LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim dos temas? CyanogenMod Theme Engine é encerrado, mas pode ficar tranquilo

22 de fevereiro de 2017 7

A Cyanogen anunciou o seu fim em dezembro do ano passado, mais especificamente na última semana do ano. Além do CyanogenOS, sistema oficial da companhia, o CyanogenMod, desenvolvido e mantido pela comunidade, também foi descontinuado. E deu lugar ao LineageOS.

Já se passaram dois meses desde o anúncio, e as ROMs com o nome Lineage já pipocam na internet há algum tempo. No entanto, ainda falta uma parte do ecossistema para que a transição se complete: o CyanogenMod Theme Engine (CMTE).

Usuários da plataforma ainda aguardam o substituto do CMTE para seguirem com suas customizações no Android como se nada tivesse acontecido com a Cyanogen. Mas parece que o principal desenvolvedor da ferramenta, Clark Scheff, foi atrás de outros projetos. Ou, nas palavras de um membro do time Lienage, “seguiu em frente”.

O site XDA Developers publicou uma captura de tela de uma conversa entre Sykopompos, principal desenvolvedor de uma ferramenta chamada Substratum (mais sobre ela nos parágrafos abaixo) com essa fonte da equipe Lineage. Sykopompos pergunta se o CMTE realmente está morto, e recebe a resposta de que Clark seguiu em frente.


Sem pânico

Porém, não tem porquê se preocupar. Se você gosta de personalizar a sua ROM customizada do Android com os mais diversos temas, pode ficar tranquilo. Já existe um substituto em vista, e tudo está bastante adiantado.

O já mencionado Substratum, que é uma ferramenta baseada no Overlay Management System, da Sony, já é utilizado por alguns desenvolvedores do Lineage e está bem perto de se tornar uma ferramenta oficial da plataforma. Nas palavras do XDA Developers:

O Substratum começou a acenar para a Comunidade Android pelas capacidades excepcionais de temas que ostenta, e agora é um substituto competitivo para aqueles que precisam de customização rápida, mas poderosa.

Sabendo disso, ROMs customizadas populares como RessurrectionRemix e DirtyUnicorns fizeram a troca para o Substratum. Uma vez que criadores famosos de temas do CMTE (como Per Lycke, Andre Zimmermann, Moelle) entraram na onda do Substratum, as chances de um revival do CMTE ficaram menores.

Então, embora o CyanogenMod Theme Engine provavelmente não volte a ver a luz do dia para ROMs customizadas baseadas no Android Nougat, um substituto já foi encontrado e a vida segue. Uma das vantagens da comunidade é justamente essa: quando alguém não tem mais como contribuir, outros aparecem para manter a engrenagem rodando.


7

Comentários

Fim dos temas? CyanogenMod Theme Engine é encerrado, mas pode ficar tranquilo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas