LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Análise do Google PhotoScan | Vídeo do Tudocelular.com

29 de dezembro de 2016 0

Lançado em novembro, o PhotoScan, app do Google que utilizada inteligência artificial para digitalizar documentos e fotos na palma da mão. Ou seja, no smartphone, fácil e rápido. Recentemente, o app recebeu uma atualização para escanear as imagens em resolução maior.

A promessa do Google é de um scanner de mão que faça digitalizações sem reflexo, com corte automático das bordas e correção da perspectiva. Mas será que o app entrega o que promete? É o que vamos analisar agora.

Primeiros passos

Em primeiro lugar, vamos entender como o Photoscan funciona. Na verdade, não tem muito segredo: a tela principal tem apenas três botões: o que liga ou desliga o flash; o ‘disparador’; e um menu de ajuda. Neste último, você pode checar algumas dicas para digitalizar com mais fidelidade as suas imagens.

O flash você pode usar ou não, mas recomendamos fazer a digitalização sem a iluminação extra.

Para escanear uma foto, é só enquadrar o mais centralizada possível na moldura e tocar no botão grande, na parte inferior central. O PhotoScan vai mostrar um círuclo grande no centro da tela e quatro menores espalhados na imagem. Para digitalizar, basta segurar um desses dentro do maior e esperar a conclusão da análise daquele ponto.

Depois de concluídos os quatro círculos, a imagem está pronta. Você pode verificar se o enquadramento está bom, ou se precisa girar a imagem. Muitas vezes o processo gera um escaneamento ótimo, mas algumas vezes é necessário fazer algumas correções.

Digitalização

A qualidade final da imagem depende de alguns fatores, como luz, câmera do smartphone e precisão na hora de transitar entre um círculo e outro. Porém, na maior parte das vezes, o resultado é satisfatório.

A inteligência artificial realiza algumas compensações, especialmente de luz – como reflexos na fotografia – e a movimentação desigual do usuário. Porém, é preciso ter em mente que o app não faz milagres: se a imagem possui manchas ou algum rasgo, sua versão digital vai reproduzir essas falhas.

Conclusão

O Photoscan é um aplicativo bastante útil, e é até mais fácil digitalizar fotos ou documentos com ele do que usando um scanner de mesa. Como é um app leve, ele abre bem rápido, e já está pronto para a ação.

Mas tem seus defeitos. Em alguns casos, ele escaneia a mesa e deixa algumas partes da foto de fora. E às vezes é necessário repetir o processo de escaneamento, pois nem sempre a correção pelo aplicativo resolve isso.

Além do mais, ele não possui recursos para uma edição mais específica. Para corrigir cores ou falhas na imagem, é necessário utilizar um outro app de edição de imagens.

Seja como for, o PhotoScan é ótimo para digitalizar suas fotos impressas, e já deixa tudo pronto para jogar nas redes sociais.

Digitalização rápida e sem reflexosSimples e intuitivoCorreção de enquadramento e giro
Enquadramento só pode ser corrigido ponto a pontoNão possui edição avançadaFalha com frequência

PhotoScan

Desenvolvedor: Google Inc.

Preço: grátis

Tamanho: varia


Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas