LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Recurso de autocompletar formulários tem brecha que pode entregar seus dados para criminosos

11 de janeiro de 2017 2

O autopreenchimento de formulários é um recurso que certamente facilitou a nossa vida. Ao permitir que um navegador (ou uma extensão, como o Last Pass) preencha nossas informações em vários campos apenas ao digitar parte de nosso nome no primeiro deles ganha um bom tempo ao somar a economia em uma semana inteira.

Porém, segundo um desenvolvedor e hacker finlandês, esse ganho de tempo pode não compensar. Viljami Kuosmanen descobriu que um cibercriminoso pode obter informações pessoais e até nosso número do cartão de crédito de maneira bem simples, “enganando” o usuário e se aproveitando de uma brecha.

Kuosmanen explica, inclusive com um GIF bem didático postado no Twitter (abaixo) que, ao utilizar o autopreenchimento, o usuário acredita que apenas aquelas informações requisitadas no formulário são fornecidas. Porém, outros dados acabam sendo gravados pela página, também, de maneira oculta.

Utilizando uma página que peça apenas nome e email, por exemplo, um atacante pode conseguir obter senhas, endereço e até o número do cartão de crédito do usuário. E isso sem que ele saiba, acreditando que passou apenas o nome e um endereço eletrônico.

“É por isso que eu não gosto de preenchimento automático em formulários na internet”, explicou Kuosmanen.

Como se proteger

O finlandês explicou que, para evitar esses problemas, o usuário deve evitar o preenchimento automático de formulários, mesmo em sites confiáveis. O melhor mesmo é desativar essa função no navegador.

E isso vale para o Chrome, Opera, Edge, e até extensões como o Last Pass. O único browser que não possui esse recurso ainda é o Firefox, que está desenvolvendo a funcionalidade.

Para se manter seguro, portanto, é melhor perder alguns segundos a mais escrevendo seu nome, email e outras informações completamente em todos os formulários da web. Pode parecer um pouco chato, mas esse é um conforto que pode acabar custando caro demais.


2

Comentários

Recurso de autocompletar formulários tem brecha que pode entregar seus dados para criminosos

Melhores smartphones dual-SIM | Guia do TudoCelular

Samsung Galaxy A5 2017: quase um flagship, inclusive no preço | Review do TudoCelular

Melhores baterias externas para seu smartphone | Guia do TudoCelular

Melhores smartphones para jogar Pokémon GO | Guia do TudoCelular