LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo golpe no WhatsApp contou com ajuda de funcionários de operadora

13 de fevereiro de 2017 13

Golpes através do WhatsApp são cada vez mais comuns, principalmente aqui no Brasil, onde diga-se de passagem, o app foi eleito como um dos mais seguros pelos usuários.

Mesmo com a implementação de um sistema de encriptação de ponta a ponta, o mensageiro instantâneo continua sendo um canal utilizado por cibercriminosos criativos para roubar dinheiro de usuários inocentes.

Em um dos últimos, uma reportagem produzida pela RBS TV e exibida este dia 12 (domingo) no Fantástico mostrou inclusive que havia colaboração de funcionários da operadora de telefonia móvel Vivo.

Como funcionava o esquema?

Para o golpe funcionar, a operadora desabilitava o número do clientes, e o clonava nos chips dos criminosos; a partir daí, os bandidos conseguiam acesso as mensagens do WhatsApp e backups de conversa antigas, e se passavam pela vítima ou por sequestradores.

Usando a confiança dos ciclos de amizade e família ou forjando sequestros, os bandidos conseguiam várias transferências bancárias antes da verdade ser descoberta.

No Distrito Federal, Paraíba, Porto Alegre e São Paulo mais de 10 vítimas caíram na tramoia, chegando a transferir até R$3 mil para os golpistas.

Golpe que clonava linhas WhatsApp contava com participação de funcionário da Vivo

Um caso em particular chamou a atenção dos repórteres, envolvendo um empresário gaúcho que recebeu o pedido de 'ajuda' de um de seus 'amigos'.

Comovido com o momento de sufoco, ele informou que pediria a sua secretária para realizar a operação, e foi aí que a situação ficou ainda pior.

Os bandidos entraram em contato com o funcionário da Vivo, clonaram a linha do empresário, e se passaram por ele para pedir que a secretária fizesse as transferências, que ao todo, totalizaram R$100 mil.

Após grande repercussão, a polícia conseguiu prender um dos criminosos envolvidos, o funcionário da Vivo que recebia parte do dinheiro roubado.

O homem foi preso em flagrante em seu local de trabalho, e toda sua conversa com a quadrilha estava registrada em seu WhatsApp.

Em mensagem recente enviada para o G1, a Vivo afirmou que está em constante revisão de suas políticas e procedimentos de segurança na busca permanente pelos mais altos controle de segurança nos acessos às informações dos clientes.

Clientes que acreditam terem sido vítimas podem contatar o call center através do *8486, ir a uma das lojas da Vivo, ou enviar um e-mail para csirt.br@telefonica.com.


13

Comentários

Novo golpe no WhatsApp contou com ajuda de funcionários de operadora
  • Cambada de safados...

      • Deus criou o homem com suprema inteligência para um futuro n muito distante. Agora vagabundos se aproveitam desta inteligência para sabotar e fazer maldades parac o próximo, hoje n estamoas mais seguros em nada neste mundo, tudo é motivo para falcatrua. Já recebi várias ligações estranhas, mas graças a Deus, como tem uma larga experiência, estou sempre alerta a este tipo de associação.

        • sabe porque as pessoas caem nesse golpe...? por não perderem um tempo de ligar para a pessoa... se fizessem isso acabariam com o golpe...mas ... confiamos demais nas palavras escritas no whatsapp... e esquecemos de ligar, ouvir a voz...confirmar!!! puxa transferir 100 mil reais somente por mensagem escritas no whatsapp...acho um pouco de falta de esperteza...enfim...

          • Muito Vivo estes ladrões. E a Vivo vai indenizar em quanto os prejudicados?

              • o pior que a Vivo eh bem lerda nessas coisas. Tive um numero que estava na TIM por portabilidade e 2 anos depois a Vivo habilitou outro cliente com o mesmo nemuro que o meu, pra piorar era um funcionario da Vivo que tinha meu numero demorou 8 meses pra Mim conseguir desativar o outro numero, numa hora dessas o inferno da Anatel não faz nada.. Toda semana era um protocolo diferente, Eu abria a reclamação e eles simplesmente pedia 7 dias não resolvia. Mais 7 dias e nada e nessa brincadeira se passou 8 meses. Fui na loja Vivo, Fui na loja Tim e nada, liguei em ouvidoria nada também!!

                  • Engraçado, eu sempre resolvi meus problemas de internet com a anatel.

                      • No meu caso a Vivo falava que Eu era cliente da Tim e que era Tim que tinha que resolver, a Tim falava que o problema era na rede da Vivo e que a Vivo que resolvia.. o problema que Anatel não resolve ela só passa pra operadora e aceita a solução da operadora, se a gente não concordar ela abre novo protocolo e eh aí que começa a novela

                      • Whatsapp liberou uma atualização que parece resolver o problema, mas interessante com um funcionário tem acesso a tudo e mais um pouco.
                        Nessa hora nenhuma segurança, nenhum sistema fodão, daria jeito.

                          • Eu já trabalhei de Call center e acredite, quem quer fazer trêta com dados de clientes la é o melhor lugar, você fem acesso a muita coisa até mesmo de pessoas famosas!!!

                            • Tentar se proteger por ativar a verificação em duas etapas nas configurações de conta do WhatsApp.

                                • Ai ja mudou de nivel o golpe , ja sai daquela de descuido , jaja aparece mais casos , agora TIM , Claro , OI , pode ter certeza , muitas vezes divulgar esses golpes ajuda a vender a ideia , o melhor a se fazer pessoalmente , se não der , fala por chamada , a voz da pessoa pode ser bem diferente , esses bandidos tão foda .

                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas