LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Autonomia do Galaxy A9 | Teste de bateria oficial do TudoCelular

07 de janeiro de 2017 89


Atualmente, um dos pontos que mais vem sendo comentado sobre os smartphones é a bateria. Quanto mais recursos e performance, mais energia é consumida. Pensando nisto, a Samsung lançou em 2016 o Galaxy A9 (Pro), um aparelho que carrega consigo uma bateria verdadeiramente potente, com a premissa de acompanhar os usuários por um longo período de tempo. E, é claro, nós estamos muito curiosos para saber se realmente o A9 tem toda essa autonomia, mesmo.

Amanhã, quinta-feira (6), iniciaremos o tradicional teste de bateria, onde o Galaxy A9 será o protagonista da vez. O dispositivo traz consigo um chipset Qualcomm Snapdragon 652 (octa-core) com clock de 1,8 GHz, GPU Adreno 510, 4 GB de RAM e 32 GB de memória, com clost para microSD de até 256 GB. O ponto chave dele, porém, está na bateria: singelos 5.000 mAh. Essa bateria, porém, também precisa alimentar a "telinha" de 6 polegadas (Full HD).

Seu preço sugerido? R$ 2.799*. O aparelho realmente promete, e no nosso teste de bateria nós vamos tentar entender como ele se sai durante o dia-a-dia nas mãos dos usuários. Vale citar, inclusive, que ele é compatível com a tecnologia de Carregamento Rápido.

O nosso teste será iniciado às 7h da manhã (horário de Brasília), e se o Galaxy A9 se comportar tão bem quanto os seus 5.000 mAh sugerem, provavelmente vamos atravessar o dia inteiro com muita facilidade. Vocês, é claro, poderão acompanhar o teste em tempo real aqui, nesta mesma página. Sendo assim, se salve-a nos seus favoritos e volte aqui amanhã para conferir conosco a autonomia do "gigante" da Samsung.

Resultados

O negócio foi árduo, mas o teste de bateria do Galaxy A9 foi finalizado com sucesso. Seguindo os nossos padrões, aqui vão alguns resultados que coletamos ao longo deste período:

  • O carregador padrão da Samsung (com 2A de saída) levou 2h e 35 minutos para carregar os 5.000 mAh do dispositivo. Conectado por 1 hora à tomada, conseguimos 50% de bateria; 1h40 depois, 80% de carga.
  • O smartphone ficou longe das tomadas por um período de 28 horas e 45 minutos;
  • Durante os testes, a tela do A9 permaneceu ligada por 12 horas e 13 minutos;

Realizamos 9 ciclos de testes, resultando em:

  • 324 minutos utilizando o WhatsApp, YouTube, Chrome, Spotify, MX Player e PowerAmp (54 minutos cada);
  • 54 minutos jogando Pokémon Go, Asphalt 8, Modern Combat 5, Injustice e Subway Surfers (9 minutos cada);
  • 54 minutos utilizando o Gmail, Google Maps e Facebook (16 minutos cada);
  • 51 minutos realizando chamadas via redes móveis (3G);
  • O aplicativo mais "gastão" foi o Injustice, consumindo 1,6% da bateria;
  • O que menos consumiu energia, porém, foi o MX Player, que basicamente não afetou em nada.
Conclusão

A bateria de 5.000 mAh do Galaxy A9 não decepcionou nos nossos testes de bateria. Realizamos as tradicionais simulações de uso, onde o celular passa por testes específicos que podem ser conferidos no início desta matéria. E, de fato, o aparelho se mostrou competente suficiente para aguentar um uso mais pesado por mais de um dia. Não por menos, ele ficou afastado das tomadas por quase 29 horas.

Se você é mais hardcore com os smartphones, certamente não vai se decepcionar com o Galaxy A9. O aparelho cumpre o que a sua gigantesca bateria ilustra quando a Samsung estampa os 5.000 mAh de bateria no site oficial, e consegue lidar facilmente com atividades mais exigentes por longos períodos de tempo. Em nossos testes, ficamos com ele ligado por 23 horas e 49 minutos reproduzindo vídeos em Full HD.

Definitivamente um dos celulares com autonomia de bateria mais potente que a Samsung lançou em 2016.

*Valor retirado do site/loja oficial da Samsung Brasil no dia 06/01.

Transmissão encerrada!

7/1/2017 - 10.48

Encerraremos a nossa live por aqui. Obrigado a todos os leitores que nos acompanharam, e não se esqueçam de assistir também o vídeo no início desta matéria para seguir outros testes específicos realizados com o A9. See you guys no próximo teste de bateria. Até logo! @Wellington Arruda

7/1/2017 - 10.45

A parte legal é que, enquanto digitava a última mensagem, o celular "morreu". Bateria totalmente drenada após mais de 28 horas afastado das tomadas. Nós vamos atualizar esta página agora com novas informações sobre a autonomia de bateria do Galaxy A9, então continuem ligados.

7/1/2017 - 10.39

Chegamos ao final da nossa live de bateria com o Galaxy A9! *suspiro* O dispositivo saiu da tomada às 7h da sexta-feira (6) e somente agora, às 11h43 do sábado (7), ele chegou em 1% de sua carga total. Registrando uma descarga média de 3,4% por hora, o celular da Samsung permaneceu com a tela ligada por mais de 12 horas durante os nossos testes.

7/1/2017 - 10.12

O Galaxy A9 está chegando ao fim de sua bateria somente agora, 28 horas depois de ser retirado da tomada. O aparelho segue com 4% de bateria, registrando aqui seus últimos suspiros até voltar ao carregador. Olhem só os dados que recolhemos:

  • Mais de 28 horas desconectado das tomadas;
  • Descarga média de 3,4% por hora, estando ativo por mais de 13 horas;
  • Tela ligada por 11 horas e 47 minutos sempre com brilho no médio*;
  • As redes móveis ficaram ligadas por aproximadamente 1h30 minutos;
  • A bateria oscilou um pouco durante os testes, mas voltou à temperatura "normal" (30-35º).

Daqui a pouquinho vamos atualizar esta página com ainda mais informações sobre esse nosso teste de bateria com o Galaxy A9, que certamente vem sendo um dos mais demorados aqui do TudoCelular. Vale lembrar, é claro, que o aparelho não foi conectado à uma fonte de energia em nenhum momento durante os testes.

*Quando a bateria atinge 5%, o brilho da tela é reduzido automaticamente para economizar energia.

7/1/2017 - 09.10

E, é claro, bom dia novamente aos que nos acompanham nesta manhã de sábado com a continuação do teste de bateria com o Galaxy A9. :-)

7/1/2017 - 09.07

Pasmem - ou não -, senhoras e senhores. O Galaxy A9 sobreviveu ao primeiro dia de uso e ainda tem 12% de bateria. Agora, estamos indo para o segundo dia de uso com o aparelho e seguiremos utilizando ele normalmente realizando seus ciclos de uso até que a bateria seja descarregada por completo.

7/1/2017 - 01.03

Sim, o Galaxy A9 resiste! Agora estamos com 17% da carga total do dispositivo, com quase 10 horas e 30 minutos de tela. Até o período, o smartphone da Samsung ficou afastado das tomadas por 19 horas (até então). A bateria não está mais tão quente quanto antes, e por enquanto vamos registrando uma descarga média de 4,5% por hora.

6/1/2017 - 21.59

Prosseguimos com o teste, que até então tem sido um tanto quanto intensos com o Galaxy A9. O dispositivo vem suportando bem os nossos cilos de utilização, e agora está com 28% de sua carga total, isto após 16 horas longe das tomadas. Até então, o dispositivo permaneceu com pouco mais de 9 horas com a tela ativa, tendo uma descarga média de ~4,5% por hora.

6/1/2017 - 19.31

Estamos longes da tomada há mais de 13 horas e 30 minutos e seguimos com 40% de bateria. Por enquanto, o Galaxy A9 continua mostrando um desempenho bastante satisfatório. E, claro, aqui vão mais alguns números:

  • 7 horas e 37 minutos de tela ligada até agora;
  • Estamos registrando uma descarga média de 4,4% por hora;
  • O jogo Injustice, bastante citado por aqui, segue como app mais "gastão";
  • A temperatura da bateria segue oscilando nos 35º.

Vamos seguir com os próximos ciclos de testes com o Galaxy A9, então continuem ligados aqui nesta página.

6/1/2017 - 17.13

Aqui vão mais alguns números sobre o nosso teste de bateria com o Galaxy A9:

  • 6 horas e 51 minutos de tela com uma descarga média de 4,6% por hora;
  • Temos, por enquanto, 48% de bateria;
  • O Injustice segue como o aplicativo mais gastão, até então, com 2,3%;
  • E, sim, o celular deu uma esquentadinha: seguimos nos 35º.

Vamos utilizar as redes móveis durante este próximo período de testes e, dentro de alguns minutos, atualizaremos a página com novas informações.

6/1/2017 - 16.52

Estamos finalizando mais uma bateria de testes com o Galaxy A9. Dentro de poucos minutos vamos liberar mais alguns resultados sobre o aparelho, que segue firmemente com 51% de sua carga total (até agora).

6/1/2017 - 13.45

Após quase 8 horas longe das tomadas, seguimos firme e forte com 70% de bateria no Galaxy A9. O phablet da Samsung realmente vem mostrando um ótimo desempenho de bateria. Aqui vão mais alguns números:

  • 4 horas de tela ligada;
  • Descarga média calculada em 3,8% (até agora);
  • O Injustice agora registra uma descarga de 3,3% (total);
  • O celular deu uma boa esquentada nos últimos testes e a bateria da temperatura agora oscila entre 35º e 40º.

Lembrando que durante as baterias de testes, nós utilizamos os mais variados aplicativos - redes sociais, jogos, Gmail, YouTube e mais. Talvez, com o estresse, a bateria dele tenha esquentado mais do que o "comum", que é na faixa dos 30-35º.

6/1/2017 - 12.23

Vamos dar continuidade com os próximos testes no Galaxy A9. Não se esqueçam que, se houver quaisquer dúvidas durante o teste, é só deixar um comentário aqui neste artigo que nós responderemos o mais rápido possível.

6/1/2017 - 12.18

Retirado da tomada às 7h da manhã (horário de Brasília), o Galaxy A9 segue agora com "somente" 82% de sua carga total. Eis aqui alguns números que nos dão quase certeza de que ele, reforçando, pode "atravessar o dia" tranquilamente:

  • 6 horas e 20 minutos longe das tomadas;
  • 2 horas e 42 minutos de tela;
  • Descarga média (até agora) de 2,7% na bateria;
  • Superando até mesmo o YouTube, o jogo Injustice vem sendo um dos mais gastões com 2,5% de descarga;
  • A temperatura da bateria, apesar de ter oscilado logo quando retirado da tomada, se mantém estável em ~32º.

 

6/1/2017 - 09.48 Quase duas horas de tela depois, seguimos com 89% de bateria no A9. Ainda não temos números o bastante para darmos mais detalhes, embora o nivel de descarga se mostre bem baixo.
6/1/2017 - 07.04

Após o primeiro ciclo de uso com o Galaxy A9, obtivemos uma descarga de 5%. A tela do aparelho, porém, permaneceu ligada por 57 minutos desde o início dos testes. Daqui a pouquinho, depois da próxima onda de testes, traremos mais resultados e números para vocês.

6/1/2017 - 06.06

Já estamos iniciando os primeiros ciclos de uso com o Galaxy A9. O celular foi retirado da tomada às 7h (em ponto) com 100% de carga.

6/1/2017 - 05.26

Bom dia, queridos leitores! Eu, Wellington Arruda, darei início ao teste de bateria com o Galaxy A9, da Samsung, dentro de alguns poucos minutos. :-)

O Samsung Galaxy A9 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

89

Comentários

Autonomia do Galaxy A9 | Teste de bateria oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas