LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Galaxy J2 Prime | Vídeo do TudoCelular

25 de fevereiro de 2017 121

O Galaxy J2 Prime chega como uma ‘versão premium’ do modelo de entrada da Samsung lançado no final de 2015. Antes que você se anime achando que a versão Prime vem com melhor qualidade de construção, fique sabendo que aqui temos exatamente o mesmo corpo feito em policarbonato de antes.

O Prime nada mais é do que uma versão ‘turbinada’ do antigo modelo. Temos uma tela maior, um chipset mais potente, maior quantidade de RAM e novos sensores para ambas as câmeras; e claro, uma bateria mais generosa para lidar com o hardware mais potente.

Será que o hardware mais forte elimina os sérios problemas de engasgos da TouchWiz do Galaxy J2? Ainda é cedo para termos estas respostas, mas o que percebemos de cara é a interface que vem com o Android Marshmallow do aparelho, sendo a mesma que foi estreada com o Galaxy Note 7, que recebe o codinome Grace UI.

Embalagem e acessórios

Assim como outros lançamentos da Samsung de 2016, o Galaxy J2 Prime vem em uma embalagem simples feita em papel cartão na cor branca que suja com incrível facilidade. Na parte frontal temos apenas o nome da marca e do modelo, enquanto na traseira há algumas informações sobre o processador, bateria, câmera e sua TV digital.

Ao abrir a caixa do J2 Prime, você dará de cara com o aparelho envolto em película que resume algumas de suas especificações. Logo abaixo temos o guia rápido de uso, o carregador de 1A, o cabo USB tradicional, fone de ouvido padrão da linha Galaxy J e um adaptador para usar como antena para a TV digital.

É bom saber que temos o pacote completo aqui, já que é cada vez mais comum algumas fabricantes cortarem custos ao não fornecerem um cabo USB ou fone de ouvido em aparelhos de entrada.

Design e tela

Por ter uma tela maior, 5 polegadas contra 4,7 polegadas do J2, o modelo Prime acaba sendo maior. Aqui temos 144,8 mm de altura, 72,1 mm de largura e 8,9 mm de espessura, contra 136,5 x 69 x 8,4 mm, respectivamente. Visualmente, a única novidade é o flash frontal que fica do lado esquerdo do alto-falante de chamadas.

Apesar de a tela ter aumentado no Prime, ela mantém a mesma resolução qHD de antes (540 x 960 pixels), o que reduz ainda mais a proporção de pixels por polegada, indo de 234 para 220. Desta forma, usar o J2 Prime muito próximo dos seus olhos pode acabar resultando em perda na qualidade da imagem diante da percepção dos pixels na tela.

A pior parte é que Samsung trocou o painel Super AMOLED de antes por uma tela PLS TFT LCD. Isso significa que não há mais o contraste infinito de antes que gera o ‘preto perfeito’. Além disso, o ângulo de visão ficou mais limitado no J2 Prime, mas a pior parte está no baixo brilho com o alto nível de reflexos do vidro que cobre o painel.

Desta forma, temos a mesma qualidade de construção, mas com uma tela inferior, o que vai contra a proposta do nome do aparelho.

Hardware e software

O J2 chegou com o chipset Exynos 3475 da própria Samsung, mas a sul-coreana decidiu apostar na fabricante taiwanesa MediaTek buscando reduzir o custo de produção. Desta forma, o modelo MT6737T até traz um salto em desempenho, teoricamente, já que temos um processador de quatro núcleos trabalhando a 1,4 GHz, contra 1,3 GHz do Exynos 3475.

Além da CPU quad-core, este chipset oferece a GPU Mali-T720 que conta com dois núcleos gráficos de processamento. Fechando o pacote temos 1,5 GB de RAM – 500 MB a mais que o J2 – e os mesmos 8 GB de armazenamento com a possibilidade de expansão via cartão microSD.

Especificações técnicas:

  • Tela de 5 polegadas com resolução qHD (540 x 960 pixels)
  • Chipset MediaTek MT6737T 64-bit quad-core com clock máximo em 1,4 GHz
  • GPU ARM Mali-T720 MP2 com clock em 600 MHz
  • Memória RAM de 1,5 GB
  • 8 GB de espaço para armazenamento interno, expansível via cartão microSD de até 256 GB
  • Câmera principal de 8 MP com flash LED
  • Câmera frontal de 5 MP com lentes grande-angulares e flash LED
  • Dual-SIM
  • Compatível com redes 4G LTE
  • Bateria de 2.600 mAh

Em termos de software temos o Android 6.0.1 Marshmallow com a nova interface da Samsung. Sai os tons coloridos e entra uma interface mais branca e menos chamativa. Esta nova TouchWiz vem sendo adotada nos recentes lançamentos da Samsung e será a marca da empresa para 2017.

Não há informações se o J2 Prime será atualizado para o Android 7.0 Nougat, já que a empresa tende a deixar a linha J de fora de atualizações do sistema.

Câmera e bateria

Outra novidade no J2 Prime está nos sensores de ambas as câmeras. A traseira agora traz uma resolução máxima de 8 megapixels, enquanto a frontal oferece 5 megapixels. Isso não deixa claro que teremos imagens melhores, mas o J2 Prime é capaz de capturar imagens maiores do que o seu antecessor.

Em termos de abertura temos a mesma f/2.2 de antes em ambas as câmeras, além disso, o J2 continua gravando na resolução máxima HD (720p), mesmo com o aumento na resolução do sensor. Diferenças sobre a qualidade veremos apenas em nosso comparativo de fotos futuramente entre o J2 e J2 Prime, mas o que podemos esperar são selfies melhores diante do flash frontal no novo aparelho.

No software da câmera temos alguns modos além do básico que é visto no Android puro, como o Pro, Panorama, Foto sequencial, HDR, Noturno, Esportes e foto com som. No modo profissional podemos escolher apenas a tonalidade do branco (nublado, ensolarado, luz incandescente ou fluorescente), o valor do ISO (100 a 800) e a compensação (-2 a +2).

Em bateria temos 2.600 mAh, sendo 600 mAh a mais do que encontramos no J2. Ainda é cedo para sabermos se este aumento renderá em uma autonomia superior. Para tal, faremos o nosso típico teste de bateria com o J2 Prime para medir o seu desempenho.

Perguntas e sugestões

Semelhante ao processo de todos os dispositivos que chegam às mãos dos especialistas do TudoCelular, o Galaxy J2 Prime também enfrentará testes para avaliação de bateria, desempenho, câmera, tela e o review, além de comparativos contra rivais do mesmo nível. Deixe suas dúvidas no espaço para comentários que tentaremos responder nas próximas publicações.

O Samsung Galaxy J2 Prime ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

121

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Galaxy J2 Prime | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas