contrário do que você falou, elas tem que dar o melhor de si no automático, lógico, afinal foram feitas para isso.
                                      Impossível fazer teste se cada câmera regula de um jeito. O usuário tira 99%das fotos utilizando a tecnologia de fotos automáticas

                                        • Pois é, Roger, você está certo sobre mostra qualidade alta mesmo no automático, até porque, estamos falando de pessoas comuns que querem qualidade e portabilidade. O que acontece é que o Google Pixel na cena 2 foi o único a não estar no automático, uma vez que foi ativado HDR. O nome disso é trapaça. De qualquer forma, todos tiraram ótimas fotos. Ah! É muito importante lembrar que por melhor que seja a câmera, seja de telefone ou não, ela não consegue tirar a foto sozinha. E essa questão que você falou tem a ver com Soft também. Não só Hard. Enfim...

                                        • Pra mim a velocidade em capturar foto eh um dos principais fatores, 1020 808 levam uma eternidade pra tirar uma foto, e pra mim isso perde muitos pontos.

                                          • Antes de tomar uma decisão, olhando apenas por aqui as fotos, por favor vejam direto da fonte, baixem as fotos e façam suas analises direito, veja o resultado do teste do site no allbout, vão ver que o lumia 1020 deu um pau em todos. comparar qualidade de fotos, não é ficar vendo saturação e cores vivas. Isso ai você faz em qualquer foto depois, agora a qualidade não tem como colocar depois não.

                                              • No automático! Agora no manual Pixel perderia em todas condições, app câmera do windows te entrega muitos recursos manuais.

                                                • 950, 808, pixel e 1020.

                                                    • O Pixel parece estar com HDR ativado nas fotos diurnas...

                                                        • De certeza ele está. Isso se chama querer trapacear, pois mesmo que venha ativado por padrão, é só desativar, ou vão dizer que a Google te obriga, ou ao menos dificulta a desativação dele?

                                                            • Esta sim, ta descrito no teste, pois eles usam no padrão de fabrica e o hdr deles ja vem ativado, e mesmo assim perdeu.

                                                              • 1- Pixel
                                                                2- 808
                                                                3- 950 xl
                                                                4- 1020

                                                                  • Pra ter certeza mesmo, cara, só tendo os 4. Um que me parece melhor durante o dia ao menos, e não tá lista, é o Xperia XZ Premium. O único aparelho com Android que fiquei com vontade ter. Tudo por causa da câmera. Pena que é tão caro. Estou aguardando o Nokia 8 e 9 pra eu ver isso, pois terão PureView e lente Zeiss. Tem que ter isso pra eu considerar que a Nokia tá voltando mesmo. Só assim.

                                                                    • para mim o pixel foi o melhor em quase todas as fotos em detalhes, contraste e exibição de cores e algumas o melhor foi o 950xl, 1020 e 808 foram bem mas não o suficiente para bater se bem que já são um tanto passados até demais como é o caso do nokia 808 museu raro.

                                                                        • pixel no zoom e d noite é uma negação hein

                                                                            • 950-Pixel-808-1020

                                                                                • Bom mesmo era o N95...era meu sonho de consumo...céloco 5 milhões de reais quando iphone mal vendia desktop..kkkk

                                                                                  • comparando celulares da época da bolinha (1020-808)kkkkkkkk
                                                                                    de um zoon e o lumia 950xl ainda deixa mais detalhes do que o pixel.. mesmo sabendo que o lumia 950 xl é de 2015.. então ainda sai na frente com os diversos recurso que apenas câmeras semiprofissionais tem.

                                                                                      • Não é só por causa dos recursos que ele sai na frente. É pela qualidade câmera. E cameraphone se faz com qualidade das lentes e soft+hard, e não com calendário. Acho que alguém aí só usa "top" e troca todo ano. Câmera boa não se faz em passe de mágica. Eu sentir falta do Xperia XZ Premium no comparativo.

                                                                                        • Google Pixel se saiu melhor, principalmente em cores e contraste.

                                                                                            • 808 deu um pau no 1020

                                                                                                • 808 muito melhor que o 1020 nesse comparativo

                                                                                                    • eu tive esse 808 era muito boa as fotos dele,muita gente me perguntava se era uma câmera, mas era limitado aí acabei voltando pro iPhone na época

                                                                                                        • Acho meio amador estas comparações. Deveriam dizer quais oa ajustes feitos em cada aparelho, se é que foram feitos. Nenhum profissional na área pega uma câmera, e já sai tirando foto, mesmo que a câmera seja câmera.

                                                                                                          • É óbvio que o Pixel se sai bem na maioria das fotos, mas a questão é: Com esses outros smartphones, que já tem um "tempinho" de lançados e para o avanço da tecnologia móvel, alguns são quase uma peça de museu. Rsrs Mas enfim... Como estes smartphone antigos ainda se assemelham tanto na qualidade com um smartphone tão atual como o Pixel? que deveria mostrar uma superioridade bem mais evidente. Pra mim o Pixel tá muito abaixo da câmera do Galaxy S7 ainda.

                                                                                                              • Sabe porque esses antigões ainda são bom hoje em dia? É simples: Nokia. O Google e a Samsung nunca será a Nokia. E não entendo o Hype em cima do S7. Pra tirar fotos de noite, os melhores, até onde vi, são o Lumia 950/950 XL e o 1020. E durante o dia, além desse 2, tem o Xperia XZ Premium. Não lembro agora se vi fotos noturnas do Xperia.

                                                                                                                  • Mas a vergonha seria maior se comparado ao HP Elite InkJet X3. Que o diga o A Buss.

                                                                                                                    • Povo aqui é ridículo ao extremo kkkkkkkk.
                                                                                                                      Um comparativo com um telefone de 2012 um de 2013 e um de 2015 contra um de 2016 com tudo mais moderno.....
                                                                                                                      Os Lumias obviamente são tão bons comparados ao Pixel, mas comparando com hardware de cada um o Pixel tinha a obrigação de ser melhor em 100% dos cenários, coisa que não ocorre.

                                                                                                                        • Pra mim o Pixel e o 950 foram os melhores.
                                                                                                                          No cenário 7, a foto tirada com o Lumia parece que não teve foco.

                                                                                                                          • Vixi! Deve ser tudo fake. Como pode o Pixel dar uma surra nos melhores smartphones para foto que o mundo já viu?Tudo bem que a tecnologia evoluiu bastante, mas eu achava que o 1020, 808 e o mais recente L950 dariam uma surra no pixel e foi ao contrário.

                                                                                                                            • O PIXEL além de tirar as melhores fotos é um smartphone.

                                                                                                                              • Sempre os fanfags dos mumias falam que 950 é melhor kkkkkkkk toma esse surra aí ao vivo, pixel o melhor em tudo ! Porque Google é Google né pai!

                                                                                                                                  • Quem tem história com fotos? Google? Samsung? Nokia? Acho que você sabe a resposta. Tem gente que chora por não poder ter. Apesar que Google Pixel também seria múmia, pois parece história pra boi dormir. Nunca vi uma loja física vendendo. Talvez, só em São Paulo e Rio de Janeiro que são cidades muito grandes.

                                                                                                                                      • Ao vivo? Melhor em tudo?? Cada coisa hein..

                                                                                                                                          • Não teve surra jovem, o Pixel ganhou em algumas coisas, perdeu em outras, principalmente em fotos noturnas e outro detalhe, fizeram fotos em automático, mas os Lumia não são só isso, eles tem sistema manual, não usaram, chora mais.

                                                                                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas