LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Meizu M3 Note | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

31 de janeiro de 2017 33

O M3 Note desembarcou no Brasil pelas mãos da ViStation ainda em setembro do último ano, contando com hardware potente para a faixa intermediária e preço agressivo. O aparelho não é o mais recente de sua linha, sendo sucedido pelo M5 Note no mercado internacional, porém conta com praticamente as mesmas especificações técnicas de seu sucessor, diferenciando apenas na versão do sistema operacional e no design.

Após realizarmos um rápido unboxing e tirarmos nossas primeiras impressões com o M3 Note, fizemos também um completo teste de bateria, incluindo um padrão de uso que foi repetido durante todo o dia em tempo real e vários experimentos específicos para ver como o dispositivo se saía. Agora, chegou a hora de descobrir se além de uma autonomia razoável você conseguirá também um desempenho satisfatório ao adquirir o phablet chinês.

O M3 Note traz um conjunto razoável de especificações técnicas, incluindo uma tela IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução Full HD, chipset MediaTek MT6755 Helio P10 com oito núcleos a até 1,8 GHz e GPU ARM Mali-T860. Ele é vendido em duas versões no Brasil, sendo uma com 2GB de RAM e 16GB de armazenamento interno enquanto a outra conta com 3GB de RAM e o dobro do armazenamento, ambas com possibilidade de expansão via cartão microSD em um slot híbrido.

Será que este conjunto é realmente suficiente para prover um bom desempenho? É o que descobriremos agora!.

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o M3 Note leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Na primeira etapa o M3 Note já demonstrou não ir muito bem, demorando uma verdadeira eternidade para abrir ambos os jogos, o que o fez concluir o primeiro ciclo com longos 2 minutos e 45 segundos. Como o modelo que utilizamos conta com apenas 2GB de RAM, era esperado que ele não se saísse muito bem na segunda volta, e foi exatamente isto o que vimos.

Ao tentar resgatar os apps que já deveriam estar rodando em segundo plano, o dispositivo da Meizu falhou na maioria das vezes, conseguindo manter apenas apps mais simples e precisando recarregar todo o resto. Devido a isto, ele concluiu a segunda volta com 2 minutos e 16 segundos, totalizando assim incríveis 5 minutos e 1 segundo como tempo final do teste.

AnTuTu

Passando para os testes teóricos, começamos pelo conhecido e sempre procurado AnTuTu, onde o M3 Note apresentou a boa marca de 46.288 pontos. Com isso, o dispositivo conseguiu superar rivais como Moto G4, ZenFone 3 Max e Vibe K6 Plus, demonstrando que ao menos em "força bruta" ele se sai muito bem.

GeekBench

No GeekBench a situação não foi muito diferente, ao menos no teste de CPU da ferramenta. Aqui, o M3 Note marcou bons 702 pontos no single-core e 2.240 pontos no multi-core, conseguindo superar com alguma margem diversos de seus rivais.

No teste de GPU da ferramenta, contudo, tivemos apenas 1.244 pontos, sendo esta uma pontuação abaixo do esperado para sua faixa de preço e que preocupa um pouco em relação ao desempenho em jogos e outras aplicações gráficas.

3D Mark

No 3D Mark, foi indicado para o aparelho o teste Sling Shot Extreme, que leva em conta a GPU e realiza renderizações dos mais diversos tipos de imagem em alta definição, buscando assim "estressar" a placa e ver como ela se porta. Aqui, curiosamente, o M3 Note voltou a surpreender de maneira positiva, atingindo a marca dos 328 pontos.

GFX Bench

Por último, temos o GFX Bench, que possui uma ampla gama de opções de testes. Pegando os mais conhecidos deles, Manhattan e T-Rex, tivemos marcas até satisfatórias para uma tela Full HD, sendo encontrados 7 fps no primeiro e 16 fps no segundo, o que é basicamente o mesmo encontrado em outros modelos nesta categoria.

Vale notar aqui que curiosamente o aparelho apresentou resultados distintos nos testes onscreen e offscren no T-Rex, algo que não deveria acontecer já que ele possui um display Full HD.

Jogos

Por último, no desempenho em jogos, foi utilizado o Game Bench para medir a taxa média de quadros por segundo apresentada no aparelho. Começando pelo Asphalt 8, tomamos um verdadeiro susto ao encontrar uma fluidez incrivelmente abaixo do que tivemos em outros modelos, sendo algo similar ao que foi visto no teste com o M2 Note, o que indica que o problema pode estar na otimização (ou falta de) por parte da Meizu em sua interface.

No Modern Combat 5, por outro lado, a situação se mostrou muito mais favorável, sendo alcançada a boa média de 29 fps durante seu tempo de execução. Finalizando, temos o Subway Surfers como representante dos títulos mais básicos, sendo ele executado com bons 56 fps, o que pode não ser uma média tão satisfatória quanto em outros dispositivos mas deve satisfazer a grande parte dos usuários.

E você, o que achou do Meizu M3 Note? Conta pra gente aí embaixo! Mais testes com o aparelho serão publicados no decorrer dos próximos dias, então caso esteja interessado é bom ficar de olho no TudoCelular.com e também em nosso canal no YouTube.

O Meizu m3 note ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

33

Comentários

Desempenho do Meizu M3 Note | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas