LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Muito antes do Continuum, Samsung já contava com "desktop dock" para linha Galaxy

26 de janeiro de 2017 112

A cada dia que passa os rumores envolvendo o Galaxy S8 se tornam mais frequentes. As últimas especulações no entorno do próximo flagship da Samsung dizem respeito ao uso de um dock para "transformar" o smartphone em um desktop, permitindo não apenas o espelhamento da tela para monitores maiores como a conexão de acessórios.

Isto, obviamente, fez muita gente apontar para uma possível "inspiração" da sul-coreana no modo Continuum apresentado pela Microsoft com o Windows 10 Mobile, além de ser relembrado também o antigo Motorola Atrix, dispositivo pioneiro neste tipo de funcionalidade ainda em 2011.

Algo que muita gente pareceu esquecer, entretanto, é que a própria Samsung já lançou ainda em 2012 um dock para uso de smartphones em telas maiores, algo não durou muito tempo mas pode ser usado como base para os próximos lançamentos da empresa. O acessório foi anunciado como parte da linha de produtos para o Galaxy Note 2, sendo vendido separadamente e contando com algumas características interessantes.

O dock, que também foi compatibilizado posteriormente com Galaxy S4, Galaxy S4 Active e Galaxy Mega, contava com 3 portas USB, uma HDMI, uma microUSB e uma para a conexão do carregador de tomada, além do próprio pino microUSB onde o smartphone era cuidadosamente encaixado, servindo assim também como uma espécie de suporte para visualização de mídia.

Confira algumas imagens do acessório abaixo:

Como pode ser visto, o espelhamento da tela era literal, havendo pouca adaptação da interface TouchWiz utilizada sobre o Android, que na época ainda estava em sua versão Jelly Bean 4.1. Além disso, não havia nenhuma conexão wireless no dock, sendo necessário que tanto o smartphone quanto os periféricos fossem utilizados através de seus encaixes físicos.

Samsung Dex

Como a tecnologia avançou consideravelmente nestes últimos cinco anos, podemos esperar por algo muito mais moderno no novo dock da Samsung, incluindo possivelmente portas Thunderbolt 3 que vêm se tornando cada vez mais frequentes nos lançamentos recentes dos mais variados tipos de produtos.

A parte que deve passar por maior mudança, entretanto, será de fato a interface. Na época havia pouca ou nenhuma otimização para o uso do smartphone em telas maiores, algo que certamente precisa ser feito caso a Samsung queira emplacar a novidade como algo de fato revolucionário para o mercado de dispositivos móveis. Vale lembrar que o ecossistema Android por si só ganhou muitas melhorias, o que pode dar uma mãozinha para a sul-coreana nesta área.

Vale notar que até o momento a Samsung se limitou a registrar marcas relacionadas ao uso do dock, incluindo uma para o acessório em si e outra para a interface adaptativa. Devido a isto, todas as informações a respeito da novidade devem ser levadas com o máximo de cautela ao menos por enquanto, sendo necessário aguardarmos por algo oficial para sabermos o que a empresa está de fato preparando.


112

Comentários

Muito antes do Continuum, Samsung já contava com "desktop dock" para linha Galaxy

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas