LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Acabou a diversão? Jogos mobile perdem predileção no Brasil e em outros mercados

31 de janeiro de 2017 12

Atualmente vivenciamos possivelmente a geração mais intensa do universo gamer, visto todos os jogos das gigantes da indústria que praticamente beiram a realidade, consoles poderosos, a ascensão da realidade virtual, controles Bluetooth, e a lista segue em expansão.

Contudo, muitos jogadores veteranos e mais nostálgicos ainda mantém grande apreço e respeito pela geração clássica, com seus joguinhos pixelizados e simples, que basicamente não contavam com grandes gráficos e sequer sonhavam com o 4K, este nicho hoje é conhecido como geração original.

Muitos destes jogos – ou mesmo conceitos inspirados neles – perceberam então uma ótima oportunidade para votarem à tona na última geração – os smartphones.

Como os dispositivos móveis praticamente são onipresentes e a maioria dos joguinhos mobile não exige uma performance premium de um flagship, a predileção impressionante por estas alternativas foi notável, e várias desenvolvedoras renomadas viram um conceito promissor neste segmento, revivendo jogos de consoles dos anos 80 e 90 com versões para as plataformas móveis.

Mas um nova pesquisa chega para preocupar o mercado nesta semana, não compactuando com relatório do último ano que apontava que os games mobile são um negócio mais relevante que jogos de PC e consoles.

Vendo agora os dois lados da moeda, a equipe do Yahoo utilizando dados da sua plataforma Flurry, para análise do setor mobile, viu um declínio significativo na popularidade dos joguinhos para celulares. Em nota, Chris Klotzbach, diretor do Yahoo, ressalta que esta queda no número de interações com jogos já estava sendo observada há algum tempo, e o declínio está relacionado com a maturidade do mercado de aplicativos e com as mudanças na forma como os usuários investem nos jogos para telefone.


No ano de 2016, o número de consumidores com joguinhos para dispositivos portáteis caiu 15% no mundo inteiro, um declínio de 450 bilhões para 380 bilhões, no entanto, no Brasil a queda foi menos drástica, somando 10% nas pesquisas, mas ainda assim os gamers brasileiros disseram adeus aos seus jogos favoritos.

Como o Android ainda mantém destaque nas vendas, a loja Play foi a que mais viu este impacto, com os usuários perdendo interesse nos jogos para plataforma a todo momento.

Vale ressaltar que além da significativa queda, os games ainda apresentaram uma retenção consideravelmente menor de usuários em comparação a outros aplicativos para propósitos variados, isso tanto no Android quanto no iOS. Jogos de ação, aventura, para a família e crianças mostraram índices menores que 10% de retenção de usuários após 30 dias de instalação.


A indústria de games categoricamente ainda é uma das mais poderosas do mercado, são valores astronômicos que as empresas investem no desenvolvimento e marketing de títulos e séries renomadas, e como os jogos para smartphones hoje já conseguem rivalizar diretamente com os consoles neste setor, as empresas podem observar um quadro delicado com este declínio, e possivelmente precisarão rever vários conceitos para continuarem consolidando o sucesso e preferência dos jogadores, que abriram mão de aproveitar os títulos em seus respectivos smartphones e preferem migrar para os dispositivo de mesa.

Um dos exemplos mais notórios e relativamente recentes foi Pokémon GO, que apresentou resultados extraordinários nas primeiras semanas, e posteriormente perdeu nada menos que 79% dos jogadores na base de usuários ativos. A grande questão que perdura por ora, é com relação a se de fato os joguinhos portáteis serão mesmo tão transitórios assim?


12

Comentários

Acabou a diversão? Jogos mobile perdem predileção no Brasil e em outros mercados
  • Falta mais jogos história para Android "aí.. o Android é cheio de pirataria, porra o PC é igualzinho, e não vivem falando isso", tragam os jogos história pagos ou os free play vão afastar todos os jogadores.

      • Até hoje só vi um jogo mobile que preste, que é Vainglory, e que recomendo para todo mundo que curte MOBA's, tirando ele não conheço mais nenhum. E nem vou comentar sobre esses pseudo-jogos que fazem sucesso mundial, como Clash Royale e Clash Of Clans.

          • Jogos de celular são chatos, ridiculamente lentos e repetitivos e ainda são cheios de compras internas, oque faz com que quem não pague fique anos só pra avançar de nível (sem exagero), e esse ainda é o melhor dos casos, porque tem um monte de jogos pay to win que alem de você ficar parado se não gastar, quem gasta fica overpower num instante, e competir com eles é quase impossivel. (Você mesmo Clash Royale) %uD83D%uDE2C

              • Falando de games não foi só de celulares.
                Games AAA que chegaram para serem me!Horas que seus antecessores venderam no mesmo intervalo de tempo, acredite, incriveis 50% menos. Teve um que dizem foi incríveis 81% menos.

                A galera gamer está ficando esperta. Pagar 250 reais em um game está osso.

                  • Ainda 380 Bi???
                    Nem imaginava que gerava tanta grana.

                      • Jogos de smartphone são muito ruins. Só jogo Panther Simulation. Não é hype mas acho legal. u.u

                          • Também.. só porcaria. Aonde está os jogos de qualidades free-to-play mas sem ser abusivo como Beach Buggy Racing ou pagos que vale cada centavo como GTA San Andreas? Playstore ta infestado de jogos freemium que ou vc gasta.pequenas fortunas, ou espera horas para tal coisa carregar e vc poder continuar, jogos que não tem opção de fazer um pagamento único e se livrar disso.

                              • Simplesmente encheu o saco. Normal, como tudo, altos e baixos. Jogos no celular não entregam a mesma experiência de um portátil mais avançado, por exemplo. A jogabilidade é comprometida e muito em vários jogos.

                                  • Engraçado foi em outro site,um caboclo disse que o S7, com um ipega é melhor que o Nintendo switch, e tem melhores jogos...

                                      • E que piore mas... Ninguém aguenta tanta propaganda, e tem app que te obrigado a instalar mas porcaria! Mas respeito alguns (poucos) propaganda tem, mas nao exagerado!

                                          • O pessoal acordou e cansou dos freemium... É importante que passem a existir opções melhores de compra e que se jogue cheio, sem dcl. Os smartphones estão bem potentes e agora resta é produzir jogos longos, com bom multiplayer é que possam ter boa jogabilidade... E não ficar apenas simulando botões ou via slides

                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas