LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Galaxy A9, Moto Z Play, Xperia X e iPhone SE | Comparativo de câmeras TudoCelular

14 de março de 2017 29

Passou-se uma semana de votações e finalmente temos o resultado do nosso último comparativo de câmeras, que colocou o Galaxy A9 frente ao Moto Z Play, Xperia X e iPhone SE. Foram mais de 3,4 mil votantes, aos quais agradecemos de coração pela participação.

Como sempre, tiramos os dados EXIF de todas as fotos para tornar o comparativo mais justo, de modo que os leitores votassem na imagem que achassem a melhor em cada cenário, sem levar em conta preferência por alguma fabricante ou aparelho.

As fotos foram tiradas todas no modo automático, e todas foram clicadas do mesmo local, sempre tentando repetir ao máximo o mesmo enquadramento. No entanto, algumas diferenças acabam aparecendo por conta das diferentes distâncias focais de cada lente, além do posicionamento desta no aparelho.

Características das câmeras


Galaxy A9

Moto Z Play

Xperia X

Iphone SE

Resolução

16 MP

16 MP

23 MP

12 MP

Abertura

f/1.9

f/2.0

f/2.0

F/2.2

Tamanho do pixel

-

-

-

-

Tamanho do sensor

1/2.8”

-

1/2.3”

1/3”

Distância focal

4 mm

5 mm

4 mm

4 mm

Frontal

8 MP f/1.9

5 MP f/2.2

13 MP f/2.0

1.2 MP f/2.4

Sem mais delongas, eis a ordem dos aparelhos usados em nossos testes:

  • Smartphone 1: Sony Xperia X
  • Smartphone 2: Moto Z Play
  • Smartphone 3: Apple iPhone SE
  • Smartphone 4: Samsung Galaxy A9
72 x 146 x 8.1 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76.4 x 156.4 x 6.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
58.6 x 123.8 x 7.6 mm
4 polegadas - 1136x640 px
80.9 x 161.7 x 7.9 mm
6 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Os leitores, como sempre fazem, tentaram adivinhar as ordens dos aparelhos. Mas, como vocês podem ver, não tiveram muito sucesso, o que comprova que nossos esforços pela imparcialidade do teste valeram a pena.

Antes de partirmos para os resultados individuais de cada cena, vamos relembrar o método utilizado para a criação do ranking individual e final. Em cada uma das galerias abaixo foi levada em conta a posição do aparelho, ou seja, se ele foi o mais votado, segundo mais votado, e assim por diante. Tendo isto em mente, foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Além disso, foram considerados também os votos de redatores e editores do TudoCelular, devendo ser destacado que assim como vocês eles votaram sem conhecimento dos aparelhos. Vamos então aos resultados!

Foto 1

Na primeira imagem, vemos todo o poder que os 23MP podem oferecer ao Xperia X, garantindo uma larga vantagem sobre os concorrentes. O Galaxy A9 conseguiu abocanhar a segunda posição aqui, enquanto Moto Z Play e iPhone SE ficaram empatados na lanterna, inclusive na votação dos leitores.


Foto 2

Na segunda foto, o Moto Z Play conseguiu se aproximar um pouco mais do Xperia X, mas novamente o aparelho da Sony ficou à frente. O A9 foi o menos votado, o que indica que seu zoom digital não é muito indicado.


Foto 3

Mais uma vez o Xperia X venceu, com o Moto Z na segunda colocação e o A9 em terceiro. Já as cores do iPhone SE não parecem ter agradado muito aos leitores e nem aos nossos redatores, deixando o aparelho da Apple na última posição, com apenas 15 pontos.


Foto 4

Dessa vez quem levou foi o Moto Z Play, que somou 22 pontos, apenas um a mais que o Xperia X e o iPhone SE, ambos empatados na segunda colocação com 21 pontos. O Galaxy A9 foi o menos votado, somando 16 pontos.


Foto 5

Mais uma vez o Xperia X ficou com a ponta, somando agora 26 pontos, enquanto o iPhone SE conseguiu a medalha de prata, com 20 pontos. Os outros dois concorrentes ficaram empatados na terceira colocação com 17.


Foto 6

Aqui o Moto Z Play ficou com a dianteira, somando 28 pontos, enquanto o Xperia X volta à sua pior colocação até agora, o segundo lugar, com 23 pontos. O iPhone SE foi o terceiro e o A9, o quarto, com 18 e 11 pontos, respectivamente.


Foto 7

A ordem no sétimo cenário foi Xperia X, iPhone SE, Moto Z Play e Galaxy A9, com 26, 20, 18 e 16 pontos cada. O equilíbrio impressiona, mostrando que, quando se trata de macro, esses quatro aparelhos têm potência bem parecida.


Foto 8

Parece difícil superar a hegemonia no Xperia X nesse comparativo, mas o Moto Z Play até consegue vencer em alguns cenários. No oitavo, a Motorola mostra que está tomando um rumo melhor no quesito câmera, um de seus pontos fracos nos últimos anos. A ordem aqui foi: Moto Z Play (24 pontos), Xperia X (23), iPhone SE (17) e Galaxy A9 (16).


Foto 9

O Xperia X ficou mais uma vez com a liderança, somando agora 26 pontos, um a mais apenas que o Moto Z Play. O iPhone SE ficou com a terceira posição, somando 20 pontos, enquanto o A9 foi o menos escolhido, conquistando apenas 9 pontos.


Foto 10

Com 30 pontos, o Xperia X mais uma vez ocupa a primeira posição, seguido pelo Moto Z Play, com 25 pontos. O A9 ficou na frente do iPhone SE desta vez, somando 15 pontos, contra 10 do aparelho da Apple.


Foto 11

Com pouca luz, o quadro muda um pouco. O Moto Z Play foi o mais votado, e somou um total de 29 pontos, enquanto o iPhone SE foi o segundo, com 19. O A9 ficou com a terceira colocação, somando 18 pontos, e o Xperia X teve seu pior desempenho, com apenas 14 pontos, ficando na última colocação.


Foto 12

O Moto Z Play foi mais uma vez o preferido dos nossos jurados em uma foto com pouca luz. O dispositivo da Motorola somou 25 pontos no 12º cenário, enquanto o Xperia X ficou com a segunda colocação, somando 22, seguido de perto pelo iPhone SE, com 21. Já o Galaxy A9 não agradou tanto, e ficou com 12 pontos.


Foto 13

O Z Play teve seu melhor desempenho no 13º cenário, somando 32 pontos – e abocanhando a liderança nesta imagem. Quem ficou com a segunda colocação foi o iPhone SE, que somou 21 pontos, enquanto o Xperia X ficou com 16 e o A9, o lanterna mais uma vez, somou 11.


Foto 14

Na foto com flash, o Xperia X volta à liderança, com 25 pontos, cinco a mais que o A9, segundo colocado. O iPhone SE ficou na terceira colocação, com 19 pontos, e o Moto Z Play foi o último, com apenas 16 pontos.


Foto 15

O derradeiro cenário, a selfie. A imagem preferida dos jurados foi a do smartphone 2, o Moto Z Play, que somou 27 pontos neste cenário. Já o Xperia X foi a segunda opção, com 25 pontos, seguido pelo iPhone SE (18) e A9 (10).


Potência do flash

Utilizamos um luxímetro para medir a potência da iluminação do flash dos smartphones. Acima, o gráfico mostra as diferenças nos números obtidos por cada aparelho, na unidade de luz por metro quadrado (100x lux). Quanto maior o número, mais potente é o flash.

Como vocês podem ver, o Galaxy A9 superou seus concorrentes nesse quesito, somando mais uns pontinhos em nosso comparativo. O Xperia X, líder em quase todos os cenários, ficou com o último lugar (não vou falar em lanterna porque, bem, o resultado foi bem fraco). No segundo lugar ficou o Moto Z Play, e o iPhone SE foi o terceiro.

  • Galaxy A9: 1.402 (x100 lux)
  • Moto Z Play: 1.214 (x100 lux)
  • iPhone SE: 650 (x100 lux)
  • Xperia X: 225 (x100 lux)
Resultados finais

O Xperia X foi o grande vencedor desse comparativo, ficando com a primeira ou a segunda colocação em praticamente todos os cenários. O smartphone da Sony pecou somente no ambiente com pouca luz, além da pontuação na potência do flash.

Na segunda posição ficou o Moto Z Play, o que mostra que a Motorola está encontrando o caminho para oferecer boas câmeras ao consumidor. A companhia ainda terá trabalho para superar a má fama nesse quesito, mas seu intermediário premium apresentou bons resultados em praticamente todos os cenários.

Já o iPhone SE encerrou na terceira colocação. Isso é mais um indicativo de que o aparelho é um intermediário da Apple, feito para conquistar um público que a Maçã sempre desprezou.

Por fim, os pontinhos a mais por conta da potência do flash não conseguiram salvar o Galaxy A9 da última colocação. É estranho ver um aparelho da Samsung agradar tão pouco no quesito câmera. E, pelo preço, deveria competir com mais igualdade, mas decepcionou um pouco.

Se você quer um aparelho na faixa dos R$ 1.500 a R$ 2.000 e liga bastante para a qualidade de suas fotografias, é melhor optar por um dos outros três aparelhos desse comparativo.

Enfim, eis os resultados finais:

  • Sony Xperia X: 365
  • Motorola Moto Z Play: 340
  • Apple iPhone SE: 277
  • Samsung Galaxy A9: 228
  • O Motorola Moto Z Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone SE 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A9 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

29

Comentários

Resultados: Galaxy A9, Moto Z Play, Xperia X e iPhone SE | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas