LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Briga de câmeras HDR: Apple iPhone 7 x Google Pixel x Samsung Galaxy S7

16 de fevereiro de 2017 40

É difícil achar smartphones modernos com câmeras decepcionantes. Talvez esse seja recurso que mais tenha melhorado nos últimos anos, sempre trazendo novidades aos clientes que são entusiastas de portáteis, mas também não deixam de lado seu amor por fotografia.

HDR é um bom exemplo de inovação em aparelhos móveis, já que a técnica “nasceu” em câmeras DSLR e foi trazida ao mundo mobile após longos anos de alienação. Mas qual telefone tem o melhor método no mercado?

67.1 x 138.3 x 7.1 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
69.5 x 143.8 x 8.6 mm
5 polegadas - 1920x1080 px
69.6 x 142.4 x 7.9 mm
5.1 polegadas - 2560x1440 px
Ir para página de comparação

iPhone 7 enfrenta o Google Pixel e o Galaxy S7 usando o HDR como base de comparação. Antes de prosseguir, é válido relembrar o significado da sigla e para que a tecnologia serve na hora de capturar as fotos.

A sigla HDR vem do inglês High Dynamic Range. Ela equilibra os pontos luminosos em uma imagem cheia de sombras. Trata-se de uma forma que evita diminuir ou aumentar a exposição, que causa dois problemas:

  • Aumentar a exposição faz com que as sombras fiquem mais escuras, mas os pontos brilhantes ficam “estourados”.
  • Diminuir a exposição faz com que os pontos brilhantes fiquem bem definidos, mas as sombras se perdem em um tom muito escuro.

Então HDR balanceia os dois para criar um resultado que une o melhor de ambos os modos de exposição. Veja qual dos três modelos é o melhor usando a High Dynamic Range a seguir.

Os testes foram realizados pela equipe do PhoneArena, cuja conclusão é bem incisiva sobre os três dispositivos:

Então, o que isso tudo significa? Nós não iríamos tão longe para escolher um favorito ou apontar um vencedor neste teste — cada telefone tem um modo HDR que mira em um diferente resultado, e cada um tira ótimas fotos em seus próprios jeitos.

HDR é feito pelo pós-processamento de imagem embutido no software de cada um, então três resultados diferentes foram apontados.

O iPhone da Apple sempre tenta manter um visual natural na imagem, mesmo se ela fica mais escura do que o desejado. Usar ferramentas para aumentar as imagens depois da captura (como o excelente editor de fotos nativo do iOS) é possível, e pode ajudar a destacar partes que ficaram muito escuras, se você for sortudo.

iOS oferece imagens mais escuras, tentando buscar um tom natural e mais suave. Embora o brilho diminua, ainda fica nítido perante às áreas de sombra.

Pixel da Google faz seu melhor para balancear a luz e a sombra, e alcança resultado muito, muito impressionantes. Contudo, como um subproduto, as imagens às vezes parecem ser desenhos ou altamente editadas — algo que não pode ser removido por meio de um simples editor de foto.

Pixel é o que mais tenta balancear a luz e a escuridão em suas capturas, não priorizando nem um, nem outro.

O Galaxy S7 da Samsung favorece o aumento do brilho e da luz, até mesmo em lugares escuros, mesmo que isso sacrifique os detalhes e as cores naturais em volta de pontos de luz. De novo, isso pode ser extremamente útil, mas também pode estragar um pouco as fotos.

Por fim, o Galaxy S7 — sendo o total oposto do iPhone 7 — dá atenção ao brilho ante às sombras, estourando as cores para buscar um resultado mais vívido. O método funciona para destacar a luminosidade, mas perde os detalhes em certas ocasiões.

E aí, o que achou do desempenho do trio? Deixe sua opinião nos comentários.

  • O Google Pixel ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

40

Comentários

Briga de câmeras HDR: Apple iPhone 7 x Google Pixel x Samsung Galaxy S7

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas