LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Sony Xperia XZ | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

19 de novembro de 2016 43

A Sony lançou no Brasil o Xperia XZ, seu mais novo flagship que tem a difícil missão de competir com os atuais topos de linha da atualidade. O dispositivo custa R$ 4.000 e carrega como um dos principais atrativos a sua câmera, que conta ainda com um sensor que promete corrigir as cores para que os seus cliques não acabem sendo prejudicados.

Ele tem chipset Snapdragon 820 quad-core com clock de 2,15 GHz, GPU Adreno 530, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, com slot para microSD de até 256 GB. Ele já roda Android 6.0.1 Marshmallow e suporta apenas um chip de operadora.

Teste de velocidade

Em uma abordagem mais prática, abrimos 12 aplicativos em seguida, sendo o primeiro deles o de relógio para iniciarmos o cronômetro. A ordem de abertura dos aplicativos é a seguinte: Câmera, Galeria e Configurações, apps nativos, e outros baixados da Play Store, como o Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Modern Combat 5. Por aqui, realizamos dois ciclos de abertura dos aplicativos na mesma ordem, contando apenas as "voltas" no cronômetro nativo.

No total, o Xperia XZ levou 1 minuto e 54 segundos para completar os dois ciclos de abertura e fechamento de aplicativos. A primeira volta durou 1m14s, enquanto que a segunda, muito mais rápida, durou 40 segundos. É interessante notarmos, no entanto, que o XZ ainda assim acabou reiniciando alguns aplicativos na segunda volta, embora ela tenha sido mais rápida.

Esta, no entanto, é uma média equiparável com a do Moto Z Play, que não é o flagship da Lenovo/Motorola. Isto é, o XZ também possui 3 GB de RAM, porém chipset mais potente. De qualquer maneira, o celular mostrou um bom desempenho no teste de velocidade.

AnTuTu


Já no benchmark do AnTuTu, porém, o Xperia XZ se mostrou um belo concorrente. O dispositivo atingiu 137.042 pontos em nossas mãos, ficando à frente de modelos como o Galaxy S7 edge ou até mesmo do iPhone 6s. E apesar do número positivo, devemos lembrar que resultados de benchmark nem sempre podem influenciar no desempenho geral do produto.

Geekbench


No primeiro teste de CPU do Geekbench, o novo flagship da Sony conseguiu 1.591 pontos no single-core e 3.927 no multi-core, pontuação bastante respeitável e que, de fato, o coloca na casa dos celulares topo de linha do atual mercado. O teste, inclusive, foi realizado com uma velocidade maior que em outros modelos de outras fabricantes.

No segundo teste do Geekbench, voltado para a GPU, o celular da Sony atingiu 7.012 pontos, sendo esta, também, uma pontuação bacana para o aparelho.

GFXBench


Compatível com a OpenGL 3.1, rodamos alguns testes no GFXBench para testar o poder da GPU e de processamento do XZ. Realizamos três testes distintos, e no primeiro deles, o Car Chase, conseguimos uma média de 20 fps. Nos dois últimos, chamados de Tessellation e ALU 2, tivemos uma excelente média de 60 quadros por segundo.

Lembrando, é claro, que todos esses testes rodaram com resolução 1080p, e apenas o último deles rodou com a OpenGL 3.0. Esta, de fato, é uma das médias mais empolgantes em testes do GFXBench.

3DMark


Com o 3DMark, também voltado para o processamento gráfico, conseguimos uma pontuação de 2.490 com o teste Sling Shot, utilizando a OpenGL 3.1. Essa é uma média muito bacana para o Xperia XZ, e devemos comentar, também, que o aparelho conseguiu reproduzir as renderizações com poucos travamentos, chegando a atingir um pico de 41 fps em algumas animações.

Gamebench


O último dos nossos testes é com o Gamebench, aplicativo que pode mensurar a quantidade de fps que está sendo reproduzida nos celulares. No primeiro jogo, o Asphalt 8, obtivemos uma média de 30 fps, sendo este um número bem equiparável a outros celulares topo de linha.

Já Modern Combat 5 foi um pouco mais fluido com uma média de 45 fps, conseguindo reproduzir tudo com bastante facilidade. Ele não chegou a superar essa média por muito tempo, mas também não deixou a taxa cair para menos de 40 fps.

No último game, Subway Surfers, conseguimos a média esperada: 60 fps. Cravado. O dispositivo se mostrou tão eficiente em jogos pesados quanto nos mais leves, e não precisou reduzir os gráficos em nenhum momento para melhorar o desempenho.

Resumo e resultados

Mais Notícias

Teste de velocidade:

  • Total: 1 minuto e 54 segundos no total;
  • 1º volta: 1m14s
  • 2º volta: 40 segundos.

AnTuTu: 137.042 pontos;

Geekbench: 1.591 / 3.927 pontos; 7.012 pontos no Compute;

GFXBench:

  • Car Chase: 20 fps;
  • Tessellation: 60 fps
  • ALU 2: 60 fps
O Sony Xperia XZ ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

43

Comentários

Desempenho do Sony Xperia XZ | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas