LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Que feio, Samsung! Outro executivo é chamado para depor em caso de corrupção na Coreia

24 de janeiro de 2017 24

A Coreia do Sul está passando pela sua maior crise política da história recente. A presidente Park Geun-Hye foi afastada pelo Congresso após denúncias de corrupção e por ter, ao que tudo indica, ter favorecido os negócios de sua amiga pessoal e guia espiritual Choi Soon-Sil.

Choi Soon-Sil, presa acusada de tráfico de influência, pode ter cobrado valores milionários de grandes empresas para facilitar empréstimos, benefícios fiscais, concessões e burocracias em geral relativas ao governo. Herdeiro e vice-presidente da Samsung, Lee Jae-Yong chegou até mesmo a ter sua prisão pedida pelo Ministério Público sob alegação de que teria pago em torno de US$ 35 milhões à Choi. Este valor teria servido para favorecer a aprovação da aquisição da Samsung C&T e a Cheil Industries, em 2015. Os juízes decidiram, no entanto, manter Lee solto.

Ocorre que, agora, um novo integrante da cúpula da gigante asiática foi convidado para depor às autoridades. A procuradoria daquele país ouviu o vice-presidente executivo, Hwang Sung-Soo, na tarde da última sexta-feira (20/01). Ele foi classificado como testemunha.

Hwang é o quinto executivo da Samsung a convocado pela promotoria. Por ser testemunha, muito provavelmente ele não deve enfrentar complicações legais, como o risco de ser detido.

Mais empresas investigadas

Além de passar um pente fino nos executivos da Samsung, as autoridades da Coreia do Sul também podem abrir processos contra outras grandes companhias do país. Segundo rumores, a LG e Hyundai podem ser as próximas investigadas, embora a informação ainda não tenha sido confirmada até o momento.

Presidência

Apesar de ter sido afastada pelo Congresso, Park Geun-Hye ainda é a presidente do país. Ela poderá ser autorizada a voltar ao cargo ou ser impedida de vez, mas isso depende do Tribunal Constitucional daquele país, que ainda decide o rumo da política. Caso ela perca do mandato, uma nova eleição deve ser realizada com os eleitores sul-coreanos. Entre os candidatos esperados está o ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.


24

Comentários

Que feio, Samsung! Outro executivo é chamado para depor em caso de corrupção na Coreia

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas