LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Caiu no golpe de videochamadas no WhatsApp? Aprenda como não ter mais seus créditos roubados

21 de novembro de 2016 7

E aqui estamos nós outra vez alertando sobre os golpes no WhatsApp. Dessa vez, no entanto, não se trata de uma nova abordagem, mas sim informações complementares sobre a falsa promessa de videochamadas no mensageiro, essa que já está disponível oficialmente para Android, iOS e dispositivos Windows.


De acordo com a ESET, uma das maiores empresas especializadas em segurança no mundo, no período de apenas uma hora em que a imagem acima começou a circular nos grupos e conversas no mensageiro cerca de 10 mil usuários caíram no golpe.

É importante destacar que não se trata de um vírus de WhatsApp, já que nenhum arquivo é executado. Também não verificamos evidências de que os sites fraudulentos estejam tentando explorar vulnerabilidades nos equipamentos conectados. O único objetivo é o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium", revela Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

Portanto se você conhece alguém que caiu nesse golpe ou até você mesmo, a empresa recomenda as seguintes medidas:

  • Avisar aos contatos de que isso se trata de um golpe e o recurso encontra-se disponível de forma oficial por atualização do app na respectiva loja virtual do seu sistema operacional ou através do site oficial do WhatsApp.
  • E caso tenha preenchido algum formulário ao acessar o link malicioso entre imediatamente em contato com a sua operadora para verificar se o seu número está cadastrado em algum serviço de SMS Premium e caso positivo peça a remoção.

Os cibercriminosos aproveitam lançamentos populares como esse para aplicar golpes que afetem o maior número de pessoas. Isso porque, na ânsia de acessar a nova funcionalidade, nem sempre os internautas checam a procedência do site e acabam fornecendo informações pessoais ou se inscrevendo em serviços não solicitados", alerta o executivo.

Caso o WhatsApp ainda tenha sido atualizado aí no seu smartphone, segue abaixo os respectivos links para atualização do app no Android, iOS e Windows.

WhatsApp

Desenvolvedor: WhatsApp Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Não informado / 127MB / 30,51 MB


7

Comentários

Caiu no golpe de videochamadas no WhatsApp? Aprenda como não ter mais seus créditos roubados
  • Para Android, qual a versão do Whatsapp que já está disponível esse recurso de Videochamada? Tenho o Whats BETA, versão 2.16.361 e até agora não vi nada sobre isso. Alguem poderia informar?

      • Aqui está a versão final oficial com a numeração abaixo da sua 2.16.352 e já está disponível.

        (Lembrando que pra achar a nova função é bem simples: abrir contato que quer fazer a ligação/ clicar no ícone do telefone %uD83D%uDCDE/ e escolher Vídeo ou Voz.)

        • "Caiu no golpe de videochamadas no WhatsApp? Aprenda como não ter mais seus créditos roubados"

          Simples: basta não ser burro, idiota, toupeira, tapado, ignorante, anta paralítica, besta cúbica (nem quadrada, cúbica mesmo), analfabeto digital funcional.

            • Participo de apenas dois grupos e dessa vez foi muito compartilhado, como nunca vi antes.
              Não sei como as pessoas ainda caem nessa de "compartilhe a mensagem com x amigos e/ou x grupos", depois de tantos golpes que existem.
              Mas convenhamos que esses golpistas são muito espertos. rs

              • kkkkkkkkkkkkk golpe baixo

                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas