LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Gmail tem novo golpe que consegue enganar até mesmo os usuários mais cautelosos

17 de janeiro de 2017 28

A tecnologia segue evoluindo em uma velocidade jamais vista, mas infelizmente, em contrapartida as fraudes digitais também acompanham este progresso.

Os golpes eletrônicos estão cada vez mais sofisticados, com isso, todo cuidado ainda é pouco para evitar qualquer perigo iminente.

Em tempos de mensageiros e plataformas móveis dominando o mercado, os hackers desenvolvem soluções que conseguem ludibriar até mesmo o mais precavido dos usuários, independente do dispositivo em questão, notícia esta que sem dúvida não é nada animadora.

Só nestas primeiras semanas do ano o famoso WhatsApp foi alvo de uma gama de ataques que conseguiram atingir mais de 260 mil pessoas apenas no Brasil, um número alarmante levando em consideração que estamos apenas no início de 2017.

Mas seguindo o conceito clássico de atacar serviços de e-mail, eis que um novo golpe acomete desta vez o Gmail e vem causando preocupação nos especialistas em segurança da informação.

Mesmo com o Google trabalhando pesado nas melhorias para proteção da plataforma, o novo ataque utiliza um sistema de invasão relativamente simples conhecido como phishing, porém, eficaz.

Como funciona?

Os hackers basicamente enviam e-mails para usuários aleatórios com um anexo aparentemente inofensivo. Ao clicar no arquivo anexado, uma nova guia é aberta no navegador apresentando uma página idêntica à tela de autenticação do Google.

Contudo, quando o usuário insere suas informações de login o estrago está feito! Todos os dados sigilosos são enviados diretamente para o criminoso digital.

Em uma entrevista para o Hacker News – plataforma norte-americana com foco em tecnologia e segurança – um especialista alega que o conceito de ataque pode parecer simples, mas é bem complexo e requintado.

É o ataque mais sofisticado que eu vi. Os criminosos iniciam uma sessão na sua conta imediatamente depois do roubo dos dados e utilizam um dos seus anexos no envio para todos os seus contatos, perpetuando assim o ciclo.

Fique esperto e não clique em links suspeitos!

A dica é a mesma para qualquer golpe recorrente, isto é, evite anexos de contatos desconhecidos e não clique em links de fontes suspeitas.

Veja o que você precisa procurar na sua barra de endereços para evitar o novo ataque (clique na imagem para ampliá-la):


Como é possível notar, não é apenas o começo da sequência de caracteres que parece bem estranho, mas existe um script “camuflado” no fim da barra de endereços, logo após uma longa parede de espaço em branco.

Não é possível observar o script em um primeiro olhar, apenas clicando na barra e rolando até o fim do link. O Gmail jamais fornece um conceito deste tipo e o formato padrão do sistema do Google é:


Confira em seu navegador se a conexão é segura, isto pode ser observado com o tom na cor verde e o símbolo do cadeado na própria barra de endereços.

Outra dica válida é configurar a autenticação em duas etapas no Gmail, pois esta tecnologia implementa uma camada de segurança adicional em sua conta. Preze pela sua segurança e fique atento para não cair nestes golpes mais recentes.


28

Comentários

Cuidado! Gmail tem novo golpe que consegue enganar até mesmo os usuários mais cautelosos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas