LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Retrospectiva 2016: melhores lançamentos do ano | Seleção TudoCelular

20 de dezembro de 2016 19

2016 foi um ano e tanto para o mundo da tecnologia, por mais que em outras áreas tenha decepcionado muita gente. Entre os smartphones, foi palco para a estreia do Google com aparelhos de fabricação (quase) própria, e quando a Apple finalmente tornou o iPhone resistente a água.

Também foi o ano dos notebooks cada vez mais finos e poderosos, que diminuem rapidamente a distância para os tablets. Esses, por sua vez, tiveram somente dois grandes destaques no ano, mais somente do que entre os smartwatches.

O mercado de wearables foi dominado por dispositivos de realidade virtual. Projetos saíram do papel e chegaram às prateleiras, mesmo que ainda caros demais. Mas, já existe ao menos um modelo campeão de crítica.

Confira a seguir os principais lançamentos de 2016 em smartphones, tablets, notebooks, wearables, drone, gadget doméstico e console - no final, ainda há espaço para uma menção honrosa do ano.

Melhores smartphones de 2016

Samsung Galaxy S7 e S7 Edge

Os Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge chegaram em abril com grandes melhorias em relação à geração anterior. Mantendo o mesmo design em metal e vidro, os aparelhos ganharam corpo resistente a água e poeira, expansão de memória e um conjunto de câmeras que segue sendo o melhor, ao lado de rivais mais recentes.

Além disso, os dispositivos trazem a melhor tela do mercado e especificações técnicas que continuam suficientes para um desempenho rápido do Android 7.0 Nougat: Snapdragon 820 ou Exynos 8890 Octa, 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento.

Mais Notícias
Mais Notícias
Google Pixel e Pixel XL

O Google decidiu entrar de vez no mercado de hardware com o seu primeiro smartphone de projeto totalmente próprio. Fabricado pela HTC, o Google Pixel traz alto desempenho com o Snapdragon 821, e câmeras que batem de frente com o melhor da Apple e Samsung no ano, com destaque para a estabilização eletrônica de imagem.

No software, o Google Assistant se estabeleceu como a melhor inteligência artificial do mercado, abrindo vantagem ainda maior para a concorrência. O preço decepcionou os fãs da finada linha Nexus, mas, como primeira tentativa, os Pixel e Pixel XL agradaram a maioria.

Mais Notícias
Mais Notícias
Apple iPhone 7 e 7 Plus

A Apple não mudou o design do iPhone como costuma fazer a cada dois anos. No entanto, os iPhone 7 e 7 Plus trazem melhorias suficientes para entrar na lista dos melhores do ano. Eles finalmente são resistentes a água e poeira, trazem câmeras com mais abertura para captar luz no escuro, e o modelo maior estreia um sensor duplo na traseira.

Por dentro, a Apple continua na frente da concorrência com seu chip de design próprio A10 Fusion, que coloca processadores da Qualcomm no chinelo em termos de desempenho por núcleo, algo decisivo para performance no dia a dia.

Mais Notícias
Mais Notícias
Lenovo Moto Z e Z Play

A Lenovo foi a empresa que mais inovou no ramo dos smartphones no ano. Mais do que apostar em um smartphone potente, a nova dona da Motorola criou uma categoria de acessórios para a linha Moto Z e Z Play. Os Moto Snaps são o diferencial dos modelos, embora os aparelhos em si não deixem a desejar.

O Moto Z é leve e o top mais fino do mundo, além de contar Android otimizado quase puro. Já o Z Play, um dos melhores custos-benefício da atualidade, se destaca pelo ótimo desempenho e autonomia graças à bateria de 3.510 mAh.

Mais Notícias
Mais Notícias
OnePlus 3T

O OnePlus 3T é o melhor smartphone do mundo na sua faixa de preço, e chega a superar até tops de linha de marcas como Sony, LG e Motorola/Lenovo. O aparelho tem design metálico, câmeras e telas competentes e hardware invejável com Snapdragon 821 e absurdos 6 GB de RAM. Tudo isso por US$ 400 (R$ 1.340) no exterior.

Sua ficha técnica é superior, por exemplo, ao do top Moto Z, que custa bem mais caro. Para quem prefere importar, o OnePlus 3T é uma das melhores opções para qualquer perfil - ele não tem módulos ou corpo à prova d'água, mas nunca será uma má compra.

Mais Notícias

Melhores tablets de 2016

Apple iPad Pro

O iPad Pro de 9,7 polegadas se tornou a opção ideal para quem precisa de produtividade, mas se sentia intimidado pelo tamanho do modelo anterior. O novo tablet da Apple continua caro e menos potente que um Surface Pro 4, mas segue rei no mercado de tablets, principalmente com a adição da Apple Pencil e por causa da oferta enorme de apps da App Store.

Samsung Galaxy TabPro S

Novidades em tablets foram escassas em 2016, mas o Samsung Galaxy TabPro S foi uma grata surpresa. Com corpo fino e tela Super Amoled de alta resolução, o modelo equipa Windows 10 e traz o teclado na caixa, tornando-se uma poderosa máquina de trabalho ultraportátil.

Para muitos, o TabPro S é a união perfeita entre o hardware consagrado da Samsung com um sistema operacional mais completo e ideal para o escritório. É o tipo de lançamento que deixa os usuários aguardando por uma segunda geração ainda mais potente e digna do investimento.

Melhores notebooks e 2-em-1 de 2016

Dell XPS 13

O Dell XPS 13 é o melhor notebook de 2016. Com chipset Intel de sétima geração (Kaby Lake) e tela QHD+ quase sem bordas, é uma máquina muito potente para qualquer tarefa, com exceção de jogos. O design segue a linha clássica da Dell, sem surpresas, mas não deixa a desejar na construção.

O laptop é muito potente, tem o melhor display, dura um tempo considerável longe da tomada e é bonito - especialmente se você gosta da cor dourada. O preço é salgado, mas o investimento vale a pena para quem quer o mais completo, com as menores dimensões para 13 polegadas de tela.

Microsoft Surface Book Performance Base

O Surface Book é destaque pelo segundo ano seguido por se tornar ainda mais potente, mantendo o design elogiado. Ele traz o chipset Intel Core i7 mais poderoso da categoria, bateria de até 16 horas e uma placa gráfica GTX 960M - o modelo da versão anterior é desconhecido.

O laptop "definitivo" da Microsoft é um dos melhores do ano também porque permanece com algumas vantagens importantes, como a caneta Stylus incluída na caixa, a tela touch e, principalmente, o display destacável.

HP Spectre x360

O laptop compacto e conversível mais elegante de 2016, o HP Spectre x360 é muito fino e leve, tem display que gira sobre o teclado e corrige todas as falhas da geração anterior. O computador vem equipado com Core i5 ou i7, até 16 GB de RAM e SSD de até 512 GB.

Mas, a principal melhoria foi na bateria. Mesmo bem pequeno, o computador é capaz de ultrapassar a barreira das 8 horas de duração com trabalho moderado no Windows 10. Além disso, graças ao USB-C, consegue recarregar a bateria em 90% com apenas 90 minutos na tomada. Mesmo quase sem portas, é um equipamento e tanto.

Razer Blade Stealth

A Razer lançou em 2016 um Blade Stealth mais potente e ainda mais fino do que o consagrado laptop game Razer Blade. Seguindo a tendência de notebooks finos no ano, o aparelho vem com hardware invejável que inclui tela com resolução até 4K e chipset Intel de sétima geração (Kaby Lake).

As especificações não incluem placa dedicada, mas o poder de fogo do laptop com um corpo tão compacto chama atenção, especialmente pela eficiência energética. Caso seja preciso mais potência, a Razer oferece ainda a GPU externa Razer Core para usar quando quiser gráficos no máximo.

Asus Zenbook 3

A Asus venceu a Apple no seu próprio jogo em 2016. O ZenBook 3 é um laptop extremamente fino e leve que supera o MacBook de 12 polegadas não só nas dimensões, mas, principalmente, na potência. Embora compacto, o modelo tem chip Intel core i7, SSD de 512 GB e 16GB de RAM.

Seu design é elegante e não deixa a desejar na usabilidade, graças a um teclado retroiluminado com mecanismo mais confortável de digitar do que no Mac. O modelo chegou ao Brasil com preço absurdo, mas promete fazer valer o investimento.

Melhores câmeras de 2016

Panasonic Lumix ZS100

Se você procura pela melhor câmera point-and-shoot compacta do mercado, a Panasonic Lumix ZS100 é o melhor modelo do ano. Apesar do sensor de apenas 1 polegada, a lente Leica fixa com um zoom óptico competente resultam em uma qualidade acima da média para uma câmera pequena.

Nikon D500

Entre as DSLRs, a Nikon D500 é a melhor de 2016. Ela oferece o pacote completo, com fotos de ata qualidade em qualquer cenário, impressionando principalmente pela velocidade: fotos em JPEG quase não se diferenciam das tiradas em RAW+JPEG. Além disso, ela grava em 4K, tem o design clássico da marca e oferece uma tonelada de customizações.

GoPro Hero5 Black

A Hero5 Black é o upgrade necessário da GoPro que fez tanto sucesso há dois anos. O modelo traz melhorias muito bem-vindas, como tela touch, GPS integrado, estabilização de imagem, áudio estéreo, controle por voz e conexão com armazenamento na nuvem.

É um conjunto difícil de bater, mesmo considerando os muitos concorrentes que surgiram no mercado de câmeras de ação. Como sempre, porém, a GoPro cobra um preço alto por isso.

Melhores wearables de 2016

Samsung Gear S3

O Gear S3 é considerado o melhor smartwatch da atualidade porque reúne muitas funções sem comprometer o design ou a duração da bateria. Ao contrário de concorrentes com Android Wear ou o Apple Watch, ele dura dois dias com uso moderado, e ainda oferece um modo de economia que adiciona um terceiro dia à conta ao tirar funções smart.

Internamente, o relógio é um 'monstro', com chip quad-core, 768 MB de RAM e 4 GB de armazenamento para instalar apps e músicas. Além disso, conta com uma série de sensores, como um barômetro, e GPS integrado. Completa o pacote um slot para chip de operadora, que torna o dispositivo independente do celular - essa versão, porém, não chegou ao Brasil.

Snap Spectacles

Os Spectacles são os óculos inteligentes da Snap, empresa dona do Snapchat. Focado em gravação de vídeos, o dispositivo corrige algumas falhas relevantes do Google Glass em um produto menos esquisito de usar. Ele avisa quem está por perto quando uma gravação está ocorrendo, e envia tudo via conexão sem fio para o smartphone.

De lá, você pode aplicar filtros e compartilhar no Snapchat. Os vídeos são gravados em formato esférico, permitindo rotação quando visualizados no smartphone. A resolução não é alta, mas suficiente para obter vídeos razoáveis e não comprometer o armazenamento ou a sincronização. O Spectacles é o vestível mais divertido do ano - se você conseguir por as mãos e um.

HTC Vive

Embora o Oculus Rift faça mais barulho, o HTC Vive é o dispositivo de realidade virtual mais importante de 2016. Com sensores integrados para gerar uma experiência imersiva em qualquer lugar, o aparelho vem com seus próprios controles para interagir com o mundo digital.

O Vive também ganha a corrida contra a concorrência - que inclui o PlayStation VR - porque é compatível com uma quantidade mais extensa de hardware, o que ajuda na popularidade.

Melhor drone de 2016

DJI Phantom 4

No ramo de drones, não tem para ninguém: a DJI é a marca a ser reconhecida. Com seu modelo mais recente, DJI Phantom 4, a fabricante adiciona melhorias importantes em relação à versão anterior, mesmo que a câmera seja a mesma - com gravação em 4K.

Controlado por um app, o drone pode seguir qualquer objeto em movimento ou o próprio dono e ainda é capaz de desviar de obstáculos graças a novos sensores de proximidade aplicados à carcaça. Nem se você quiser conseguirá esbarrar o drone na parede, poupando alguns milhares de reais.

Melhor Gadget Doméstico

Google Home

O Google Home é um aparelho com design simples e elegante, com todo o poder da gigante das buscas embutido para ajudar em tarefas domésticas. Com um microfone potente e alto-falantes em 360 graus, consegue entender perguntas do dono e ajudar com informações sem precisar usar as mãos.

Ele foi o primeiro produto a vir com o Google Assistant integrado, uma inteligência artificial que sabe conversar com o usuário de maneira contínua, entendendo o contexto e respondendo rapidamente. Mesmo na primeira geração, ele já é útil para a casa de pessoas comuns - desde que falem em inglês.

Melhor console de 2016

PlayStation 4 Pro

O Xbox One S chegou este ano com um design mais fino e leve, mas não alcançou a potência do PlayStation 4 Pro. O console da Sony não oferece jogos em 4K de verdade, sem upscaling, mas tem o hardware mais poderoso. A briga é boa, principalmente considerando os apps disponíveis para Xbox. No entanto, quando se trata da melhor experiência em games, o PS4 Pro é o melhor do ano.

Menção honrosa

Microsoft Surface Studio

Computadores de mesa não são notícia desde a chegada do último iMac, mas a Microsoft tratou de mudar isso em 2016. O Surface Sudio é um computador desktop com design inovador, que permite ajustar a tela sem esforço em vários ângulos. Com display touch, caneta inclusa e um novo periférico, é ideal para artistas que querem algo mais do que a Apple oferece há anos.

O Studio é o principal destaque entre todos os lançamentos do ano porque não só mostra que um PC ainda pode ser desejado. Mais do que isso, é o símbolo da virada da Microsoft em um mercado de máquinas Windows sem graça: com Windows 10, hardware integrado e visual elegante, a companhia tem tudo para fazer por computadores tudo o que ficou devendo no mercado de smartphones.

  • O Google Pixel ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Google Pixel XL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 Edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

19

Comentários

Retrospectiva 2016: melhores lançamentos do ano | Seleção TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas