LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto Ara: confira imagens e especificações de um protótipo modular

10 de novembro de 2016 8

O projeto Ara tarda do início de 2013, onde a gigante das buscas vem prometendo revolucionar o mercado com smartphones modulares. Era prometido que o primeiro produto deste projeto veria a luz do dia antes de 2016 chegar ao fim. Eis que estamos em novembro e nenhum smartphone modular ainda foi lançado.

Em setembro vimos a notícia preocupante que Google teria dado um fim ao projeto Ara. A empresa ainda não chegou a comentar sobre o assunto abertamente, o que indica que realmente poderemos ver algum lançamento do projeto Ara, mas não tão cedo. E para alimentar ainda mais a chama sobre o futuro modular dos smartphones, o site Phandroid acaba de publicar várias imagens de um protótipo que eles tiveram acesso.

O modelo visto abaixo é o A8A01, protótipo funcional que foi apresentado pela Google no evento I/O deste ano. O aparelho é feito de estrutura de metal com partes plásticas, onde todo o seu “esqueleto” fica preso à tela. Os módulos apresentam acabamento em plástico macio, que passa uma sensação de material emborrachado.

De acordo com o site que divulgou estas imagens, o modelo A8A01 tem design inspirado no HTC Desire Eye, mas sendo um pouco mais espesso, com 12,5mm, diante dos módulos anexados em sua parte traseira. Este poderia ser um dos motivos da Google em ter cancelado o projeto – a dificuldade em conseguir reduzir as medidas do aparelho.

Hardware de flagship?

O modelo A8A01 é o mais potente dentre os protótipos testados pela Google. Ele conta com especificações fortes o suficiente para rodar qualquer aplicativo ou jogo para Android. Confira suas especificações técnicas:

  • Tela LCD de 5,46 polegadas com resolução Full HD
  • Chipset Qualcomm Snapdragon 810 octa-core
  • 3 GB de RAM
  • 32 GB de armazenamento
  • Câmera principal de 2,1 megapixels capaz de gravar vídeos em Full HD
  • Câmera frontal de 5 megapixels com gravação também em Full HD
  • Bateria de 3.450 mAh
  • Dimensões: 152 x 74 x 12,5 mm
  • Peso: 190 gramas
  • Android 7.0 Nougat com patch de segurança de agosto

Google pode não ter desistido totalmente do projeto Ara, mas talvez 2016 ainda não seja o ano para vermos smartphones totalmente modulares. O que temos por enquanto são produtos como o LG G5 e o Moto Z que permitem aprimorar a experiência com o uso de módulos, mas nada tão inovador quanto a proposta do projeto Ara.


8

Comentários

Projeto Ara: confira imagens e especificações de um protótipo modular
  • Ser espesso é um preço a se pagar pela dinamissidade dos módulos, é natural que o smartphone acabe por não ser tão pequeno e leve, mais compraria mesmo assim, só em não ter que trocar tudo quando algo der defeito já vale muito a pena.

      • Amo esse conceito, mas esse prototipo eh feio demais, prefiro o "modular" da motorola por enquanto

        • Minha cara coisas do tipo. Que pena que sossegou.

            • Gosto desse conceito... Mas ai esta picotado demais... A placa principal deveria conter a bateria e tela... Apenas ser cambiavel a câmera, processador, memoria ram e rom.

                • Acho esse projeto muito show, porém para o usuario comum, muito arriscado, ainda mais aqui no Brasil, rouba o celular e tira tudo dele, como provavelmente o FDP já vai ter outros, troca as peças, confunde o hardware e software todo e vende de volta, tirar o chip e a bateria fica ainda mais fácil, tira ate o GPS dessa porra ai eu quero ver quem ache, é muito bacana o projeto em si, mas precisa de melhorias de segurança por fora, por dentro a Google já ta mexendo os pauzinhos pra conseguir ajudar, pelo o que parece.

                    • Câmera traseira 2,1 mpx? Não seria 21mpx, hardware desse smartphone é bom , smartphone bonito, LG burra aprende oque é modular com esse projeto...

                        • Como é q é? 2,1MP e ou é 21MPessas ininformação ta confusa... E o smartphone é bem showzinho

                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas