LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LG X Power, M2 Note, Muv, Muv Pro e Galaxy J5 Metal | Comparativo de telas do TudoCelular

21 de novembro de 2016 13

Colocamos os smartphones Meizu M2 Note, Quantum Muv, Quantum Muv Pro, LG X Power e Samsung Galaxy J5 Metal para se enfrentarem em diversas situações que vão desde visibilidade em ambientes com forte incidência de luz solar até mesmo no total escuro.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio em termos de nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo Tudo Celular. O teste é divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, deixamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido, além de ser feito um "extra" com o brilho automático nos modelos que possuem tal opção.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente em 50% de seu brilho máximo. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual.

75.2 x 150.9 x 8.7 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.8 x 152.9 x 8.2 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
76.8 x 152.9 x 8.2 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
74.9 x 148.9 x 7.9 mm
5.3 polegadas - 1280x720 px
72.3 x 145.8 x 8.1 mm
5.2 polegadas - 1280x720 px
Ir para página de comparação

Os aparelhos testados possuem tela entre 5,2 e 5,5 polegadas, sendo o M2 Note o único a contar com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) enquanto os demais possuem um display apenas HD (720 x 1280 pixels). Com relação à tecnologia utilizada, a LG incluiu um display IPS LCD tradicional no X Power, enquanto a Quantum adorou o chamado TrueView em seus modelos Muv e Muv Pro.

A Samsung deu preferência para sua própria tela Super AMOLED no Galaxy J5 Metal, enquanto a Meizu escolheu a IGZO LCD da Sharp para exibir conteúdo no M2 Note.

Ambiente ensolarado


Começando pelo ambiente onde geralmente os aparelhos não se saem muito bem, tivemos algo bastante similar em todos os dispositivos com o brilho configurado manualmente para o máximo, sendo possível enxergar os elementos presentes sob luz solar direta desde que o ângulo de visão fosse próximo dos 90°.

Um ponto a ser destacado é que o Quantum Muv se mostrou um verdadeiro ímã de marcas de dedo, pois mesmo manuseando o aparelho basicamente pelo mesmo tempo que os demais ele apresentou uma "camada" de digitais sobre a tela, reduzindo bastante a visibilidade.

De uma forma geral, pode ser dito que o Galaxy J5 Metal foi o que se saiu melhor, permitindo um bom grau de conforto mesmo em ângulos mais arriscados. Ele, contudo, é o único modelo do comparativo a não contar com um sensor de luminosidade, o que significa que você precisará configurar manualmente o brilho toda vez que sair de casa.

Ambiente interno iluminado

Com o brilho configurado manualmente para 50% todos os aparelhos conseguiram entregar imagens semelhantes em ambiente interno com iluminação artificial, permitindo que tanto os tons claros quanto os escuros pudessem ser visualizados sem grandes problemas.

A exceção aqui fica para o LG X Power, que por apresentar um brilho bem abaixo do demais acabou ocultando alguns detalhes em cenas mais escuras, indicando assim que você precisará elevar um pouco mais o nível do brilho para contar com algo mais confortável.

Dentre os modelos restantes, pode-se dizer que Galaxy J5 Metal, Muv e Muv Pro foram os que apresentaram algo mais balanceado em termos de brilho e fidelidade de cores, já que o M2 Note acabou também entregando algo ligeiramente mais escuro que o desejado.

Ambiente interno noturno (brilho máximo)

Este ambiente não é exatamente o mais desejado pelos usuários, já que pouca gente utiliza um brilho tão "agressivo" em locais totalmente escuros. Apenas a título de curiosidade, contudo, é possível vermos que todos os modelos estouraram quase que completamente as cores, sendo o M2 Note o único a apresentar algo minimamente confortável, porém que de qualquer forma acabaria incomodando após algum tempo de uso contínuo.

Ambiente interno noturno (brilho mínimo)

No ambiente noturno com brilho no mínimo temos uma vitória incontestável do Galaxy J5 Metal. Enquanto Muv e Muv Pro apresentaram imagens claras demais, X Power e M2 Note foram no caminho inverso, ocultando completamente as áreas mais escuras das imagens e fazendo com que muitos detalhes fossem perdidos.

Isto é especialmente notável nas imagens 2 e 5, onde na primeira delas os modelos Muv e Muv Pro fizeram com que a areia da praia ficasse quase que completamente livre de texturas, enquanto na segunda o X Power e o M2 Note ocultaram o fundo e diversos outros elementos.

Ambiente interno noturno (brilho automático)

Por último, temos o teste noturno com brilho automático. Como o Galaxy J5 Metal não conta com tal opção, foi possível incluirmos apenas os demais modelos.

Neste cenário, nenhum dos dispositivos se saiu realmente bem, sendo Muv, Muv Pro e M2 Note responsáveis por criar imagens superexpostas enquanto o X Power acabou exibindo tudo de maneira mais escura que o desejado.

Como estamos falando de um ambiente noturno, contudo, a vitória pende para o lado do smartphone da LG, já que este foi capaz de manter um maior nível de detalhes tanto em cenas claras quanto escuras.

Imagens utilizadas nos testes

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, porém em determinados momentos isto não é possível e faz com que aquelas mais brilhantes acabem estourando as imagens, o que não foi visto de maneira tão nítida a "olho nu".

Conclusão

O Galaxy J5 Metal demonstrou o porquê da Samsung ser conhecida como uma das maiores fabricantes de displays do mundo, apresentando um nível de exibição bastante satisfatório em praticamente todos os cenários. Por não contar com um sensor de luminosidade, contudo, o aparelho exige que seu brilho seja configurado manualmente em cada ambiente que você for, o que pode acabar incomodando um pouco.

Os modelos Muv e Muv Pro também não deixam a desejar em praticamente nenhum cenário, sendo preciso apenas se acostumar com o brilho mínimo bem acima do desejado para ambientes noturnos. Vale lembrar que em relação ao Muv você precisará manter por perto sempre um "paninho" para limpar a tela das inúmeras marcas de dedo que aparecerão a todo momento.

O X Power pecou principalmente por seu brilho baixo demais em todos os cenários, o que pode ser um pouco desagradável em ambientes externos mas não chega a comprometer tanto de uma maneira geral.

A grande decepção mesmo fica para o M2 Note, que apesar de contar com a única tela Full HD do comparativo foi capaz de demonstrar que nem sempre um número maior de pixels significa maior qualidade, sofrendo bastante para exibir um nível satisfatório de brilho em praticamente todos os cenários.

Medição de brilho

Como dito anteriormente, utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • M2 Note - 5
  • Muv - 8
  • Muv Pro - 9
  • X Power - 2
  • Galaxy J5 Metal - 0

Brilho mínimo com imagem preta

  • M2 Note - 0
  • Muv - 0
  • Muv Pro - 0
  • X Power - 0
  • Galaxy J5 Metal - 0*

*Modelos com tela AMOLED de fato desligam os pixels na exibição do plano de fundo preto, enquanto nos exemplares com display IPS LCD ainda é possível ver alguma luz, porém fraca demais para ser captada pelo luxímetro no caso do brilho mínimo.

Brilho máximo com imagem branca

  • M2 Note - 484
  • Muv - 613
  • Muv Pro - 620
  • X Power - 287
  • Galaxy J5 Metal - 690

Brilho mínimo com imagem branca

  • M2 Note - 3
  • Muv - 24
  • Muv Pro - 26
  • X Power - 2
  • Galaxy J5 Metal - 7

Brilho no modo automático com imagem branca

  • M2 Note - 484
  • Muv - 613
  • Muv Pro - 647
  • X Power - 287
  • Galaxy J5 Metal - 804*

*O Galaxy J5 Metal não conta com opção de brilho automático, porém possui um "modo externo" que eleva seu brilho a um ponto ainda maior do que o nível máximo disponível por padrão.

Pelo que pode ser visto, o Galaxy J5 Metal é o dispositivo que melhor trabalha com imagens pretas, conseguindo de fato "desligar" os pixels para que nenhuma luz seja exibida tanto com brilho mínimo quanto máximo. Além disso, ao exibir uma imagem branca ele consegue entregar algo bem mais brilhante que os demais, principalmente caso o "modo externo" esteja ativado.

A decepção aqui fica por conta do X Power, que entregou um brilho máximo quase 3 vezes menor que o Galaxy J5 Metal, o que justifica o seu desempenho nos testes práticos.

O que você achou do nosso comparativo de tela? Qual dos aparelhos testados oferece o melhor resultado? Deixe-nos seu comentário abaixo.

  • O Quantum MUV Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Quantum MUV ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG X power ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J5 Metal (2016) ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Meizu M2 Note ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

13

Comentários

LG X Power, M2 Note, Muv, Muv Pro e Galaxy J5 Metal | Comparativo de telas do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas