LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Regulamentação a caminho? Anatel diz que concorrência entre WhatsApp e operadoras é desleal

26 de outubro de 2016 40

Para Joarez Quadros, o novo presidente da Anatel, os serviços de mensagens como o WhatsApp representam uma concorrência desleal às operadoras e a solução poderá vir através de uma legislação federal.

"A equação não fecha", afirma Quadros, que é um confesso usuário assíduo do aplicativo móvel de mensagens instantâneas. Nomeado recentemente em seu novo cargo na Agência Nacional de Telecomunicações, ele terá o difícil trabalho de conciliar os interesses das teles e a relação já bem estabelecida de serviços como WhatsApp com a sociedade.

Apesar de admitir que esse tipo de problema não acontece apenas no Brasil, Quadros acredita que a resolução para o convívio entre as duas partes - operadoras e aplicativos - deve ocorrer mediante legislação federal. Para ele, o único beneficiado com esse cenário é o consumidor, que diminuiu seus gastos com serviços convencionais.

O fato é que, com a chegada desses novos serviços, as operadoras reclamam que não estão sendo remuneradas pelo aporte técnico necessário para funcionamento deles. Tem ainda os provedores de conteúdos que também têm os seus conteúdos utilizados sem qualquer remuneração. Como os serviços não são regulados, não são tributados. Sem contar no poder judiciário que também tem tido bastante dificuldade com esses apps

Ao contrário do Uber, que pode ter soluções encontradas com regulamentações municipais, uma solução para o impasse com o WhatsApp precisaria passar pelo aval do Congresso Nacional, de acordo com Quadros.

Ele afirma que é preciso encontrar um equilíbrio na convivência com as operadoras, mas que ele próprio não tem a solução.

O problema não é tão simples como o Uber, apesar de esse ser um exemplo da chamada disrupção econômica em função de um avanço tecnológico, que ocorre nos vários segmentos da economia mundial

Uma das operadoras que já se manifestou para cobrar uma postura de todo o setor das teles é a TIM. O presidente da companhia se pronunciou recentemente, afirmando que os lucros de todo o setor caíram e que a adoção da prática do zero-rating foi um erro.

Regulamentação é solução?

Ocupando o cargo da presidência da TIM desde maio de 2016, Stefano De Angelis é a favor da regulamentação do WhatsApp, uma vez que "os serviços de dados comem a receita tradicional da empresa". Para ele, "não há como alavancar as nossas ofertas dando de graça um serviço que come a nossa receita tradicional".

Eles teriam que ser submetidos as mesmas regras que nós. Se somos obrigados a pagar uma taxa para cada número de telefone, por que eles não pagam?

Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, qualquer regulamentação do aplicativo resultará em prejuízo para a sociedade. Segundo o ministro, o aplicativo já estabeleceu uma relação com a sociedade e o governo não deve interferir.

Além disso, Kassab disse que quer "desregulamentar os serviços de telecomunicação no país para que exista um ponto de equilíbrio" entre empresas tradicionais e os aplicativos.

Nós estamos à frente do ministério para defender o usuário. Se o usuário hoje tem acesso a um serviço que é gratuito, você não pode criar, já que não existe necessidade, ônus para o usuário.

Outros caminhos

Enquanto a Anatel enfrenta esse impasse junto ao ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e às operadoras, algumas teles pensam em abordar o problema de outra forma: investindo em suas próprias aplicações e soluções para seus clientes.

A Vivo, por exemplo, está dedicada a oferecer serviços rivais às principais empresas de OTT do mercado. Além de lançar um aplicativo dedicado ao streaming de clipes musicais e shows, também anunciou no dia 17, durante a Futurecom, o Studio+ para rivalizar com a Netflix na transmissão de filmes e séries.

Atualmente temos cerca de 80 aplicativos capazes de incrementar a vida digital dos nossos clientes. Temos a vantagem de conhecer muito mais eles do que o WhatsApp e o Google

Outra operadora que segue a mesma estratégia é a Oi, que de acordo com o seu presidente Marco Norci Schroeder, está investindo em apps com a colaboração de startups. "Já que não podemos ir contra a esse fenômeno, o jeito é tirar proveito dos aplicativos", afirma.


40

Comentários

Regulamentação a caminho? Anatel diz que concorrência entre WhatsApp e operadoras é desleal
  • Bando de FDP, querem colocar aquela naba no consumidor, de novo...

      • Órgão regulador para quem...para as empresas fomentarem seu monopólio e o cliente como fica?

          • "Para ele, o único beneficiado com esse cenário é o consumidor, que diminuiu seus gastos com serviços convencionais."
            aham seii

              • É preciso lembrar a Anatel e os demais que para eu ter esse serviço como whatsapp é preciso ter plano de dados,com isso as operadoras já estão ganhando, não precisa de regulamentação, precisa sim é de maior investimento das operadoras, já pagamos uma tarifa mais cara do mundo pelo um serviço péssima qualidade.

                  • Anatel vem com essa de desleal, papo furado, o app não pode ter interferência do governo, se eu fosse dono do watssap sairia do Brasil muita sacanagem isso, as operadoras sabem q tão perdendo com sms e ligações q é feito tudo pelo watssap. daqui a pouco vao fazer isso com o skipe, viber e outros aplicativos, espero q esse projeto não passe na câmara

                    • Anatel nem deveria existir.
                      Nem tudo precisa de regulamentação, o mercado se regula sozinho.

                        • Apesar de serem uns malditos, eu entendo o lado deles. "Montamos nosso serviço baseado em 3 produtos e apenas 1 serviço é requisitado. E agora, o que fazer?". Primeiro, migra tudo para 700 mHz, depois para de oferecer número para qualquer um que queria, gere mais motivos para o gasto de dados, invista em demais serviços, venda hardware. Não tem outro jeito. Mesmo SMS sendo ilimitada em vários planos, as pessoas não vão voltar a usar, falta recursos. Chamada de voz padrão sofre mais com inferências do que uma via Internet e só usam ainda pois a outra pessoa pode não estar online ou a chamada recebida também gera gastos.

                            • anatel lixo

                                • Isso é uma vergonha. Querem lucrar mais ainda é continuar oferecendo serviços porcos e precários como todas as operadoras oferecem, cobrando valores absurdos. E a Anatel vendida do governo vai ficar de braços cruzados, e não vai fazer nada como sempre. ISTO É BRASIL!!!

                                    • Tu vende o pacote de dados pra que? pro cliente n fazer nada com ele? N é da conta da Anatel ou das operadoras como o cliente usa os dados. O app n paga por numero por que ele n tem direito nenhum sobre a linha, funciona apenas como login, ou confirmação por sms. Tanto q o chip nem precisa estar no telefone em q o app é usado, apos a verificação o chip nem precisa ficar ligado.

                                        • Brasil não tem jeito.
                                          Que desânimo

                                            • O melhor para o Brasil é a Anacartel deixar de existir.

                                                • Parabéns ao maldito estado brasileiro, regulamentando o que funciona perfeitamente.

                                                    • Desleal com o consumidor é prestar um serviço de sinal porco desses.

                                                        • "Eles teriam que ser submetidos as mesmas regras que nós. Se somos obrigados a pagar uma taxa para cada número de telefone, por que eles não pagam?" Quando leio coisas assim, fico imaginando o nível de inteligência de uma pessoa dessas, que supostamente é "presidente" de uma empresa grande como essa. O cara sequer entende o funcionamento do aplicativo. Não sabe que, a forma como o nº de celular é usado, nada mais é que uma referência e isso não é o "uso" do número propriamente dito. O número do celular nesse caso apenas é usado como um dado de registro para mera comparação, o WhastApp poderia pedir um e-mail ao invés de telefone. Nesse caso, não há uso da rede de celular e de nenhum nível da infraestrutura do mesmo. WhastApp decidir parar de pedir números de celular e começar a pedir e-mail ou qualquer outro dado relevante para cadastro, qual vai ser a desculpa que vão usar? Pasmo que tal pessoa não saiba disso.

                                                          • Essas empresas são uma droga, do mesmo jeito elas tão lucrando pq pra vc usa alguma red social tem que paga a internet para operadora. Mesmo sendo wifi, si forem querer cobrar do consumidor uma taxa pra usar os app mto aplicativo vão para d existe pq além da gente compra o crédito eles ainda querem mas lucros

                                                              • Essa Anatel e uma vergonha para o Brasil

                                                                  • Desde quando algo grátis tem que ser regulamentado? Oo vergonha Brasil!!!

                                                                      • "Para ele, o único beneficiado com esse cenário é o consumidor, que diminuiu seus gastos com serviços convencionais.". Que absurdo. E quem tem que ser o beneficiado??

                                                                        • gritem mais "fora Dilma" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                          • Governo ridículo, em vez de cobrar melhora da infraestrutura precária que é concedida pra essas empresas, fica pensando em meios pra aumentar o lucro das mesmas. LIXO

                                                                              • Uma investigação nesses caras que comandam a Anatel ia terminar em muita prisão.

                                                                                  • Quem tem a Anatel como órgão regulamentador, proibindo abusos das operadoras, não precisa de inimigo.

                                                                                    • Governo de merda, quem tem que correr atrás é as operadoras se elas querem competir que façam o app delas é tentem a sorte e não ficar com essa putaria para tentar ir contra a população...

                                                                                        • eles não olham que as operadoras lascam os consumidores com internet cara e ruim. anatel vc é uma puta onde quem manda é quem tem mas dinheiro. como um órgão do governo é vendida desse jeito.

                                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas