LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nokia e HMD falam sobre Android puro, licenciamento da marca, disponibilidade, e mais

01 de março de 2017 75

Durante a MWC 2017, a HMD anunciou três smartphones Nokia: os modelos Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3, além de um relançamento do 3310, que vem inclusive com o saudoso jogo da cobrinha. Em meio às novidades, ficam algumas dúvidas sobre distribuição, suporte, qualidade dos produtos e, especialmente, a relação entre as marcas HMD e Nokia.

Bem, os representantes das marcas - ambas da Finlândia - mencionaram algumas informações importantes sobre esses temas.

Em uma entrevista, o diretor de marketing Pekka Rantala disse que "todos os produtos anunciados, Nokia 3310, Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3, estarão disponíveis no segundo trimestre deste ano na Índia. O preço de venda global médio para o Nokia 3310 é de 49 euros". Conforme já havíamos relatado, além de fabricar os modelos na Índia, a empresa terá grande foco no pós-venda na região.

Porem, a Índia não é o único alvo. No dia do lançamento, os aparelhos estarão disponíveis em, pelo menos, 120 mercados, como veremos mais abaixo.

Licenciamento

A HMD Global tem licença para projetar e vender smartphones da marca Nokia globalmente, bem como usar tecnologias desenvolvidas pela Nokia Corporation. O Presidente e CEO da Nokia, Rajeev Suri, disse que trata-se de "uma nova era" da marca.

Agora, estamos celebrando a nova era da marca Nokia, que é a razão de estarmos com a HMD Global.Tenho também que deixar muito claro que não iria licenciar a marca Nokia para qualquer um. É muito importante para nós. Foi escolhido cuidadosamente. Nós olhamos o mercado. Nós olhamos para o Google para ser nosso parceiro de licenciamento de marca.

Tudo de acordo com a publicação oficial da Nokia em seu site, em dezembro de 2016, onde a empresa "confirma que o acordo estratégico que abrange direitos de marca e licenciamento de propriedade intelectual com a HMD Global Oy (HMD), originalmente anunciado em 18 de maio de 2016, entrou em vigor".

Esta publicação afirma que a HMD continuará a comercializar os modelos Nokia "como parte de um portfólio integrado, juntamente com uma nova gama de smartphones e tablets a ser anunciada mais tarde pela HMD". A Nokia receberá pagamentos de royalties da HMD pelas vendas de todos os aparelhos celulares e tablets da marca Nokia, "abrangendo direitos de marca e direitos de propriedade intelectual. A Nokia não é investidora ou acionista da HMD".

Ainda segundo Rajeev durante a MWC, a "Nokia hoje é principalmente uma empresa B2B" ("de empresa para empresa"). Ou seja, ela basicamente realiza seus negócios e gera suas rendas através de negociações com outras companhias. "A maior parte de nossa receita vem de nossas empresas de redes, mas agora, queremos começar a trazer de volta o foco do consumidor ", completa.

Mercado e preços para Nokia 3310

Rantala disse que o preço na Índia e outros países podem flutuar um pouco por causa da tributação e outros fatores de custo associados a cada país.

O Nokia 3310, conhecido por sua robustez - e apelidado de "indestrutível" - foi o telefone mais utilizado globalmente em 2000-05. Estima-se que tenha vendido 126 milhões de unidades no mundo, quando havia apenas alguns países com redes móveis.

Ainda que o novo modelo conte apenas com conectividade para redes GSM, a HMD acredita que há um mercado promissor em regiões como a Índia. Além disso, falou sobre a intenção de manter os preços abaixo das sugestões de distribuidores.

Quando fomos aos nossos distribuidores para a pesquisa de preços, eles mencionaram preços mais altos. Mas queremos vender nossos smartphones a preços que são sustentáveis. Quando se trata da Índia, acredito que há um perfil de consumidor que vai vê-lo (Nokia 3310) como um segundo telefone.

A HMD Global está planejando levar o Nokia 3310 para a Ásia-Pacífico, mas diversos países na região não terão suporte ao dispositivo em suas respectivas redes, já que as operadores estão desativando seus serviços 2G.

Lançamento, disponibilidade e atualizações

Arto Numella declarou durante a apresentação que eles já contam mais de 500 parceiros em mais de 120 países, que estão se preparando para lançar os novos dispositivos Nokia. Quando o lançamento for anunciado, os dispositivos estarão disponíveis globalmente "desde o início".

Isso significa que a HMD lançará o Nokia 3, 5 e 6 ao mesmo tempo em mais de 120 países. Isso é bastante impressionante e não deixa dúvidas das capacidades logísticas da startup, por mais que muitos ainda a considerem uma "empresa pequena".

De acordo com os planos, o lançamento deverá ocorrer em algum dia do segundo trimestre do ano, ou seja, entre 1 de abril e 30 de junho.

Por fim, um assunto que não foi muito mencionado e ficou "no ar", é sobre o sistema operacional. Os três modelos de smartphones vêm com a versão mais recente do Android, o Nougat. O Nokia 6 e o 5 terá instalado o 7.1.1, enquanto o Nokia 3 virá com o 7.0.

A promessa é de que o sistema operacional seja o Android "mais puro" possível, o que permitirá uma boa experiência mesmo em hardware de baixo custo, como no Nokia 3.

Agora a notícia que mais deve ser levada em conta por quem pretende adquirir um desses modelos é que a HMD, em parceria com o Google, promete atualizações de segurança mensais para os modelos e updates mais rápidos durante três anos para novos lançamentos do Android quando estiverem disponíveis. Claro, também estarão inclusos todos os recursos mais recentes, como o Google Assistant. "Nós realmente acreditamos que puro e seguro é o caminho certo", disse Juha Sarvikas.

O Android chegou a um ponto onde a melhor experiência do usuário é alinhar com ele.

Com tudo isso, a HMD espera conseguir atrair os fãs da Nokia com o mesmo entusiasmo, além de conquistar novos usuários famintos pelas novidades do mundo Android a um preço acessível. "Não houve smartphone Nokia no mercado há algum tempo, e ainda é uma das principais preferências. E agora, quando combinamos o Android, finalmente, na Nokia, vai haver uma explosão na demanda", garante Numella.


75

Comentários

Nokia e HMD falam sobre Android puro, licenciamento da marca, disponibilidade, e mais
  • Bom entraremos na discussão, se lembram bem que quando a nokia estava bem "fraca" quase levou tudo por água baixo inclusive parte do sistema de tecnologia de redes, acho que isso é uma jogada provavelmente a HMD é da nokia mas n quer ter vinculo nenhum com a outra parte do setor, de redes, pois caso a parte mobile entre em crise, não comprometeria o nome nem ações e bla bla da outra. ao meu ponto de vista, pois se as marcas tem a mesma sede e a HMD é recente tudo leva a crer a isso ou o contrario.Abç

      • Pois é, nada suspeito uma empresa finlandesa ser criada faltando poucos meses para o fim do acordo de exclusividade entre a Nokia e a Microsoft, e justamente essa empresa contar com uma parceria com a Foxconn que comprou as fábricas da Nokia que estavam com a Microsoft. Mas deixa rolar...

        • Só digo uma coisa, lá em cima (ou embaixo) rola uma treta entre gente grande, digo, formados em administração de empresas que entendem BEM do assunto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            • Segundo os defensores que se julgam superiores aos outros, segundo eles, a HMD por ter ex-funcionários da Nokia, então são Nokia, são produtos da Nokia. Então, querem comprar BMW barato, compre Hyundai, pois a Hyundai contratou alguns ex-funcionários da BMW, e hoje, importantes executivos da BMW estão trabalhando na Hyundai. Se formos achar que por ter ex-funcionário torna um produto isso ou aquilo, então, estamos ferrados. Pois se você comprar uma Jeep Renegade e Compass, então você esta ferrado, pois Jeep pertence à Fiat, e usa várias peças Fiat, então Jeep é Fiat. Seguindo claro a lógica do povo.

                • Quatro vezes o mesmo comentário? Isso é desespero?

                    • É um viúvo de WP. Não se apoquente com isso. Insiste em comentar o assunto de ex-funcionários do povo sem noção, pois é muito mais confortável que rebater as regras e práticas de um licenciamento.

                        • Viúvo do Windows Phone? Uso e estou feliz em usar. Porém ficar falando que só por que tem ex-funcionário da Nokia, torna Nokia legítimo, apenas argumentei, se fosse assim, Nokia não teria licenciado marca e tecnologia, daria de graça, pois ela que estava acima de todos os projetos.

                        • Desespero, apenas mostrando que ex-funcionário não torna um produto ou algo assim...

                        • VEIM PRO BRASIL SUA LINDA

                            • Se manter a simplicidade elegante vai cair no gosto das gerações mais novas rapidamente. Tem que ficar longe de grandes alterações de sistema das demais e principalmente daquela afetação da linha xperia da sony e seu visual neo rebuscado makeup desnecessário.

                                • Pronto, acabou com a Lenovo, se vier com Android puro já era Lenovo

                                    • Tamo junto.

                                        • A HMD não é nada mais que a parte mobile da Nokia. Vocês acham mesmo que uma empresa sem credibilidade nenhuma, criada em 2015 ia conseguir todas essas parcerias e distribuições a nível global??! É obvio que além de ex e funcionários da Nokia, a Nokia corporation tá muito envolvida.

                                            • Galera acha que a Nokia com 32784562387458732 opções no mercado iria escolher uma startup recém-fundada totalmente a exmo pra marcar sua volta ao mercado de dispositivos móveis "usando um sistema de verdade". Realmente, parece um ótimo plano.

                                                • Não iria, ou esqueceu do tal Nokia N1, aquele Tablet que você foi um deles que afirmou que iria ser sucesso, quando a matéria foi postada, e pronto, ninguém ouve falar? KKKKKKKKKK.

                                                    • Nokia N1 foi um projeto completamente diferente, onde aí sim a Nokia cuidava apenas do licenciamento de marca sem qualquer tipo de interferência no desenvolvimento. Outra coisa, ninguém ouve falar pelo simples fato de que ele é vendido em mercados extremamente selecionados, mas não faltou notícia sobre as vendas altas na China.

                                                        • Errado, a Nokia interferiu sim no desenvolvimento do projeto... Interessante o seu argumento, então o N1 não é um Nokia pois foi fabricado pela Foxconn e suas vendas foi um fracasso.

                                                            • Não, o N1 não é um Nokia por seu projeto ser inteiramente da Foxconn (ou você acha que a Nokia iria se sujeitar a lançar uma cópia mais barata do iPad Mini?).

                                                                • Não iria se sujeitar, licenciou a marca, e não se sujeitou? E foi um fracasso, e lembre-se, ele o N1 usava o Launcher da Nokia.

                                                                    • Esse RLS é mais louco do que eu imaginei.

                                                                        • Launcher da Nokia eu posso instalar no meu X Power se eu quiser. Isso vai fazer ele ser um Nokia?

                                                                            • Não irá fazer, assim como ex-funcionários não torna os produtos Nokia...

                                                                                • E o que torna? Só pra saber mesmo, porque muita gente dizia que os Lumias não representavam a verdadeira qualidade da Nokia, por exemplo. Então isso de "é Nokia" fica meio subjetivo se for levar para esse lado.

                                                                                    • Fica mesmo, pois volto a dizer, se formos pensar desta forma, o 950 e 950 XL são Nokia e não Microsoft, já que foram desenvolvidos por ex-funcionários da Nokia e fabricado pro fábricas da Nokia, e usa tecnologia da Nokia, como Pure Views que aliais, nenhum aparelho da HMD não apresentou por enquanto, já que é afirmado na matéria que a HMD também licenciou as tecnologias da Nokia, e nem o uso das lentes Zeiss. Já que o acordo do uso das lentes eram com a Nokia e não com a Microsoft. E amo usar exemplos de carros, pois montadoras vivem pegando funcionários de outras...

                                                                                        • O que invalida o seu argumento é o simples fato da própria Microsoft ter escolhido matar a marca Nokia precocemente e demitir seus funcionários. Não tivesse feito isso poderia muito bem ter continuado a lançar aparelhos "Nokia" sem qualquer questionamento, já que detém as patentes e tinha ainda muitos dos responsáveis por tecnologias da marca.

                                                                        • Sãos os órfãos do WP.

                                                                        • Quero o sucessor do 808

                                                                          • "A HMD Global tem licença para projetar e vender smartphones da marca Nokia globalmente, bem como usar tecnologias desenvolvidas pela Nokia Corporation. "

                                                                            Gostei desta parte, eles compararam a licença para usar o nome Nokia, eles deixaram isso claro, mas, ainda terá gente afirmando ser Nokia... O interessante que o povo argumenta ser Nokia, fico me perguntando, Nokia licenciando a marca Nokia para ela mesma? E a licença é de 10 anos, e ai depois de vencer a licença, eles podem licenciar de novo ou não. Porém eu acredito que quando vencer a licença e caso os aparelhos façam sucesso, é capaz da Nokia não licenciar mais e ela mesma desenvolver os produtos.

                                                                              • Cadê o povo que afirmou que HMD é Nokia, como ele disse, HMD tem licença para projetar e vender Smartphones com a marca Nokia... Resumindo tudo, nunca foi ou será Nokia. Mas como a Nokia não é boba ela ajuda no desenvolvimento, afinal, é a marca dela estampada.

                                                                                • Mais Nokia que isso só se voltar no tempo.

                                                                                    • São funcionarios antigos da nokia wue estão na hmd certo!?

                                                                                      • Relaxa Wallace. É dor de cotovelo dos fãs do moribundo Windows, pq a Nokia agora usa Android. Animado com o Nokia 6.

                                                                                          • Sério isso? Nokia seria Nokia se fossem eles fabricando, eles faturando, eles disitribuindo, eles vendendo, eles cuidando da garantia, do concerto e tudo mais. Nokia apenas irá ganhar uma parcela de % de lucro por aparelho vendido, já que o licenciamento prevê isso e nada mais.

                                                                                              • Uma olhadinha rápida na staff da HMD Global Oy não custa nada.

                                                                                                  • Você se acha o esperto, só por que tem ex-funcionários e ex-executivos da Nokia, torna a HMD Nokia? Então por que a Nokia não foi boazinha e cedeu a marca de graça? Por que a Nokia não foi boazinha e cedeu suas tecnologias de graça? Não é Nokia, não tem ex-funcionários, vou usar de novo exemplos: Hyundai é composta por vários ex-funcionários da BMW, executivos, designer e tudo mais, me responda, Hyundai é BMW também? Já que por ter ex-funcionário se torna algo, então compre um Hyundai e imagina que seja um BMW.

                                                                                                      • Já respondi em outro comentário.

                                                                                                          • Foi é, então os Lumia 950 e 950XL eram Nokia? Já que todo mundo fala Microsoft Lumia, pois, eles foram desenvolvidos pelo ex-funcionários da Nokia e fabricados pelas fábricas da Nokia que ainda pertenciam a Microsoft....kkkkk.

                                                                                                              • Funcionários da Nokia foram demitidos aos lotes assim que o acordo com a Microsoft foi firmado, só na primeira leva já foram quase 20 mil, imagina quando o Lumia 950 estava de fato pronto para chegar ao mercado.

                                                                                                                  • Mas você usou o argumento que, ex-funcionário + fabricas, é Nokia. Então os Lumia 950 foram sim desenvolvidos por ex-funcionários da Nokia, fabricados na fábrica da Nokia, então não é Microsoft, é Nokia, é o argumento que você usa.

                                                                                                                      • Errado. Primeiro porque a Microsoft matou a Nokia para lançar sua própria marca. Segundo porque os funcionários da Nokia foram contra a venda da divisão mobile para a Microsoft. Terceiro porque o desenvolvimento dos Lumias a partir do 535 (onde a marca da Microsoft começou a aparecer) já contava com um time completamente diferente daquele que foi responsável pelos Lumias da Nokia.

                                                                                                          • Numella ?! KKKKKKKKKKK cada nome.. Lembra um certo CEO..

                                                                                                            • Bom, no início todas as empresas prometem uma política de atualização do Android bem significativa, mas vamos com calma e esperar como ela vai funcionar na prática. A empresa quis focar bem na sua relação com o Google e eu acho isso muito bom, pois parece-me que as duas empresas realmente estão alinhadas no processo do suporte do software. Se os seus produtos forem lançados no Brasil concorrerão em algum grau com a linha Moto, então é bom a Lenovo não dormir no ponto.

                                                                                                                • Concordo plenamente com você, Motorola prometeu isso, cumpriu por algum tempo e depois? Pronto, passou a agir como as outras fabricantes.

                                                                                                                  • Com essa política de atualizações por 3 anos, com certeza pode pegar uma boa fatia de mercado, e lançamento simultâneo em 120 países, é Ford, tá deixando algumas "tradicionais" no chinelo, se tiver qualidade e um bom pós venda vale a pena sim pagar um pouco mais pelos aparelhos.
                                                                                                                    Olha aí o g4 sem atualização.

                                                                                                                      • Isso até ganhar visibilidade, depois, não irão cumprir. Lembre-se da Motorola, que no inicio, cumpria tudo, lembra do Moto G3 que foi barado no baile para receber o Android 7, sendo que o aparelho foi lançado no mesmo ano do lançamento do Android 7?

                                                                                                                          • Vc já está julgando

                                                                                                                              • Julgando, não, apenas dei uma opinião do que pode acontecer.

                                                                                                                                  • Vc falou pode, mas é aguardar, para vê, a nokia já sofreu muito, acredito que agora ela tenha visto suas falhas, não creio que ela liberaria seu nome para ser jogado na lama.

                                                                                                                                      • Claro que não, por isso ela participa e fica de olho no desenvolvimento, só acho errado o povo achar que a Nokia voltou, não voltou, apenas a marca Nokia voltou a ser estampada em dispositivos mobile. Porém o povo lá encima, fica afirmando que por ter ex-funcionário, é sim Nokia.

                                                                                                                                  • Aí vc acha que a Nokia seguirá o mesmo caminho? Contudo, quanto ao problema do Moto G3, quem se sentiu lesado, poderia ir em qq quiosque Motorola, e dar seu G3 como entrada para um G4 ou qq outro.

                                                                                                                                      • Nossa, como a Motorola foi bonzinha, ela aceitou o G3 como parte da entrada num G4.... KKKKKKKK. Então todas montadoras de carros são muito superiores, pois aceitam modelos de outras marcas para dar entrada no carros delas, nem precisa ser da mesma marca.

                                                                                                                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas