LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo de interfaces: MIUI 8, Flyme 6, EMUI 5.0 e Smartisan OS 3.0 lado a lado

16 de dezembro de 2016 27

Smartphones chineses, ao evoluírem e caírem nas graças de grande parte do público, trouxeram boas novidades, resultando ultimamente em dispositivos mais refinados que possuem características importantes antes em falta nas grandes marcas que eles mesmos costumavam imitar no passado. A maioria dessas contribuições são recursos baseados em software, desenvolvidos na interface de cada fabricante.

Mas e se compararmos as melhores interfaces Android que as fabricantes chinesas têm oferecido? Bem, é isso o que faremos agora.

Tomemos a Xiaomi MIUI, que está em sua oitava versão, e oferece toneladas de bons recursos. Ao seu lado, temos a recentemente anunciada Meizu Flyme 6 UI, juntamente com a EMUI 5 da Huawei e, por fim, a Smartisan OS 3.0.

Qual será a melhor?

Tela inicial

Todas as quatro interfaces têm em comum a falta de uma gaveta de apps por padrão, deixando o usuário com uma tela inicial coberta completamente com seus aplicativos. Donos de iPhones não iriam estranhar isso, mas aqueles que mudam de um Samsung, LG, Motorola, Nexus ou HTC, terão de se adaptar a isso e talvez queiram instalar um lançador com uma gaveta de apps.

Porém, a EMUI 5 tem uma configuração adicional que permite escolher o modo de gaveta de aplicativos.

Na imagem abaixo, não há muita diferença entre a MIUI e EMUI, além da linha inferior de ícones que são menores na opção da Xiaomi, com textos abaixo deles. No caso do Flyme OS, os ícones são um pouco maiores e mais espaçados, fazendo com que cubram mais da metade da tela.

Smartisan OS difere completamente. Sua tela inicial é preenchida com os apps que alcançam a parte superior da tela, dando a sensação de que você está usando um iPhone. E enquanto as três UIs mencionadas têm textos abaixo de seus ícones, a Smartisan OS oferece a opção de ativá-lo ou desativá-lo. Isso permite um visual mais limpo e mais maduro comparado aos outros.



Gaveta de notificação e configurações rápidas

A gaveta de notificações e o menu de configurações rápidas diferem em todas as interfaces. O Flyme 6 e MIUI 8 usam um sistema de página única onde você tem os atalhos de configurações rápidas na parte superior e notificações na parte inferior.

No entanto, a MIUI 8 é mais colorida e tem mais recursos, incluindo uma caixa de pesquisa no topo.

EMUI e Smartisan OS usam um sistema de duas páginas que apresenta suas notificações em uma delas e os atalhos de configurações rápidas na outra. Você pode alternar entre as duas páginas com um único toque.


Menu de apps recentes

A interface de aplicativos recente é outro local onde as UIs são diferentes. O Flyme 6 usa um design de carrossel 3D para listar os aplicativos que foram abertos recentemente e o Smartisan OS usa um sistema de cartão liso (quatro aplicativos por tela).

MIUI 8 e EMUI 5 ambos usam o mesmo design plano 2D, mas de uma maneira diferente. Em vez de agrupá-los em quatro, como faz o Smartisan OS, eles são organizados em uma linha horizontal que você pode percorrer.

No caso do MIUI 8 ainda há a opção de encolher os cartões em pequenos ícones caso você não queira obter uma prévia do que está ocorrendo atualmente em cada aplicativo.


Características especiais

Cada IU tem uma característica especial única. O Flyme 6 permite-lhe personalizar entre os três modos que o seu celular pode usar para desbloquear, dependendo da impressão digital que utilizar para desbloquear o aparelho.

Por outro lado, a MIUI permite usar duas contas para o mesmo aplicativo em um único dispositivo, para que você possa usar duas contas do WhatsApp, duas contas do Facebook, duas do twitter e assim por diante. O EMUI 5 também tem o mesmo recurso, mas fica limitado apenas ao Whatsapp e ao Facebook.

Outro recurso interessante da MIUI 8 é permitir que você crie um segundo espaço em seu celular, para o qual você pode alternar com um toque em um botão. Este segundo espaço pode servir para colocar aplicativos que você usa para o trabalho, e pode personalizar quais apps e arquivos deseja que sejam exibidos na área principal.

A opção de segundo espaço da EMUI é chamada PrivateSpace e funciona de forma mais ou menos idêntica à MIUI 8. Enquanto a tela dividida de multitarefa acabou de chegar ao Android, ela está disponível em algumas outras interfaces, como a TouchWiz da Samsung e agora, a EMUI 5.


Por fim, o Smartisan OS tem suas próprias características especiais também. Ele conta com um gravador de tela embutido (acima) que ainda permite que você anote no vídeo durante a gravação. Você também pode alternar para a câmera frontal para gravar a si mesmo, no caso de você estar fazendo um vídeo tutorial, por exemplo. O Smartisan OS também tem um recurso chamado Big Bang, que é basicamente como o Google Now on Tap.

Qual das interfaces é a sua favorita?


27

Comentários

Comparativo de interfaces: MIUI 8, Flyme 6, EMUI 5.0 e Smartisan OS 3.0 lado a lado

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas