LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dia da Internet Segura: Facebook libera tutorial de como se proteger na rede social

07 de fevereiro de 2017 15

Enquanto em 2016 o Facebook se preocupou bastante em se renovar com a adição de vários novos recursos, agora em 2017 - ao menos nesse início - a meta é priorizar a segurança, ainda mais com inúmeros ataques de hackers que têm ocorrido na internet ultimamente.

Aproveitando que nesta terça-feira (7) é comemorado o Dia da Internet Segura, a rede social de Mark Zuckerberg elaborou um pequeno guia para ajudar o usuário a se manter protegido utilizando ferramentas disponibilizadas pela própria plataforma.

Alerta de login!

Popularmente conhecido como "Verificação/Autenticação em duas etapas", o usuário é avisado por SMS ou e-mail toda vez em que sua conta é logada em um dispositivo diferente, sendo preciso digitar o código recebido para completar o processo..

Chave mestre

Um dos métodos mais eficazes para as aprovações de login, já que é preciso utilizar um dispositivo USB no dispositivo por onde o perfil/página será acessado. As chaves de segurança podem ser adquiridas por meio de empresas como a Yubico, e suportam o padrão universal 2nd Factor (U2F) da FIDO Alliance.

$3nhAs c0Mp!exas

Essa é uma dica que serve para todo e qualquer tipo de login: sempre utilize números, letras maiúsculas/minúsculas e, se possível, caracteres como @, # e $, por exemplo. Além disso procure criar uma senha extensa, com média de 8 dígitos ou mais. Vale ressaltar que o Facebook notifica quando a senha criada não está forte o suficiente.

Amigos do peito

Se você é do tipo de pessoa que está sempre mudando de e-mail ou telefone, é superimportante adicionar contatos de confiança para que esses possam te ajudar a recuperar a senha em casos de esquecimento, por exemplo. Sem contar que com esse mesmo recurso é possível adicionar um administrador para a sua página ao falecer.

Coloque o lixo para fora

Ao notar qualquer tipo de atividade estranha em sua conta como publicações das quais você não fez, eventos, páginas ou grupos indesejados, esse problema em boa parte das vezes se deve pela autorização de aplicativos, sites e outras plataformas ao nosso perfil do Facebook. Para eliminar esses spam basta acessar o menu de "Configurações" > "Aplicativos" e desativar todos aqueles que não está familiarizado.

Dica do WhatsApp

É aquela mesma velha história de suspeitar de links maliciosos recebidos por e-mail ou no WhatsApp. No Facebook também é preciso ficar atento as mensagens com erros de digitação e de grafia e mensagens que solicitem informações pessoais. A rede social em hipótese alguma pede, nem em casos de esquecimento de senha, dados como número do CPF ou cartão de crédito (exceto ao impulsionar anúncios).

É possível denunciar casos assim através do e-mail "phishing aophish@fb.com" ou por meio dos links de denúncia que aparecem no Facebook.


15

Comentários

Dia da Internet Segura: Facebook libera tutorial de como se proteger na rede social

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas