Apple 21 Dez
O mercado de aplicativos tem sido muito rentável. Dados recentes mostra que os apps para Android e iOS movimentaram US$ 90 bilhões em 2016, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números correspondem a receita publicitária e compras in-app e foram divulgados pelo App Annie, especializado no setor de aplicações mobile.
As receitas geradas pelos editores de aplicativos em ambas as plataformas no mesmo período chegaram especificamente a US$ 89 bilhões, enquanto o tempo gasto em aplicativos cresceu com mais de 20%, quase atingindo 900 bilhões de horas, segundo o documento. Sucesso no segundo semestre de 2016, Pokémon GO, por exemplo, estima ter faturado US$ 800 milhões em compras in-app.
O relatório também mostra que a adoção de aplicativos está crescendo rapidamente em mercados emergentes, como Índia, Indonésia, México e Brasil, enquanto os grandes mercados estão vendo aplicativos desafiarem e interromperem as indústrias tradicionais - caso do AirBnB e sobretudo do Uber.
Os apps bancárias alcançaram um nível de popularidade de todos os tempos, com usuários mensais para os quatro maiores aplicativos de banca de varejo dos EUA que superam os aplicativos mais usados da FinTech. Por aqui, o adoradinho do público Nubank enfrenta possíveis boatos de fechamento por causa de leis que podem ser aprovadas no Congresso e que dificultariam a operação no atual modelo. A empresa não respondeu aos rumores sobre o possível encerramento das atividades.
De acordo com o relatório do App Annie, os cinco principais aplicativos por receita total para 2016 foram:
- Spotify
- Line
- Netflix,
- Tinder
- HBO Now
Os jogos mais rentáveis foram:
- Monster Strike
- Clash of Clans
- Pokemon Go,
- War Game: Fire Age
- Clash Royale
Comentários